Home Artigos Mega Drive, 35 anos de existência

Mega Drive, 35 anos de existência

313
0
Mega Drive

Hoje, 29 de outubro de 2023, o nosso megão, também conhecido como Mega Drive, Sega Genesis, Super Gam*Boy ou Super Aladdin Boy, está completando 35 anos de existência.

E esta foi bem vivida, com o lançamento de mais de 850 títulos oficiais e muitos outros não oficiais nos últimos 20 anos. O console de 16 bits da SEGA é, sem dúvida, um dos mais memoráveis de todos os tempos.

.

Para muitos, o Mega Drive foi o console de sua infância; para outros, era o segundo ou terceiro estágio de suas vidas como gamers, depois de passarem pela geração do Atari e pelo NES / Master System. Eles puderam acompanhar o avanço gráfico, sonoro e de jogabilidade que o console de 16 bits trouxe ao mundo.

Não posso falar pelo resto do mundo, mas com base no que acompanhei aqui no Brasil, o Mega Drive teve um trabalho de marketing impressionante por parte da Tectoy e muitas vezes competiu diretamente com o Super Nintendo, seja nas grandes lojas da época, como a Mesbla, seja nas locadoras e nas páginas das revistas especializadas.

Mega Encontro

O Mega Drive chegou oficialmente às praias brasileiras no final dos anos 90, mas muitas pessoas, assim como eu, tiveram o privilégio de conhecer e jogar no sistema ainda em 1989 ou ao longo de 1990.

No meu caso, tive acesso ao Mega Drive graças a um primo meu que possuía a versão japonesa transcodificada do console, o que me permitiu ficar boquiaberto com jogos como Altered Beast, Super Thunder Blade, Golden Axe e Forgotten World.

Mega Drive
Altered Beast no Mega Drive

Todos esses jogos já haviam sido lançados nos fliperamas há algum tempo, mas naquela época eu tinha apenas 7 anos e, é claro, só ia aos fliperamas dos shoppings. Lembro-me muito bem de que nunca vi nenhum desses jogos no local que eu costumava frequentar.

Então, nas férias de junho e dezembro de 1990, eu praticamente morei na casa desse meu primo – da mesma forma que eu já havia feito outras vezes quando ele adquiriu um Phantom System – e foi algo fantástico. No ano de 1991, após jogar títulos como Ghostbusters, Moonwalker, Super Monaco GP, E-Swat, Phelios, Strider e Shadow Dancer, tive o prazer indescritível de jogar Sonic, o primeiro jogo do ouriço.

Ele era diferente de tudo que eu havia experimentado, seja no Atari 2600, no Top Game VG 9000 e, até mesmo, no Mega Drive. Sonic foi uma verdadeira explosão de velocidade, cores e sons, e eu, criança na época, fiquei maravilhado com aquilo. Na minha cabeça, o único jogo que se aproximava dele era o Super Mario Bros. 3.

Batida arrasadora

Acredito que outro momento em que o Mega Drive me fez ficar empolgado foi com Streets of Rage. Nesse caso, meu primo tinha conseguido uma versão japonesa pirata. A caixa era simplesmente incrível, com os três personagens principais na frente e o nome Bare Knuckle estilizado.

Bare Knuckle, também conhecido como Streets of Rage.

Mas o que realmente me impressionou no jogo não foi a jogabilidade, a trilha sonora das fases – que são excelentes – ou o fator replay (um jogador escolhendo sim e outro não, sem entender japonês). Foi, na verdade, a abertura.

Com letras japonesas subindo na tela, contando alguma história que só fui entender anos depois com a ajuda de um emulador e um dicionário, e uma música que está gravada na minha memória até hoje. Se alguém me perguntasse qual a música que me lembra o Mega Drive, a introdução de Streets of Rage e a Green Hill Zone de Sonic viriam logo à mente.

Os anos se passam

Eu poderia continuar contando várias histórias aqui. Como achei incrível a criação de um jogo em que você controla um golfinho. O momento em que suei frio para finalizar Kid Chameleon no interior do Ceará, onde a energia falta várias vezes na semana. Ou até mesmo quando meu Mega Drive foi parar na África. No entanto, o foco deste artigo não é sobre minha experiência pessoal, mas sim o console de 16 bits da SEGA.

Já existem muitos sites que falam e escrevem sobre o Mega Drive, então o que eu poderia trazer de novo? Talvez discutir que o sistema é o ‘Neo Geo dos menos afortunados’? Isso já foi abordado. Ou talvez mencionar como o 32X foi um verdadeiro fracasso e um erro estratégico da SEGA do Japão? E o Sega Neptune, o console que nunca foi lançado?

mega drive
32x, fracasso? Sim ou claro?

É verdade, está difícil trazer novidades sobre o Sega Genesis, mas acredito que o que importa é o esforço em destacar que o console de 16 bits da SEGA está comemorando 35 anos de existência.

Nesses 35 anos, 880 jogos foram lançados oficialmente para o sistema… mas, espera aí, outro dia eram apenas 847. Como isso aumentou para 880? A Wikipedia tá foda.

Bora tentar algumas curiosidades? Vocês sabiam que Minnesota Fats: Pool Legend, é, na verdade, Side Pocket 2? Tetris chegou a ser lançado para o Mega Drive, onde a SEGA planejava uma versão para o Sega Genesis e acabou desistindo por conta de tetra jurídica?

Sabiam que por um longo período tanto o Mega Drive quanto o Master System foram comercializados oficialmente pela Tectoy, com a autorização da SEGA, mesmo quando ambos os sistemas já haviam sido descontinuados no restante do mundo?

Sabiam que a SEGA fez uma parceria com a Aiwa e lançou no Japão um minisystem que possuía um slot para cartucho e ainda lia CDs do Mega CD?

E sabiam que a IBM fez uma parceria com a SEGA e lançou um computador que tinha um Mega Drive embutido? Esse sistema ficou conhecido como TeraDrive e foi comercializado apenas no Japão.

Mega Drive
Você conhece o TeraDrive?

Sim, é bastante desafiador apresentar algo inédito sobre o Mega Drive, considerando que, com apenas um clique, é possível acessar todas as informações sobre qualquer sistema.

O mais importante é estar aqui, falando sobre o Mega Drive e demonstrando que este console ainda está vivo. Ele continua recebendo diversos jogos criativos, ports de títulos de outros sistemas e, acima de tudo, proporcionando diversão para todos aqueles que apreciam os videogames.

Uma das coisas boas dos dias de hoje que é possível aproveitar o Mega Drive mais do que nunca! Seja com o console original, usando os cartuchos piratas ou originais ou, melhor ainda, com o Everdrive, seja usando os muitos modelos piratas que permitem o uso de SD e, claro, os emuladores, o Sega Genesis está ao alcance de todos!

O Mega Drive está aí, com 35 anos e eu, Daniel Gomes, juntamente com a Comunidade Mega Drive, deixa aqui os parabéns por todo esse tempo de existência.

Comentários Facebook