Home MegaCast MegaCast # 3.0 – E aquelas franquias?

MegaCast # 3.0 – E aquelas franquias?

539
0
megacast

Depois de duas semanas na moita, e também porque está um calor desgraçado aqui, o MegaCast, no formato de podcast, está de volta. E já são um pouco mais de 30 episódios lançados para vocês ouvirem seja aqui direto no site ou nos principais agregadores de áudio que todos bem conhecem, mas vale a pena lembrar: Spotify, Deezer, Google Podcast, Amazon Music, se puderem, vão lá e se inscrevam!

.

Neste MegaCast, o pessoal astuto da Comunidade Mega Drive discutiu um tema bastante relevante no cenário gamer: a questão das franquias. Sabemos que as empresas desenvolvem jogos com a expectativa de extrair o máximo deles após o lançamento. Se for possível vender até chinelos com eles, é algo fenomenal.

É por isso que, muitas vezes, algumas franquias continuam “vivas” mesmo após 40, 30, 20 e até mesmo 10 anos desde o lançamento do primeiro título. Para muitos fãs, isso é fantástico, mas até que ponto é saudável para o mercado gamer?

Além das sequências de vários jogos, alguns com números elevados, ainda temos aqueles jogos que são usados apenas como um “capítulo” até não poderem mais, como dois exemplos recentes: Final Fantasy VII e Grand Theft Auto V. Literalmente, esses dois títulos passaram por várias gerações sendo relançados, remasterizados ou utilizados como um mundo de fundo para uma variedade de outros títulos.

É claro que as empresas podem e devem explorar as marcas que criam da maneira que acharem melhor, pois isso é essencial para uma empresa saudável. No entanto, até que ponto isso é benéfico para o mercado de fato? Em algum momento, a criação de jogos quase como produtos pré-fabricados pode afastar os consumidores em vez de atraí-los. Quando isso acontecer, talvez seja a hora de o mercado passar por uma reviravolta.

Vamos ver o que acontecerá e, enquanto isso não se concretiza, aproveite mais um MegaCast da Comunidade Mega Drive.

Comentários Facebook