Home Artigos Rieko Kodama, a Dama dos games, faleceu…

Rieko Kodama, a Dama dos games, faleceu…

685
0
Rieko Kodama

Por vezes lemos notícias que não acreditamos. Precisamos verificar se os dados realmente batem, pois existem discrepâncias sobre os fatos que levaram aquela informação ser disseminada. Sem grandes delongas, Rieko Kodama, considerada a Dama dos Jogos Eletrônicos, morreu no Japão.

Rieko KodamaNo Google Brasil está posto que ela morreu no dia 26 de Outubro de 2022. A verdade é que ela morreu no dia 9 de maio de 2022 e só agora foi descoberta a sua morte. Isto acontece porque existe uma gigantesca cultura de privacidade lá no país nipônico e a SEGA, a empresa no qual Rieko trabalhou até sua morte, só confirmou a sua morte após ser descoberto um tributo para Kodama no Sega Mega Drive Mini 2 que será lançado em breve no mundo inteiro.

E esse lançamento nos pregou uma peça e uma descoberta.

A Descoberta

 Quando a descoberta foi feita, o produtor da SEGA Yosuke Oskunari confirmou a sua morte. No seu Twitter ele responde da seguinte forma: “Como vocês podem entender, nós respeitamos ela.”

Então a SEGA do Japão fez uma confirmação mais completa, onde Kodama morrera em maio deste ano (2022), mas a empresa não dera maiores detalhes em respeito a privacidade da família dela.

A empresa japonesa disse: “Nós rezamos que a falecida descanse em paz, e nós oferecemos nossa gratidão por suas enormes contribuições para a SEGA.”

É bem provável que você, caro leitor, não saiba quem fora Rieko Kodama, mas, certamente, de alguma forma ou ouviu falar ou jogou alguns títulos que ela fez.

Rieko foi designer em jogos como:

No Master System:

Alex Kidd in Miracle World
Zillion
Fantasy Zone II
Phantasy Star

Rieko Kodama

No Mega Drive:

Alex Kidd in the Enchanted Castle
Phantasy Star II
Mystic Defender
Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
Sonic the Hedgehog
Sonic the Hedgehog 2

Rieko Kodama

Diretora

Phantasy Star IV, Mega Drive
Magic Knight Rayearth, Sega Saturn

Produtora

Deep Fear, Sega Saturn
Skies of Arcadia, Dreamcast
7th Dragon, Nintendo DS
Sega AGES, Nintendo Switch

Discreta

Ela sempre fora considerada uma das grandes personalidades pioneiras na indústria de jogos eletrônicos, mas, apesar desta fama no Japão, Rieko Kodama era conhecida por ser avessa aos holofotes ao ponto que quando recebera um prêmio sobre Pionerismo no Game Developers Choice Awards, a mesma dera completo crédito por tudo que fez para o seu time que trabalhava com ela.

“Eu não sei se é por causa da cultura corporativa da SEGA, ou algo do tipo, mas eu nunca me senti em desvantagem em ser uma mulher. Eu venho trabalhando em vários coisas relacionadas a jogos eletrônicos por mais de 30 anos agora, e desde que eu vim a trabalhar para SEGA nunca fui tratada de alguma forma diferente por não ser homem.”, disse Kodama numa entrevista

Rieko Kodama
Alis Landale, de Phantasy Star

Numa outra entrevista, ela disse que não achava estranho em ver mulheres jogando videogames, dizendo que garotas muitas vezes se veem atraídas para o estilo de RPG. Um dos seus trabalhos mais notáveis, Phantasy Star, se destacou dos demais porque o primeiro título é um dos poucos jogos onde o protagonista é mulher.

“Como uma mulher que sou, quando eu faço jogos, eu tento não criar jogos com fantasias masculinas, de pessoas que precisam ser salvas. Eu gosto de fazer personagens femininas que pessoas de ambos os sexos podem se relacionar. Mas agora podemos ver cada vez mais personagens femininas fortes com jogos direcionados ao público feminino.”, falara Rieko Kodama.

Grandes Destaques

Como mostrado acima, ela trabalhou em vários títulos da SEGA, além de ter recebido honrarias sem fim em outros tantos títulos da empresa. Acredito que os três grandes jogos de destaque que ela trabalhou merecem o seu devido respeito.

Phantasy Star é um dos poucos jogos dos anos de 1980, e, na verdade, até nos anos de 1990, onde temos uma personagem feminina como principal destaque. O jogo em si é uma obra de arte para com os 8-bit, com uma história que mistura ficção científica com fantasia com maestria. 

O título em questão recebera uma versão para o Master System, Mega Drive, um remake para o PS2 e um remaster no SEGA AGES para o Switch.

Os outros jogos que podemos colocar em destaque é o Phantasy Star IV, o último título da franquia no que tangencia a mitologia de Algol e um dos melhores do seu gênero para os 16-bit. 

O título seguinte também foi um outro jogo dirigido por ela e que apesar não ser bem conhecido no Brasil como título de videogame, o mesmo se destaca por aquilo que ele foi baseado, o anime e mangá, Guerreiras Mágicas de Rayearth, considerado por muitos como um dos melhores RPGs para o Sega Saturn, ele foi o último jogo oficial lançado para o Saturn nos EUA.

Claro que existem muitos outros títulos que Rieko Kodama trabalhou, mas coloco em destaque estes três RPGs porque, para mim, eles me marcaram muito.

Rieko Kodama deixa aí um legado de 35 anos na indústria dos jogos eletrônicos. Ela pode não ser tão famosa como o Shigeru Miyamoto, Hideo Kojima, Sid Meier, John Romero ou Ken Levine, mas certamente foi uma das grandes influenciadoras nesse meio, celebrada por muitos em vida.

Adeus Rieko e obrigado pelos ótimos jogos que você envolveu e nos trouxe nesses 35 anos.

Fonte oficial: IGN

Comentários Facebook