Home Noticias GTA, a SEGA quase virou a publicadora do 1º Jogo!

GTA, a SEGA quase virou a publicadora do 1º Jogo!

444
0

A franquia GTA é uma das maiores marcas dos jogos, com vendas totais combinadas de mais de 420 milhões de unidades em todo o mundo.

.

Criado por David Jones e Mike Dailly da DMA Designs, o jogo que deu início a tudo foi publicado pela BMG Interactive em 1997 – mas, de acordo com um novo rumor, poderia ter sido um nome diferente na caixa.

Segundo o colecionador suíço e preservacionista Comby Laurent, a Sega estava na disputa pelos direitos de publicação do GTA – mas o fato de que ela não seria capaz de lançar o jogo no PlayStation acabou sendo um ponto de discordância.

“Sega recebeu a oferta dos direitos apenas para publicação no PC”, explica Laurent. “Claramente, naquela época, a Sega não tinha a capacidade de publicar no PlayStation. Outro editor tinha a possibilidade de lançar tanto para PC quanto para PlayStation, então eles estavam dispostos a pagar mais pelos direitos de publicar o GTA. É por isso que a Sega perdeu essa oportunidade.”

Algo que achamos importante ressaltar é que o GTA teve poucos editores ao longo dos anos e Laurent não foi exatamente claro sobre a quem ele está se referindo aqui ou quando exatamente isso aconteceu. BMG Interactive, por exemplo, foi a editora original do jogo na Europa para PS1 e PC em 1997, enquanto uma editora chamada ASC Games eventualmente lançou o jogo para computadores na América do Norte em 1998. Após isso, a Take-Two adquiriu todos os direitos do jogo ainda naquele ano, lançando Grand Theft Auto no PS1 no verão de 1998 e eventualmente relançando-o para PC.

De qualquer forma, se a Sega tivesse assumido a publicação, isso teria rompido a conexão de Sam Houser com a franquia que ele transformou em um gigante comercial – já que ele trabalhava não apenas na BMG, mas também na Take-Two.

Se a Sega tivesse conseguido encontrar uma maneira de publicar no console da Sony (afinal, a Sony conseguiu fazê-lo com WipEout, que saiu tanto para Saturn quanto para N64), então a história poderia ter sido muito diferente. “Poderia ter se desenvolvido para a Sega ser proprietária da franquia e fazer o que a Rockstar acabou fazendo com a franquia”, acrescenta Laurent.

Fonte: Time Extension


Já imaginaram a SEGA não apenas publicando os três primeiros clássicos GTA’s e, também, sendo a principal responsável pelos GTA’s posteriores?

Se a franquia, neste universo paralelo, tivesse seguido o caminho do mundo de hoje, a SEGA teria dinheiro saindo por todos os lados.

Pena que isto não aconteceu. E, claro, tudo não passa de um rumor não confirmado.

Comentários Facebook