Home Especial 30 anos, consoles que valem a pena serem lembrados!

30 anos, consoles que valem a pena serem lembrados!

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E vamos para a penúltima parte do especial que fizemos sobre os consoles que valem a pena serem lembrados. No texto abaixo teremos resumos sobre os consoles que completaram 30 anos agora em 2023.

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Se preparem para viajar agora no tempo, com alguns consoles que você, assim como eu, nunca viu na vida. Pensamos que muitos deles foram lançados dia desses, mas já são 30 anos de existência.


SEGA PICO

30 anos

O Sega Pico, também conhecido como Kids Computer Pico,é um console de videogame educacional produzido pela Sega Toys. O Pico foi lançado em junho de 1993, há 30 anos, no Japão e em novembro de 1994 na América do Norte e na Europa, chegando posteriormente à China em 2002.

Comercializado como “edutainment” (educação + entretenimento), o foco principal do Pico eram os videogames educacionais para crianças entre 3 e 7 anos de idade. Os lançamentos para o Pico eram voltados para a educação infantil e incluíam títulos com personagens animados licenciados, incluindo a própria série Sonic the Hedgehog da Sega.

Embora o Pico tenha sido vendido continuamente no Japão até o lançamento do Beena, na América do Norte e na Europa, o Pico teve menos sucesso e foi descontinuado no início de 1998, sendo posteriormente relançado pela Majesco Entertainment. No geral, a Sega afirma vendas de 3,4 milhões de consoles Pico e 11,2 milhões de cartuchos de jogos, além de mais de 350.000 consoles Beena e 800.000 cartuchos. Ele foi sucedido pelo Advanced Pico Beena, lançado no Japão em 2005.

Com base no mesmo hardware usado no Sega Genesis, a forma física do Pico foi projetada para parecer semelhante a um laptop. Incluído no Pico está uma caneta stylus chamada “Magic Pen” e um bloco para desenhar. O controle dos jogos para o sistema é realizado usando a Magic Pen como um mouse ou pressionando os botões direcionais no console. O Pico não possui tela e, em vez disso, deve ser conectado a um monitor por meio da saída de vídeo composto. Tocar a caneta no bloco permite desenhar ou mover/animar um personagem na tela.

Os cartuchos para o sistema eram chamados de “Storyware” e tinham a forma de livros ilustrados com um slot para o cartucho na parte inferior. O Pico altera a exibição na televisão e o conjunto de tarefas para o jogador realizar cada vez que uma página é virada. Som, incluindo vozes e música, também acompanhava cada página. Os jogos para o Pico se concentravam na educação, incluindo disciplinas como música, contagem, soletração, leitura, correspondência e coloração. Os títulos incluíam personagens animados licenciados de várias franquias, como The Lion King da Disney: Adventures at Pride Rock e A Year at Pooh Corner. A Sega também lançou títulos com seu mascote, Sonic the Hedgehog, incluindo Sonic Gameworld e Tails and the Music Maker.

De acordo com o ex-chefe de pesquisa e desenvolvimento de hardware de consoles da Sega, Hideki Sato, o desenvolvimento do Sega Pico foi possível devido ao trabalho anterior da empresa nos cartuchos My Card desenvolvidos para o SG-1000, bem como em tablets de desenho. A tecnologia do sensor usada no bloco veio do desenvolvimento do jogo de arcade de 1987, World Derby, enquanto sua CPU e chip gráfico vieram do Genesis. O Pico não inclui o coprocessador Zilog Z80 de 8 bits do Genesis e o chip sintetizador de frequência modulada Yamaha YM2612, mas mantém o gerador de som programável Texas Instruments SN76489 integrado ao chip gráfico do console, juntamente com a adição de um chip ADPCM NEC μPD7759, que veio dos sistemas de placas de arcade da Sega, como o System 16B e o System C2.


LaserActive

30 anos

O LaserActive (レーザーアクティブ, RēzāAkutibu) é um dispositivo convergente e um console de videogame de quarta geração capaz de reproduzir LaserDiscs, Compact Discs, jogos de console e discos de karaokê LD-G. Foi lançado pela Pioneer Corporation em 1993, há 30 anos. Além dos jogos do LaserActive, módulos adicionais vendidos separadamente (chamados “PACs” pela Pioneer) aceitam cartuchos ROM do Mega Drive/Genesis e do PC Engine/TurboGrafx-16, assim como CD-ROMs.

