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Skull & Bones será um título AAAA? Ubisoft, você bebeu?

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Skull & Bones

Eu tive de ler em três sites (MSN, Tecmundo e SportBuzz)  diferentes para ter a certeza que não estava ficando louco. O CEO da Ubisoft declarou que Skull & Bones, o futuro jogo sobre piratas da empresa que está em BETA aberto, será um título AAAA, quadruplo A!

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Yves Guillemot, o CEO da empresa, falou sobre Skull & Bones em uma reunião de acionistas e disse o seguinte: “Você verá que Skull and Bones é um jogo robusto. É um game muito grande e sentimos que as pessoas verão quão vasto e completo ele é. Então é realmente um AAA verdadeiro, um jogo AAAA que vai entregar a longo prazo”, afirmou Guillemot.

Uma coisa é você chegar numa dessas reuniões e afirmar que os seus jogos offline são títulos fora do comum, por isso receberam um montante bem generoso de aporte financeiro e que, assim, algo deve ser entregue aos jogadores que justifique o preço cobrado.

Skull & Bones
Imagem: Ubisoft

Outra é partir para o puro delírio em dizer que um JOGO ONLINE merece ser pago pelo seu valor total! Um título de videogame onde, se o servidor trava ou morre, você não joga. Um programa criado para ser usado quando tem internet disponível, exigindo a jogabilidade do mesmo se o usuário estiver com problemas de conexão.

Sinceramente, não sei o que se passa na cabeça dessas empresas que, agora, querem empurrar jogos como serviços, como se fossem títulos completos. Estes que precisam estar conectados o tempo todo para poderem ser jogados.

Uma coisa é você criar um jogo, como o Cities Skylines ou The Sims, onde o jogo base tem pouco conteúdo e você se vê obrigado a comprar DLCs para ter o título completo. Outra coisa é afirmar que um jogo online pode ser cobrado pelo valor total. Isso é um completo disparate.

Porque, além do jogo em si, certamente teremos “temporadas” e itens que precisarão ser comprados; caso contrário, aqueles que tiverem o título em modo “vanilla” progredirão de forma mais lenta e letárgica em comparação àqueles que comprarão tudo o que estiver disponível.

Ao acessar o site da Ubisoft, vi que o Skull & Bones está sendo vendido em duas versões: a Standard por R$ 249,99 e a Premium por R$ 379,99. A diferença entre os dois é insignificante para cobrar ainda mais por um jogo online.

Skull & Bones

3 dias de acesso antecipado, Pacote Extra Premium (que se resume a skins), 2 missões adicionais (que o usuário padrão não terá???), Livro de arte e trilha sonora digital (que você pode adquirir em qualquer lugar do planeta Terra e de graça), Token do Passe (o famoso Season Pass que deve durar, sei lá, uma temporada), Bônus de reserva (outro pacote de skins).

Estão seriamente cobrando R$ 130,00 a mais por essas bobagens? Na verdade, estão cobrando R$ 250 por um jogo online que será encerrado em 3 anos? A Electronic Arts abriu a escola, e empresas como Ubisoft, Square Enix, Capcom, Sony e Microsoft estão seguindo ao pé da letra.

E sabe quem se lasca no final de tudo? Sim, eu, você e todo mundo que gosta de jogos eletrônicos! Não consigo ver, em nenhum momento, como Skull & Bones pode ser um jogo AAAA, muito menos um jogo AAA, quando se trata de um simples jogo online.

É até inútil dizer aqui: “A melhor forma de combater esses preços absurdos é não comprando.” Porque, quando sai aquele jogo da sua franquia favorita, a maioria é a primeira a estar na fila da pré-venda física ou digital e já está tirando foto da pré-compra e enviando para o Instagram, Facebook ou WhatsApp.

Skull & Bones
Algumas empresas carniceiras, outras não… mas até quando?

Enquanto tivermos pessoas assim, que representam a maioria dos jogadores/consumidores, pode ter certeza de que pessoas como o CEO da Ubisoft continuarão acreditando nas palavras que proferem para os acionistas. Essa ideia de um jogo AAAA para um título online é uma piada pronta.

Claro que fica a frase do compra quem quer. Se não, evite e nem fale do jogo. Mas o lasca, acima de tudo, é a passividade do público gamer perante da escalada de preços, seja lá fora – onde Microsoft e Sony pensam em diminuir a produção dos seus consoles só porque não venderam bem no natal (seria culpa de quem além delas mesmas pelos preços que não baixam a 3 anos?), seja aqui no Brasil, não nos esqueçamos que os jogos lançamentos são vendidos de grandes publicadoras entre R$ 250 a 450 reais e o XBoX Series S teve um aumento súbito e escandaloso de preço no final de 2023.

Enquanto se não se faz nada, as empresas vão pisar e rolar em cima do consumidor, como a Sony sugere que os jogos poderão chegar a valer 100 dólares em 2027

SENTA QUE LÁ VEM A PATADA na cara do consumidor!

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