Home Especial Phantasy Star IV, 30 anos de existência!

Phantasy Star IV, 30 anos de existência!

805
0
phantasy star iv

O texto abaixo sobre o Phantasy Star IV foi feito por Leandro Lantin, um dos administradores da Comunidade Mega Drive neste grupo e membro de longa data da CMD.

.

Trata-se de um jogo de RPG lançado para o Mega Drive em 17 de dezembro de 1993, o quarto e último jogo da série clássica que teve início com o primeiro jogo no Master System, seguido por mais três títulos no Mega Drive.

Estamos em Arrakis ou Motavia?

A história se passa novamente no sistema solar Algol, mil anos após os eventos de Phantasy Star II, quando a ameaça retorna para perturbar o equilíbrio do sistema. Chaz Ashley e seus amigos descobrem que são os escolhidos para deter a força maligna, agora mais forte do que nunca. Para isso, viajam entre os planetas e satélites artificiais do sistema.

O sistema de macros e as cenas de batalha são interessantes, permitindo combinar as técnicas dos personagens para criar outras mais poderosas. Existem missões paralelas opcionais que são bastante agradáveis, além de várias referências aos jogos anteriores, incluindo uma cidade inteira que presta homenagem a Alis Landale, do primeiro jogo, e seu gato Myau.

Personagens de Phantasy Star IV

O jogo é relativamente extenso, tanto em termos de conteúdo quanto no tamanho em Mbits. Há rumores de que deveria ter sido lançado para o Sega CD, incluindo os clássicos labirintos 3D do primeiro jogo, mas essa ideia foi abandonada em um estágio intermediário do desenvolvimento.

Foi lançado em cartucho com bateria interna e conta com três slots de save para que o jogador possa descansar e continuar a aventura posteriormente.

As músicas são verdadeiras obras de arte, cativando o jogador com uma característica pulsante que combina perfeitamente com a ambientação dos cenários.

A história de Phantasy Star não é das mais leves.

Os gráficos são muito bem feitos e todas as cutscenes apresentam figuras em quadrinhos, enriquecendo a narrativa. Os diálogos acrescentam profundidade aos personagens, evidenciando suas características físicas e personalidades.

É verdadeiramente uma obra de arte e um título obrigatório para quem aprecia RPGs. Você já teve a oportunidade de jogar este game? Compartilhe sua experiência nesta aventura estelar inesquecível para o nosso querido Mega Drive.


O que é a série Phantasy Star?

A saga de Phantasy Star começa com “Phantasy Star”, lançado em 1987 para o Sega Master System. Este jogo acompanha Alis Landale em sua jornada para vingar a morte de seu irmão e salvar o sistema solar Algol do tirano rei Lassic. Ela é acompanhada por Myau, um gato voador, Odin, um guerreiro, e Noah, um mago. O jogo se destaca por sua narrativa envolvente, gráficos avançados e um sistema de batalha em primeira pessoa.

A turma do primeiro Phantasy Star

Em 1989, surge “Phantasy Star II” para o Sega Mega Drive/Genesis, situado mil anos após o primeiro jogo. A história segue Rolf e sua equipe em uma missão para descobrir e deter uma ameaça biológica que está devastando o planeta. Este título introduz um sistema de batalha mais complexo, uma trama mais sombria e personagens emocionalmente profundos, como Nei e Rudo.

“Phantasy Star III: Generations of Doom”, lançado em 1990 para o Mega Drive/Genesis, é singular em sua abordagem. Ao longo do jogo, várias gerações de uma família real enfrentam diferentes desafios, permitindo que os jogadores mudem de personagens e percebam as consequências de suas escolhas nas gerações futuras.

Dois personagens do Phantasy Star III

Finalmente, em 1993, chega “Phantasy Star IV: The End of the Millennium” para o Mega Drive/Genesis, retomando mil anos após os eventos de Phantasy Star II. Este jogo traz uma nova ameaça ao sistema Algol, com Chaz Ashley, Alys Brangwin e outros personagens se unindo para enfrentar uma força maligna que retorna. Introduz melhorias no sistema de batalha, como combinações de habilidades, e aprofunda o enredo, conectando-se aos jogos anteriores da série.

Os jogos da franquia Phantasy Star compartilham elementos comuns, como o sistema solar de Algol, referências a certos personagens ao longo da história e eventos que têm repercussões nos jogos seguintes. Essa continuidade cria um universo coeso, permitindo que os fãs identifiquem padrões e referências ao longo da série.

Comentários Facebook