Home Especial Streets of Rage 4 finalmente chegou!

Streets of Rage 4 finalmente chegou!

449
0
Streets of Rage 4

E, finalmente, Streets of Rage 4 chegou. Um título que estava sendo aguardado por grande parte dos fãs de uma das franquias mais conhecidas da SEGA – do lado de Golden Axe, Shinobi e Sonic -, sendo que não foi feito por ela, mas por empresa francesa chamada Dotemu, juntamente com a Lizardcube e a Guard Crush Games.

Devido ao sucesso que Wonder Boy: The Dragon’s Trap, lançado em 2017 sendo um remake do jogo Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, a Dotemu juntamente com a Lizardcube resolveu se aproximar da SEGA, dar um beijo no cangote e pedir autorização para criar uma sequência da franquia Streets of Rage. A produção do jogo começou em 2018 e o jogo foi anunciado em agosto do mesmo ano e aí as especulações começaram.

 

Sendo co-desenvolvido pela Guard Crush Games, a Dotemu e a Lizardcube usaram uma versão modificada da engine de Streets of Fury. A trilha sonora foi criada primordialmente por Olivier Deriviere, mas outros compositores foram chamados para fazer parte do balaio, entre eles os consagrados Yuzo Koshiro (Streets of Rage, Actraiser), Motohiro Kawashima (Streets of Rage 3, Zork I: The Great Underground Empire), Yoko Shimomura (Super Mario RPG, Parasite Eve), Keiji Yamagishi (Ninja Gaiden, Bad News Baseball), Harumi Fujita (Strider, Chip ‘n Dale: Rescue Rangers) e outros dois que eu desconheço completamente, Das Mortal e Groundislava. Pelo menos na área retro a gente está bem servido.

Quando Streets of Rage 4 foi mostrado – com os diversos trailers com o passar do tempo – eu não me senti compelido de tê-lo na minha estante virtual, pois eu esperava uma continuação com gráficos pixel art e, por conta disso, tive um certo desdém para com o jogo desde o seu começo. Neste ínterim também havia sido mostrado o Battletoads e vendo a jogabilidade deste eu fiquei imaginando o quão ruim poderia ser o de Streets of Rage 4. Esperar um jogo com expectativa baixa é a chave para não se decepcionar depois.

Veio os trailers. Quicar na parede? huuuuummm. Cherry Hunter???? Vão deixar o Adam de fora DE NOVO? Jax?? Cês tão de sacanagem né? E nada de uma data exata de lançamento. Estava extremamente cético para com o jogo em questão, principalmente por tudo que havia sido mostrado, o mesmo não atingira o meu coração de fã da franquia – levando em consideração que eu gosto da mesma, mas não necessariamente que eu sei tudo sobre ela (a.k.a, ainda acho o SoR 3 com a pior trilha sonora da franquia). Faltava muito para me convencer.

Tudo é uma questão de gosto, é, para tanto, que existem aí os mais diversos jogos de n estilos para agradar públicos bem diferenciados. Não é porque eu não gostei até então do que foi mostrado ali, que você, você ou você deveria deixar de gostar ou ficar na expectativa. Estou apenas expondo a minha opinião e é para isto que serve a internet na minha opinião, principalmente quando se tem jogo por aí como Streets of Rage 4 que muito retrogamer iria dar a sua opinião ou até furar fila de embargo para ser o primeiro a mostrar o jogo.

Streets of Rage 4
Esses gráficos ainda não me convenceram, mas dá para jogar de boa.

Pois bem, passou 2018, passou quase até o fim de 2019 e aí veio a surpresa para mim. APRESENTARAM ADAM HUNTER. Finalmente, estava mais do que na hora e, por fim, o desbloqueio dos personagens retro para se jogar e então tive a minha atenção finalmente voltada para Streets of Rage 4. Sim, sempre preferi jogos em pixel art porque, ué, é gosto! O título por si só não seria tão estimulante para mim se só pudesse jogar com os personagens nos traços atuais, essa possibilidade de se jogar com os outros personagens de Streets of Rage 1, 2 e 3, me fez querer apostar no jogo. E uma data foi posta. Dia 30 de Abril de 2020, mas sem nenhum preço.

E veio então a expectativa de pegar o jogo, onde eu fiquei sabendo pela XO19 – um evento da Microsoft – que o jogo estaria no Gamepass no primeiro dia, mas percebi isso porque ao mostrar os diversos títulos que viriam a aparecer no Mendigopass numa tela com vários outros, lá estava Streets of Rage 4. OLHOS DE ÁGUIA. E com a data prenunciada então era só esperar o serviço liberar.

Streets of Rage 4
Olha ele ali, bem escondidinho!

Chegando no dia, foi dito que na Austrália já havia sido liberado, troquei a região do meu XBoX One – e ele já fica na língua inglesa -, procurei o jogo no serviço Gamepass, baixei na noite do dia 29 e experimentei um pouco. O título parecia estar dentro do esperado, mas com algo diferente e que, na minha opinião, precisam melhorar, que é o hitbox, este precisa ser melhorado com certa urgência e a quebra injusta de combo do jogador para com os inimigos que não flui da mesma forma como no Streets of Rage 2 e 3, mas isso poderá ser melhorado via Patch.

Entre os seus altos e baixos, a experiência para com o Streets of Rage 4 comigo tem sido mais positiva do que negativa, principalmente porque para destravar os outros personagens precisa-se ganhar pontos. A jogatina online PENA ser apenas com 2 players enquanto que local pode ser até com 4 players, mas eu espero sinceramente que façam um 4 players online para tornar o jogo ainda mais divertido.

No dia 30 de Abril, eu e vários amigos da Comunidade Mega Drive, aproveitamos e fizemos lives para três canais diferentes ao mesmo tempo. Foi uma diversão sem fim e que o tempo médio de jogatina foi de um pouco mais de 3 horas, pelo menos no meu canal.

Apesar do jogo ser limitado ao modo 2 players online, poder jogar com um amigo e conversando com ele. Receber e dar porrada, ficar puto porque pegou a maçã sem querer, foi uma verdadeira volta no tempo!

Streets of Rage 4 está com um bom nível de dificuldade no Hard, se tornando bem complicado no Mania – como já acontecia com o Street of Rage 2. A sua trilha sonora tá bem, bem, vou deixar o Alex falar um pouco no review dele e eu colocarei os meus excertos sobre os gráficos, trilha sonora e jogabilidade em geral no texto dele. Ainda assim, apesar dos pesares, o jogo ainda tem muito o que me convencer, mas algo de fato já aconteceu, ele tá bem melhor que o Battletoads que eu joguei na BGS 2019, MUITO MELHOR.

Streets of Rage 4
Er, bem… nah!

Ouvindo as músicas posso dizer que está bem mediano, muitas deles sem ter a cara de um Streets of Rage, outras que até parecem. Ficou um resultado misto, mas que foi uma escolha do compositor. Nem vou falar da história que é mais legal saber dela jogando, mas tudo tem a ver com música. Enfim, vamos lá pessoal da Dotemu, melhoram mais esse jogo e nos tragam, em sequência Kid Chameleon, Ristar, Golden Axe e peguem da EA Road Rash!

O retorno da franquia Streets of Rage 4 está disponível para XBoX One, Playstation 4, Switch e PC (Microsoft Store, Steam, GoG e outros serviços. Para quem compra na Microsoft Store ou tem Gamepass PC pode fazer crossplay com quem tem o jogo no XBoX One. Os outros sistemas não tem crossplay).

Comentários Facebook