Home Especial Minnesota Fats, quem foi ele?

Minnesota Fats, quem foi ele?

378
0
Minnesota Fats

Muito provavelmente boa parte de que vão ler este artigo vão fazer esta pergunta logo de cara. Outros vão dizer que é apenas mais um jogo de sinuca do Mega Drive. Mas, vocês sabiam que, este jogo de sinuca é continuação do Side Pocket?

.

Antes de falar de Minnesota Fats

A parte principal deste artigo é sobre a pessoa por detrás do título do jogo. Eu, sinceramente, quando conheci o Minnesota Fats, achava que era por conta do estado de Minnesota e somente isso.

Mas, claro, o Wikipedia ajudou bastante a quem é curioso e acabei por descobrir, lá pelos idos de 2009, 2010, que Minnesota Fats é a versão americanizada de Side Pocket 2: Legend of Hustler. 

Minnesota Fats

E o que mais me impressionou que além de ser uma continuação de Side Pocket, é que esta segunda versão ficou exclusiva para o Mega Drive e o Sega Saturn. Interessante perceber que Side Pocket 3 acabou saindo no Saturn e no PlayStation.

Nós sabemos da grande importância de Side Pocket quando ele saiu originalmente. Primeiro nos arcades, acabou ganhando sequências para o Mega Drive, Super Nintendo, NES, Game Boy e Game Gear.

Mas foram as duas versões nos consoles 16-bit que o título em si ganhou uma enorme relevância, angariando fãs de ambas as plataformas que curtem o jogo até hoje.

E, devido a esse sucesso

Por conta do modo que as pessoas curtiam o primeiro Side Pocket, é claro que um segundo iria vir logo em seguida, mas, o mais interessante, que ele saiu meio que “escondido”.

Dando o nome de Minnesota Fats, muitos que foram atrás do jogo acabavam de comparar este com o primeiro Side Pocket, mesmo que um fosse a continuação do outro.

E este segundo jogo não teve a mesma explosão de popularidade como o primeiro, mas, ainda assim, mostrou melhorias substanciais em relação ao original. Mas, o mais importante é…

Quem foi Minnesota Fats? 

Rudolf Walter Wanderone, mais conhecido como Minnesota Fats, nasceu em Nova York e se tornou um jogador profissional de sinuca renomado nos Estados Unidos. Apesar de nunca ter conquistado um grande campeonato como “Fats”, ele conquistou o posto de jogador de sinuca mais reconhecido do país, não só por sua habilidade, mas também por sua personalidade cativante.

Imagem: AP

Desde jovem, Wanderone se apaixonou pela sinuca. Na adolescência, já percorria o país como um habilidoso hustler (jogador que aposta em partidas informais). Por volta dos 30 anos, mudou-se para Illinois, conheceu sua primeira esposa e entrou em uma semi-aposentadoria após a Segunda Guerra Mundial.

Originalmente, Wanderone usava o apelido “New York Fats”. No entanto, após o lançamento do filme “The Hustler” em 1961, que apresentava um personagem chamado “Minnesota Fats”, Wanderone adotou esse nome para si. Ele alegava que o personagem, interpretado por Jackie Gleason, era inspirado nele. O autor negou, mas evidências sugerem que Wanderone pode ter influenciado a criação do personagem.

Fats era conhecido por sua personalidade extravagante, histórias mirabolantes e talento para cativar o público. Ele chegou a ser reconhecido pelo próprio Muhammad Ali como um fanfarrão de primeira! Biógrafos documentaram casos em que Fats fabricava histórias para reforçar sua imagem pública. Por exemplo, ele criou um conto fictício sobre um acidente de carro que nunca aconteceu. Além disso, fez falsas alegações sobre derrotar repetidamente o campeão Willie Mosconi, o que levou a um processo por difamação.

Eis a grande sacada

Muitas vezes, para jogos serem vendidos nos EUA, as empresas usavam de celebridades para contracenarem os seus nomes nas capas dos jogos e isso a SEGA foi uma das grandes pioneiras.

Seguida de empresas como a Data East e Electronic Arts, tivemos diversos jogos usando essa boa estratégia de Marketing e tivemos também algo para o nosso lado, como jogos do Pelé, Zico e, também, do Ayrton Senna.

Procurar saber um pouco mais desse passado gamer é algo muito bacana.

Fonte: Wikipedia

Comentários Facebook