Home MegaCast MegaCast Revival # 0.3 – Meu Videogame é melhor que o seu!

MegaCast Revival # 0.3 – Meu Videogame é melhor que o seu!

445
0
megacast

Uma coisa é certa, tanto quanto na vida se paga impostos e todo mundo vai morrer, é que sempre haverá a discussão que o “meu videogame é melhor que o seu”. E que melhor exemplo que temos são as discussões de hoje entre Sonystas e Caixistas nas atuais marcas PlayStation e XBoX respectivamente. E é sobre isso que iremos falar no MegaCast de hoje, mas antes, uma breve explicação sobre.

.

Mas este tipo de discussão não é de agora, nem de um passado recente, de coisa de 10 anos, mas sim, desde os tempos lá no Master System vs NES e, até mesmo, antes disso. Pois comparar e dizer que o meu é melhor que o seu não se restringe tão unicamente a videogames, mas sim, a qualquer coisa comprada por pessoa A se comparando com pessoa B.

Isto está no amago, na índole, na alma do ser humano e se a pessoa gastou dinheiro com algo – mesmo que ruim -, ela tentará convencer a maior quantidade de pessoas possível para também comprarem a mesma coisa e quem não o fez, é burro, imbecil, retardado, quer saber, você não sabe o que está falando, tu é um hater! Como diria alguém que não assisti o MegaCast.

Nestas horas vemos que na hora de consumir não existe real consciência do que está consumindo e as pessoas acabam “incorporando” aquela marca como se fossem elas. E isto é um caso muito sério e que requer bastante atenção as pessoas ao redor deste individuo e de muitos outros que existem por aí.

Isto é chamado de identificação de marca e tribalismo de produtos. Esses comportamentos estão ligados à identidade pessoal e social das pessoas. A identificação de marca ocorre quando indivíduos desenvolvem uma conexão emocional com uma marca específica. Isso vai além do simples ato de compra e envolve a incorporação dos valores, símbolos e significados associados a essa marca na própria identidade do consumidor. As pessoas tendem a se identificar fortemente com uma marca e defender sua superioridade em relação às outras.

Esse comportamento está profundamente enraizado na psicologia social, onde a identidade grupal desempenha um papel importante. As pessoas buscam pertencer a grupos e se identificar com algo que as faça sentir parte de uma comunidade. No contexto dos videogames, isso se manifesta na defesa apaixonada de uma marca em detrimento da outra.

Isso está ligado à necessidade de validação das próprias escolhas e à busca por reforçar a decisão de compra, mesmo que essa escolha possa não ser a melhor para todos. Em resumo, a psicologia por trás desse comportamento está relacionada à identidade pessoal, social e à necessidade de pertencimento a grupos, manifestando-se através da identificação com marcas e produtos específicos e na defesa apaixonada das escolhas individuais, muitas vezes desconsiderando a visão alheia.

E é com essa questão pautada que lançamos esse Megacast velho de guerra hoje. Assista aqui pelo site ou por qualquer serviço de streaming de audio como Google Podcast, Spotify, Amazon Music ou Deezer, com todos os links abaixo.

Comentários Facebook