Home Especial A luta para preservar jogos antigos!

A luta para preservar jogos antigos!

159
0
preservar

Artigo original do The Verge. Emular e preservar jogos de vídeo é um trabalho complicado – e importante. As equipes do Vergecast e Polygon investigam o que é necessário para manter os jogos antigos vivos e por que isso é importante.

.

Quando perguntei a Frank Cifaldi, fundador e diretor da Video Game History Foundation, para explicar a importância de preservar e manter jogos antigos de vídeo, ele respondeu com uma analogia de filmes. Imagine, ele disse, “se os filmes fossem lançados apenas em, digamos, VHS, para sempre. Você quer assistir De Volta para o Futuro? Tudo bem, você teria que ir ao eBay e encontrar uma cópia antiga em VHS que está um pouco degradada pelo uso. Você teria que encontrar um videocassete que funcione, uma TV na qual ele se conecte – ou escaladores externos que o deixem correto na sua TV moderna – e talvez precisasse de um corretor de base de tempo porque o sinal de fluxo magnético está fora de sincronia.”

Para muitos jogos, este é o estado da indústria. Na maioria das vezes, décadas de jogos agora existem apenas em sua forma original: em um disco ou cartucho que vai para um console que ninguém mais possui. Muitos desses jogos serão difíceis de serem encontrados novamente para os jogadores – e se não fizermos nada para salvá-los, eles podem desaparecer por completo.

Neste episódio do The Vergecast, o segundo de nossa série de três partes sobre o futuro dos jogos, mais uma vez nos juntamos aos nossos amigos da Polygon para explorar o incrível esforço em andamento para garantir que você possa jogar todos os seus jogos favoritos do Atari, SNES, Sega Genesis e Game Boy muito tempo depois que esses consoles deixarem de funcionar. Isso envolve grupos como a Video Game History Foundation e Digital Eclipse, que não apenas estão restaurando jogos, mas estão ajudando as pessoas a compreender o contexto e a cultura em torno desses jogos.

O áudio abaixo está em inglês.

Também envolve um grande número de engenheiros e desenvolvedores trabalhando para emular antigos consoles em software ou até mesmo construir dispositivos como o MiSTer, que podem ressuscitar e preservar praticamente qualquer sistema de jogos. Todos estão ajudando a garantir que os jogos estejam disponíveis e jogáveis de diversas maneiras possíveis. E existem até sistemas oficiais, como o Nintendo Switch Online, que oferecem uma coleção de títulos icônicos de consoles antigos no mais novo dispositivo da empresa (embora nem sempre tenham a melhor aparência).

Para todo esse esforço, praticamente todos nesse espaço concordam que há uma maneira mais importante de garantir que a história dos jogos não desapareça: as leis precisam mudar. Jonathan Loiterman, um advogado do Foundation Law Group que trabalha há anos com questões legais de jogos, aponta para um conjunto específico de regulamentações, o Código de Regulamentações Federais 37 CFR Parte 201. Este documento lista exceções a algumas das leis de direitos autorais agressivas que dificultam para qualquer pessoa copiar e distribuir coisas como jogos de vídeo – e Loiterman diz que este documento é reavaliado a cada três anos. Loiterman e outros acreditam que já passou da hora das bibliotecas poderem emprestar cópias digitais de jogos e consoles, da mesma forma que emprestam ebooks.

Não há uma solução óbvia para tudo isso. Os desenvolvedores devem ser compensados pelo seu trabalho, em vez de verem tudo disponibilizado em um subreddit cheio de ROMs. Mas esses desenvolvedores devem ter o poder de remover qualquer jogo que desejarem permanentemente da circulação? Se não, quem é o melhor guardião desses jogos? Devemos confiar em bibliotecas e museus, ou há potencialmente um grande negócio aqui, um “Spotify para Jogos Antigos”? Quando falamos de emulação e preservação, estamos falando de salvar jogos como artefatos históricos ou oferecer novas maneiras para as pessoas jogarem? São coisas diferentes?

Uma coisa é certa: os jogos de vídeo devem perdurar além de seus cartuchos ou consoles. Garantir que isso aconteça vai exigir toda a indústria de jogos e mais um pouco. Preservar se faz necessário.

Fonte: The Verge

Comentários Facebook