Home PC Enshrouded | PC

Enshrouded | PC

895
0
Enshrouded

Fãs de jogos de sobrevivência estão passando por um bom momento. Palworld tem dominado as paradas do Steam, mas há outro concorrente que está apresentando números respeitáveis: Enshrouded.

.

O título de sobrevivência, atualmente disponível em Acesso Antecipado para PC e programado para lançamento no PlayStation 5 e Xbox Series X/S, essencialmente, apresenta uma versão ampliada de Valheim, o sucessor independente de Minecraft. No lado positivo, Enshrouded oferece versões expandidas de sistemas divertidos encontrados em muitos pilares do gênero, como mapa, exploração, movimento e árvores de habilidades.

No entanto, muitos elementos principais sofrem de escolhas questionáveis de design e problemas típicos do Acesso Antecipado do Steam, como caminhos de criação desbalanceados e dificuldades para encaixar nossas construções juntas.

Uma boa surpresa

Enshrouded foi uma outra surpresa recente. Foi lançado em 24 de janeiro, apenas cinco dias após o sucesso estrondoso de Palworld, e também alcançou seus primeiros sucessos bastante rapidamente: apenas quatro dias após o lançamento, mais de 1 milhão de pessoas o jogaram. E o pico online para o mesmo período de tempo excedeu 160 mil jogadores. O conceito principal de Enshrouded é que os jogadores são chamados de Flameborn, sobreviventes explorando o continente destruído de Embervale.

Enshrouded também permite que dezesseis jogadores enfrentem os perigos do continente juntos, seja em um servidor privado ou em um servidor dedicado alugado. No entanto, se desejar, você pode completar o jogo sozinho, embora, em minha experiência, seja muito mais agradável e divertido na companhia de amigos.

Uma mistura de Zelda, Minecraft e outros jogos

Quando você instala o título na sua máquina e sai do local onde o seu personagem se encontra, a primeira coisa que vem a mente é o menu e o crafting mode do Minecraft e uma jogatina pegando alguns elementos de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Imagem: Keen Games

Não que isto seja ruim, muito pelo contrário. Minecraft é um dos melhores jogos de mundo aberto – e criado proceduralmente – já feito e que, ainda hoje, diverte milhares de pessoas ao redor do mundo. O Breath of the Wild recriou a jogabilidade do mundo de Zelda, trazendo desafios interessantes num mundo semi-aberto.

A junção destes dois jogos não poderia ser mais do que perfeita e foi encontrada em Enshouded, mas, claro, como um jogo em Early Access ainda tem muita coisa que precisa ser melhorada, como o combate.

Viajando em Embervale

Mas antes de ir ao combate, você precisa sair da sua tumba e quando o faz você tem uma bela visão do terreno que você estará explorando nas próximas horas, e é aqui que a magia de Enshrouded começou a envolver. Os ambientes parecem fantásticos, e as vistas são maravilhosamente detalhadas. É um momento raro em que o pensamento de “oh, posso ir lá”, algo bem parecido com o Breath of the Wild, porque de fato, em qualquer lugar que você veja, você pode visitar.

Enshrouded
Imagem: Keen Games

Para chegar às planícies, no entanto, você precisa se familiarizar com o mecanismo do Shroud. Certas áreas do mapa são cobertas pelo Shroud, e enquanto você estiver Enshrouded, um limite de tempo é imposto a você. Você não pode viajar rápido ou construir enquanto estiver Enshrouded, então você precisa derrotar a fonte ou sair do raio primeiro. A atmosfera sobrenatural das áreas Shrouded também é extremamente bem feita — memórias de explorar Zangarmarsh nos velhos tempos do World of Warcraft surgiram.

Vamos construir

Se você acompanhou o progresso de desenvolvimento mesmo que um pouco e leu os diários da equipe, você já ouviu a palavra “voxels” mais de uma vez. O mundo é construído com base em um modelo de voxel. Ou algo assim. O que isso significa? Tudo é muito simples. Essa modificação de objetos permite que grande parte do ambiente seja moldada. Precisa passar por uma parede? Você pode fazer um corredor com uma picareta bem resistente. Precisa subir um penhasco? Corte uma escada e suba. A montanha está bloqueando a subida – você pega uma picareta e abre caminho.

O sistema de criação e construção apresenta algumas melhorias possíveis. A falta de recursos de qualidade de vida, como a capacidade de retirar recursos de contêineres próximos, é decepcionante. Além disso, algumas peculiaridades, como a exigência de contagem de peças de construção de dois dígitos, podem ser confusas. Simplificar o processo, como usando duas pedras para criar uma peça de parede, poderia ser mais intuitivo.

Imagem: Keen Games

Como todos os jogos de sobrevivência, você deve coletar recursos para construir uma base, que você pode então preencher com mesas de criação que permitirão que você atualize seu equipamento. Então, você pega esse equipamento atualizado e caça materiais mais fortes para atualizar ainda mais sua base e equipamento, e assim por diante. A progressão é um pouco difícil como jogador solo, já que você está caçando e coletando todos os recursos sozinho, mas como equipe, posso imaginar que isso corra muito mais suavemente.

E as batalhas?

As mecânicas de combate no jogo também não apresentam profundidade e variedade. Se falarmos de combate corpo a corpo, você balança sua arma como um mata-moscas, de um lado para o outro, às vezes usando suas habilidades. O mais estranho é que, ao correr, voar e realizar todas as outras atividades, você gasta energia, mas ao lutar, pode facilmente desferir 1000 golpes e nem suar. Também é possível optar por desenvolver um mago ou um arqueiro e, acredite em mim, isso vai poupar muita saúde e nervos.

Imagem: Keen Games

Além disso, um ponto interessante é que o personagem não pode golpear enquanto está parado. Ele constantemente avança a cada golpe, mesmo que você não peça. Ao mesmo tempo, ele pode cortar madeira ou minerar minério sem se mover, sem nenhum comando. Então, se você jogar e cair várias vezes do enorme penhasco em que estava escalando nos últimos 10 minutos, não se surpreenda.

Por fim

Este é um título que possui um enorme potencial se a empresa continuar a melhorar, como vem fazendo nos últimos meses. A possibilidade de jogar solo ou em multiplayer é algo que se encaixa muito bem, especialmente devido ao vasto mundo que temos que enfrentar.

Vamos ver como o jogo ficará no final quando for realmente lançado. Atualmente, ele está disponível no Steam. Infelizmente, meu PC não é forte o suficiente para capturar adequadamente o jogo.

A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para a criação deste review.

Comentários Facebook