Home Artigos Saúde e BGS

Saúde e BGS

97
0
saude

A nossa saúde.

.

Foram meses de planejamento. Estávamos saindo de uma pandemia e eu, assim como muitos outros brasileiros por aí, certamente, estava louco para poder espairecer, de poder viajar para um outro estado e tirar a mente daquele mormaço maldito que foi a Pandemia do Corona Vírus, o desgraçado Covid-19.

Mas mesmo com todo o planejamento possível, existe algo que pode atrapalhar isso facilmente, que é a nossa saúde. E foi por conta dela que eu não pude ir para a BGS 2022.

Por mais que tentemos nos cuidar, fazer exames, de procurar estar de acordo com o próprio corpo, nem sempre as melhores práticas – e no meu caso, as mínimas – me impediram de ter um repeteco de um episódio que eu tive em julho de 2021, que foi cálculo renal.

E o que diabos é cálculo renal. De acordo com o pai dos burros:

Calculose renal, conhecida vulgarmente por pedra no rim, é a presença no trato urinário de um cálculo formado a partir de sais minerais presentes na urina. Os cálculos renais formam-se no rim e são geralmente expelidos do corpo na urina. Os cálculos de pequena dimensão podem passar pelo trato urinário sem causar sintomas. No entanto, quando um cálculo cresce mais do que 5 mm pode causar o bloqueio da uretra, provocando dor intensa na parte inferior e posterior do abdómen. A presença de um cálculo pode também causar sangue na urina, vómitos ou dor ao urinar. Cerca de metade das pessoas com episódios de calculose renal apresenta um novo episódio no prazo de dez anos.

No caso eu tive um belo azar de ter um novo episódio em pouco mais de um ano, mas desta vez foi bem mais grave, pois as pedras também foram parar na bexiga e tive de ficar usando uma sonda peniana. Pense num negócio para ser incomodo e doer para caramba.

Enfim, quando algo do tipo atrapalha os seus planos e deixa a sua saúde comprometida, o jeito é parar tudo e fazer o possível para o mesmo não se repetir, da maneira que for.

Sempre que possível, se estiver se sentindo estranho ou algo desagradável, vá a um médico. Eu não tinha ido e, por isso, só fui descobrir essa segunda leva de pedras nos rins tarde demais.

Eu só fiquei extremamente chateado por não poder ir na BGS 2022, mas, certamente, 2023 poderei ir ou, assim espero.

Fiz até um vídeo sobre essa questão.

Comentários Facebook