A Pioneer lançou o modelo LaserActive CLD-A100 no Japão em 20 de agosto de 1993, por um custo de ¥89.800, e nos Estados Unidos em 13 de setembro de 1993, por um custo de $970. Uma versão com a marca NEC do reprodutor LaserActive conhecida como LD-ROM² System, ou modelo PCE-LD1, foi lançada em dezembro de 1993, com o mesmo preço do sistema original e também aceitava os módulos PAC da Pioneer. O LaserActive não possui bloqueio regional, permitindo que software de qualquer região seja reproduzido em qualquer sistema.

Módulos PAC

Aqui estão os modelos japoneses seguidos pelos números de modelo na América do Norte:

Mega LD PAC (PAC-S1 / PAC-S10) A Pioneer Electronics (EUA) e a Sega Enterprises lançaram este módulo que permite aos usuários reproduzir discos Mega LD de 8 e 12 polegadas do LaserActive, além de discos padrão do Sega CD e cartuchos do Genesis, bem como discos CD+G. Foi o complemento mais popular adquirido pela maioria dos proprietários do LaserActive, custando aproximadamente US $600. Ele vem com uma versão com a marca LaserActive do controle de seis botões da Sega (CPD-S1).

LD-ROM² PAC (PAC-N1 / PAC-N10) A Pioneer Electronics (EUA) e a NEC Home Electronics lançaram este módulo que permite aos usuários reproduzir discos LD-ROM² de 8 e 12 polegadas do LaserActive, bem como discos CD-ROM² e Super CD-ROM², HuCards e discos CD+G. A versão japonesa do PAC também pode executar discos Arcade CD-ROM² por meio do uso de um Arcade Card Duo. O preço de varejo era de US $600. Ele vinha com uma versão com a marca LaserActive do Turbo Pad da NEC (CPD-N1/CPD-N10). Uma versão com a marca NEC do LD-ROM² PAC conhecida como PC Engine PAC (modelo PCE-LP1) também foi lançada. Devido à impopularidade do TurboGrafx-16 na América do Norte, muito poucas unidades PAC-N10 foram produzidas, resultando em sua escassez em comparação com seu equivalente da Sega.

Karaoke PAC (PAC-K1 / PAC-K10) Este PAC permite que o CLD-A100 use todos os títulos de LaserKaraoke NTSC. O painel frontal possui duas entradas de microfone com controles de volume separados, bem como controle de tom. O preço de varejo era de US $350.


Mega Duck

O Mega Duck WG-108 (também conhecido como Cougar Boy) é um console de videogame portátil desenvolvido e fabricado pela Welback Holdings, sediada em Hong Kong, por meio de sua divisão Timlex International, lançado em 1993, há 30 anos.

Ele foi comercializado sob várias marcas diferentes em todo o mundo, incluindo Creatronic e Videojet, e a carcaça do console vinha em plástico branco ou preto. Foi vendido por cerca de 129 florins nos Países Baixos e por um preço semelhante na França e na Alemanha.

Na América do Sul (principalmente no Brasil), a versão da Creatronic fabricada na China foi distribuída pela Cougar USA, também conhecida como “Cougar Electronic Organization”, e vendida como “Cougar Boy”. A Cougar USA não lançou o Cougar Boy em seu país de origem.

Os cartuchos são muito semelhantes aos do Watara Supervision, mas um pouco mais estreitos, com menos contatos (36 pinos, enquanto os cartuchos do Supervision têm 40). Conceitualmente, a eletrônica dentro do Supervision e do Mega Duck também é muito semelhante. A posição dos controles de volume, controles de contraste, botões e conectores é virtualmente idêntica. No entanto, o LCD do Supervision é maior do que o do Mega Duck.

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O Cougar Boy vinha com um cartucho de quatro em um e um fone de ouvido estéreo.

Com um joystick externo (não incluído), dois jogadores podiam jogar um contra o outro simultaneamente.

Uma variante na forma de um laptop educacional para crianças foi lançada na Alemanha pela Hartung como o Mega Duck Super Junior Computer, e no Brasil como Super QuiQue.[citação necessária] Um acessório extra chamado Mega Duck Printer também foi lançado para esta variante.


FM Towns Marty

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O FM Towns Marty é um console de videogame de quinta geração lançado em 1993, há 30 anos, pela Fujitsu, exclusivamente para o mercado japonês. Frequentemente é afirmado ser o primeiro sistema de videogame doméstico baseado em CD de 32 bits, embora tenha um barramento de dados de 16 bits, assim como o anterior Commodore CDTV e Sega CD, ambos com processadores Motorola 68000 internamente semelhantes a 16/32 bits, mas com um barramento de dados de 16 bits. O console vinha completo com uma unidade de CD-ROM embutida e uma unidade de disco. Era baseado no sistema de computador FM Towns anterior lançado pela Fujitsu em 1989. O Marty era compatível com jogos mais antigos do FM Towns.

