Home Process Blasted Run ‘n Gun, Explosões até dizer chega!

Run ‘n Gun, Explosões até dizer chega!

347
0
Run 'n Gun

Run ‘n Gun, um termo mais técnico para os jogos estilo Contra que eram extremamente populares nos 8, 16 e até mesmo nos 32-bits, mas que caíram no esquecimento com a chegada da Geração Dreamcast e companhia, o que é uma pena.

 

Eu não sei vocês, caros leitores da Comunidade Mega Drive, mas este estilo de jogo é um dos que eu mais adoro. Ah, quantas e quantas vezes eu fiquei puto com a série Contra do NES pelo simples fato dos títulos serem extremamente punitivos para jogadores que não prestam atenção no que tem em tela.

Run 'n Gun
Este jogo, ahhh este jogo.

Quantas e quantas vezes eu “chorei” até conseguir passar da primeira fase de Alien Soldier, para o Mega Drive; Abuse foi outro jogo que abusou, e muito, da minha paciência. B.O.B, até pode não parecer, mas é um bom e velho Run ‘n Gun que me fez jogar várias vezes no Super Nintendo.

Poderia citar vários outros jogos, mas o que me vem a mente e que popula e dar uma dor nos meus dedos se seguem: Blaster Master, Contra: Hard Corps, Contra III: The Alien Wars, toda a série Metal Slug, Dinosaur for Hire, o esquisito Dynamite Headdy, Metal Warriors, Mega Turrican e, até os recentes, Bro Force, Cuphead e o delicioso Blazing Chrome.

Run 'n Gun
Se você acha Contra ou Metal Slug difícil é que não jogou este.

Todos estes títulos o que eles mais tem em comum é a quantidade louca de pixels na tela, o que torna a aventura ainda mais ensandecida, principalmente se você não presta atenção nos tiros que vem dos mais diversos cantos ou os inimigos que – em muitos títulos – com apenas um toque pode matar você.

Para mim a graça destes títulos baseados no Run ‘n Gun está justamente nesta sujeira, nesta poluição visual que pode te deixar completamente perdido. Teve uma partida de Metal Slug que eu, literalmente, só aperta o botão do tiro para fazer ataque melee e não morrer porque eu não sabia onde diabos o boneco estava na tela.

Jogos como os já citados Bro Force, Blazing Chrome (temos review) e CupHead trouxeram de volta os Run ‘n Gun e eu espero, sinceramente, que eles venham para ficar, sejam eles usando PixelArt, seja usando desenhos feitos a mão, sejam eles usando polígonos, quanto mais títulos neste estilo, melhor.

Run 'n Gun
Pixels, sujeira, delícia…

E, droga, não estou vendo mais nada. Vou apertar o A para soltar logo uma bomba nessa joça.

Que tal votar em qual destes dois Run ‘n Gun você gosta mais?

Comentários Facebook