Home Artigos Você é físico ou é digital?

Você é físico ou é digital?

174
0
físico

Ser físico ou ser digital, eis a questão.

Se eu fizesse essa pergunta 10 anos atrás, acredito que grande parte das pessoas iriam responder que tem em suas mãos mais jogos físicos do que digitais. No começo da oitava geração, as empresas ainda estavam vendo como investir na área digital.

Nestes anos todos que se passaram, muita coisa mudou. O acesso a internet em alta velocidade aumentou sensivelmente para muitos usuários no mundo inteiro. Sony, Microsoft começam a investir cada vez mais pesado nas suas redes e, principalmente, nos seus preços colocando-os em preços bem competitivos e temos, ainda, o Steam e o Epic.

Por anos o Steam vem demonstrando que é possível ter um mercado digital que chame a atenção e que cative os seus usuários. Nas suas promoções, que antes aconteciam apenas duas vezes ao ano, agora eu já perdi a conta de quantas ocorrem, os preços de muitos títulos caem de forma assustadora, chamando a atenção dos usuários da plataforma e, por vezes, trazendo outros novos ao perceberam o valor agregado do serviço.

Aí veio a Epic, com a sua campanha bem agressiva para adentrar nos corações dos gamers de PC. Toda quinta-feira dando jogos grátis e na promoção de fim de ano, coloca 15 dias dando grátis 15 jogos.

E nem vou falar do GoG, Uplay e tantos outros serviços digitais disponibilizados por aí, pois a minha intenção é mostrar a força que as empresas estão fazendo para colocar a mídia digital cada vez mais presente no cotidiano gamer.

Claro que, ainda assim, os consoles ainda recebem suas cópias físicas, seja o PS4 / PS5, XBoX One / XBoX Series e o Nintendo Switch, mas, até quando, isto vai durar? O Series S é um console sem entrada para CD e a Sony também lançou um PS5 sem leitor de mídia física, mostrando cada vez mais que a aposta foi feita e as empresas estão indo para o caminho irreversível da mídia digital.

Ainda tem uma vantagem enorme em ser físico nesse meio de inundação digital. Quando você tem o jogo em meio físico, quando o console é descontinuado, ainda poderá usufruir do mesmo. Isso seria bem verdade, acredito eu, até o PS3 e o 360. Na geração seguinte, ter o meio físico era apenas a porta de entrada para baixar o jogo digitalmente em um dos servidores da PSN ou Live.

E se estes servidores morrerem quando essas plataformas ficarem de fato muito antigas para serem apoiadas pelas empresas que as criaram? Estamos nos tornando cada vez mais dependentes das empresas e não estamos percebendo.

Mas e você? Ainda está cultivando a coleção com mídias físicas ou já está em consonância com o mercado e acumulando mídias digitais? 

PS: O Autor usa Steam desde 2006, assim como demais serviços digitais, e já perdeu a conta de jogos que tem no acumulo digital.

Comentários Facebook