Em 1994, um pouco menos de 30 anos, uma nova versão do console chamada FM Towns Marty 2 (エフエムタウンズマーティー2, Efu Emu Taunzu Mātī Tsū) foi lançada. Apresentava uma carcaça cinza mais escura e um novo preço mais baixo (¥66.000 ou US$670), mas caso contrário, era idêntico ao primeiro Marty. É amplamente acreditado que o FM Towns Marty 2 apresentaria melhorias semelhantes ao FM Towns 2, que tinha um CPU mais rápido do que o primeiro, mas este não foi o caso.[4] Também foi especulado que o Marty 2 apresentava um CPU Intel 486, mas isso também foi descoberto ser falso.

Há também o FM Towns Car Marty (エフエムタウンズカーマーティー, Efu Emu Taunzu Kā Mātī) para instalação em automóveis. Ele incluía um sistema de navegação embutido com orientação de áudio e vídeo, e também podia ser removido do carro e usado em casa. Um Cartão IC opcional para o FM Towns Car Marty permitia seu uso com o VICS, e posteriormente foi vendido com um monitor de vídeo.


Amiga CD32

O Amiga CD32 (estilizado como Amiga CD32, codinome “Spellbound”) é um console de videogame de 32 bits desenvolvido pela Commodore e lançado na Europa, Austrália, Canadá e Brasil. Foi anunciado pela primeira vez no Science Museum em Londres em 16 de julho de 1993, há 30 anos, e lançado em setembro do mesmo ano.

O CD32 faz parte da família de computadores Amiga e outros hardwares. Seu meio de armazenamento é o CD-ROM. É baseado no conjunto de chips Advanced Graphics Architecture da Commodore e tem especificações semelhantes ao computador pessoal Amiga 1200. Usando dispositivos de terceiros, é possível atualizar o CD32 com teclado, unidade de disquete, disco rígido, RAM e mouse, transformando-o no equivalente a um Amiga 1200. Um módulo de descompressão de hardware MPEG reproduz Video CD.

No período de Natal após o lançamento, o CD32 representou 38% de todas as vendas de drives de CD-ROM no Reino Unido, superando as vendas do Mega-CD; no entanto, foi descontinuado quando a Commodore faliu.

A Commodore demonstrou o CD32 na feira World of Commodore Amiga em setembro de 1993, prometendo vender o console em algumas cidades até o Natal, com distribuição mais ampla em janeiro de 1994 por US$399 (equivalente a $808.29 em 2022). A revista Computer Gaming World relatou em novembro de 1993, há 30 anos, que “uma quantidade significativa de software estará disponível imediatamente” para o console, com base no Amiga 1200.

A revista afirmou em janeiro de 1994, um pouco menos de 30 anos, que “apesar dos esforços anteriores da Commodore para disfarçar o fato, o Amiga é uma ótima plataforma de jogos”, mas questionou se a empresa conseguiria comercializar com sucesso o console nos EUA; “O fiasco do CDTV certamente não é tranquilizador. Haverá desenvolvedores suficientes nos EUA para tornar o investimento válido?”

O CD32 foi lançado no Canadá e na Austrália e estava planejado para ser lançado nos Estados Unidos. A Commodore afirmou que o console seria lançado nos Estados Unidos no final de fevereiro ou início de março de 1994, ao preço de $399 com dois jogos incluídos, Pinball Fantasies e Sleepwalker, e seis jogos de lançamento vendidos separadamente.

No entanto, um prazo foi estabelecido para a Commodore pagar 10 milhões de dólares em royalties de patentes à Cad Track (Patente dos EUA 4.197.590) pelo uso de sua patente XOR. Um juiz federal ordenou uma liminar contra a Commodore impedindo-a de importar qualquer coisa para os Estados Unidos. A Commodore havia acumulado estoque do CD32 em sua instalação de fabricação nas Filipinas para o lançamento nos Estados Unidos, mas, incapaz de vender os consoles, eles permaneceram nas Filipinas até que as dívidas fossem pagas aos proprietários da instalação.

A Commodore declarou falência pouco depois, e o CD32 nunca foi oficialmente vendido nos Estados Unidos. No entanto, modelos importados atravessaram a fronteira do Canadá, e muitas lojas nos Estados Unidos (principalmente lojas de vendas por correio) importaram unidades para venda doméstica. Durante os longos procedimentos de falência, a Commodore UK também forneceu alguns componentes de hardware e software para o mercado americano, incluindo a produção do Módulo de Vídeo MPEG, que não foi lançado oficialmente pela Commodore International.

Fontes: SEGA Pico, LaserActive, Mega Duck, FM Towns Marty, Amiga CD32.

Qual destes consoles de 30 anos de idade você conhecia?

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