Home MegaCast MegaCast Revival # 0.4 – AHHHH, Trilha Sonora

MegaCast Revival # 0.4 – AHHHH, Trilha Sonora

591
0
Trilhas Sonoras

É inegável que jogos sem uma trilha sonora decente, seja ela uma música de abertura ou aquela reproduzida nos menus, já começam com pontos negativos devido à falta de consideração dos desenvolvedores nesse aspecto.

.

A trilha sonora, e consequentemente os efeitos sonoros, são elementos essenciais na grande maioria dos jogos eletrônicos. É por meio dela que um jogador pode ser imerso no universo proposto pela empresa criadora do jogo. Estou me referindo especialmente aos jogos que dependem de um clima específico para estimular nossa vontade de jogar.

Não vou pretender ser um gênio erudito e afirmar que as trilhas sonoras começaram a aparecer em tal jogo X, mas lembro-me de que alguns títulos do Atari 2600 já apresentavam algo que se tornaria essencial.

O que sei é que no NES, Master System, Game Boy e Game Gear, praticamente todos os jogos tinham suas trilhas sonoras. Nessa época, tivemos composições memoráveis que ficarão conosco para sempre, como as da franquia Megaman, DuckTales, Super Mario Bros., TMNT, Alex Kidd, Castlevania, Contra, Double Dragon, Ninja Gaiden, Shinobi, Pokémon, entre tantos outros. Essas músicas foram criadas dentro das limitações dos sistemas da época.

Poderíamos explorar os jogos de 16-bit, mas não vou entrar em detalhes, pois cada um tem suas preferências de memória. Contudo, sabemos como o Mega Drive, PC-Engine, NeoGeo e Super Nintendo lidavam muito bem (ou mal) com seus sons.

Ao passar para a era dos 32-bit, o chiptune, em sua maioria, deu lugar ao som de CD. Isso não foi completamente ruim, mas as trilhas sonoras tornaram-se menos marcantes, menos memoráveis do que aquelas que ouvíamos nos sistemas de 8 e 16-bit.

Enfim, chega de conversa fiada. Que tal ouvir o MegaCast desta sexta-feira? Não pude lançar nada na segunda-feira porque estava enfrentando problemas no site e, por conseguinte, tive que resolver isto o quanto antes. Aparentemente agora está ok.

Comentários Facebook