Home Artigos Dark Castle, aquele jogo ruim pra car$%#…

Dark Castle, aquele jogo ruim pra car$%#…

515
0

O Mega Drive tem um pouco mais de 850 jogos (o número aumenta todo ano no Wikipedia) e, claro, como qualquer sistema, vai ter uma pá de títulos ruins. Um destes títulos, onde todo mundo concorda que é ruim, é o que vai fazer parte deste artigo em questão. Se você não conhece, não procure o Dark Castle.

.

Dark Castle é um jogo de plataforma de 1986 para Macintosh que foi originalmente publicado pela Silicon Beach Software. O jogo original foi projetado e animado por Mark Pierce e programado por Jonathan Gay, com design sonoro por Eric Zocher. Em Dark Castle, um jovem herói chamado Duncan tenta chegar até o malvado Cavaleiro Negro, desviando-se de objetos e resolvendo ocasionalmente quebra-cabeças.

Uma sequência, Beyond Dark Castle, foi lançada em 1987. Uma segunda sequência, Return to Dark Castle, foi lançada pela Super Happy Fun Fun, Inc. e disponibilizada na Mac App Store em 14 de março de 2008.

Portes para outras plataformas também foram publicados pela Three-Sixty Pacific. A Electronic Arts publicou o jogo para Mega Drive.

Mas porque ele é ruim?

Imagem: Bad Game Hall of Fame

Enquanto as versões originais do Dark Castle para computador doméstico controlavam o personagem do jogador usando mouse. Nas versões para consoles domésticos (Mega Drive, MSX), ao invés disso, giravam seu braço com um pressionar de botão, resultando em um esquema de controle exaustivo e terrivelmente impreciso, o que torna o jogo praticamente impossível de jogar.

Devido a isso, o jogo adquiriu uma reputação moderna como um dos piores títulos desenvolvidos para o Mega Drive – algo que desde então se tornou fortemente associado à identidade moderna do jogo.

Somente quem jogou o port do Mega Drive, seja ele no console mesmo ou via emulação, sabe o completo desprazer de tentar seguir em frente em Dark Castle.

Dark Castle
Saddam gostava de videogame.

Além disso, os gráficos do jogo estavam abaixo do esperado para um jogo já de 1991, sendo que a versão do Atari ST são bem mais trabalhados.

Mas se fosse somente os gráficos e controle ruim os principais problemas de Dark Castle, a parte sonora deixa completamente a desejar no título. Literalmente temos o trio parada dura ajudando a destruir a reputação de um jogo que é considerado um título bacana para os PC’s!

Para se ter uma ideia

A maioria das versões não-computador de Dark Castle foi duramente criticada após o lançamento, e o port para o Mega Drive não foi exceção. Tendo sido originalmente projetado para gráficos monocromáticos de alta resolução e controles de mouse, o jogo agora roda com uma resolução de tela menor e utiliza controles mais lentos, pelo direcional.

Quando o Angry Video Game Nerd analisou o jogo para seu especial de Halloween de 2012, ele disse que era ‘o pior jogo do Sega Genesis que já joguei’.

Literalmente a condição de que este título foi lançado para o Mega Drive é algo desesperador. Ninguém na SEGA ou na Electronic Arts testou o jogo? Ninguém chegou a ligar um Sega Genesis, colocar a fita e passar cinco minutos com ela para ver o quão intragável é ele?

E os próprios desenvolvedores? Os responsáveis pelo port do título original, será que não tinha alguém lá para sentar o rabo na cadeira e testar a PROM?

Sabem porque eu digo isso – e eu questiono completamente a questão a seguir? É porque a caralha deste jogo recebeu um Sega Genesis Seal of Quality! 

Dark Castle
A pachorra da SEGA em dar um selo de qualidade para essa bagaça

O Selo de Qualidade da Sega, anteriormente conhecido como Selo de Qualidade da Sega Genesis, era um ícone colocado nas embalagens de todos os videogames que tinham a aprovação oficial da Sega para serem jogados em um sistema de console da Sega. Assim como era o caso do Selo de Qualidade da Nintendo, a intenção por trás do ‘selo’ era evitar os erros que levaram ao Crash dos Video Games de 1983, garantindo que os jogos fossem compatíveis com o sistema de console da Sega e censurando conteúdos que a Sega considerava inapropriados para sua imagem.

O Selo de Qualidade da Sega era um ícone que a Sega colocava em seus próprios jogos de vídeo, juntamente com certos jogos de vídeo publicados por um desenvolvedor de software de terceiros. Assim como era o caso do Selo de Qualidade da Nintendo, o selo da Sega aparecia na caixa e na divulgação de um jogo de vídeo como meio de informar ao consumidor que a Sega havia revisado o jogo antes de seu lançamento para garantir que fosse totalmente compatível com seu sistema de console doméstico pretendido e que atendesse a um certo padrão de qualidade da Sega (em termos de gráficos, som, desafio e possíveis conteúdos ofensivos). No entanto, o Selo de Qualidade da Sega era muito diferente do Selo de Qualidade da Nintendo.

Dark Castle

A Sega nunca exigiu que um desenvolvedor de software de terceiros obtivesse o Selo de Qualidade oficial da Sega como uma condição prévia para a publicação, embora a maioria dos desenvolvedores optasse por fazê-lo. Além disso, um jogo poderia receber o selo mesmo se contivesse certos temas que seu grande concorrente, a Nintendo, teria proibido: sangue, vilãs vestidas de forma provocante e violência gráfica.

Literalmente colocando aqui a questão da palavra qualidade para o saco, pois jogos como Dark Castle receber o título só por ser compatível com o sistema da SEGA é de lascar o samba.

Deveriam trocar as palavras de Selo de Qualidade para Selo de porcarias.

Mas, acima disto tudo, ainda temos no Brasil a pachorra da SuperGame ter dado uma nota alta para Dark Castle. 

Dark Castle
SuperGame nº 16

Acredito firmemente que a Tectoy investiu pesado para que o jogo fosse publicado, já que a empresa brasileira lançou oficialmente essa coisa horrível aqui no Brasil.

Dark Castle para o Mega Drive e o CD-i é simplesmente intragável, péssimo, horrível, ridículo, ruim, maldito, estragado. Jamais deveria ter saído dos computadores daqueles que portaram os jogos para os consoles de mesa ou qualquer outro dispositivo que não pudesse usar o mouse como controle.

Qualquer um que, por acaso, tenha sido enganado por alguma revista de videogame no Brasil ou no exterior e comprado Dark Castle, deve ter se arrependido amargamente até hoje.

A reputação deste jogo como um dos piores já lançados para o Mega Drive tem uma justificação enorme, mesmo que as pessoas que emitam essa opinião não tenham jogado.

Se você duvida disso, jogue o título e se arrependa profundamente, mas depois não venha dizer que eu não avisei para ficar longe dessa bomba nuclear.

Sério, muito sério mesmo, fique longe dessa bomba. Se alguém te der de presente este jogo, mande a pessoa ir TNC, se F#%&, ir para a c@s@ do c&%$#, porque isto não é amigo, é um inimigo real que precisa ser expurgado.

Não há absolutamente nada que redima este jogo, literalmente é o fundo do poço para o Mega Drive, e se tivesse saído para o Super Nintendo teria sido tão ruim quanto.

Nojo.

Fontes: Sega Retro, Wikipedia

Comentários Facebook