Home Artigos Nolan Bushnell, a lenda viva!

Nolan Bushnell, a lenda viva!

287
0
Nolan Bushnell

Hoje (05/02) é o aniversário de Nolan Bushnell. Ele, juntamente com Ted Dabney, fundou a Atari, Inc., a primeira empresa americana dedicada exclusivamente à produção de jogos eletrônicos.

.

A Atari foi criada em 27 de junho de 1972, e alguns meses depois, em 29 de novembro de 1972, a empresa lançou um dos grandes jogos que possibilitou o primeiro passo para muitas outras empresas entrarem no mundo dos jogos eletrônicos, o Pong.

Com a força e os recursos financeiros proporcionados pelo sucesso do Pong, a Atari pôde investir em outros jogos para arcades, que estavam se tornando cada vez mais populares nos EUA.

Nolan Bushnell

Após o lançamento do Pong, Bushnell e Dabney tiveram um desentendimento: Dabney sentiu que estava sendo excluído por Bushnell, enquanto Bushnell sentiu que Dabney estava impedindo a empresa de alcançar um maior sucesso financeiro. Em 1973, Bushnell comprou a parte de Dabney na Atari por $250.000.

Para aumentar a oferta de jogos de fliperama no mercado e contornar as limitações de exclusividade estabelecidas por distribuidores de jogos de moedas, Bushnell discretamente fez com que seu vizinho Joe Keenan fundasse a Kee Games em 1973 para fabricar cópias próximas dos jogos da Atari.

Mesmo com a produção da Kee, a Atari enfrentava dificuldades para atender à demanda por jogos de fliperama, e, até 1974, a empresa estava enfrentando problemas financeiros, em parte devido à concorrência no mercado de jogos de fliperama. Bushnell optou por fundir a Kee Games à Atari em setembro de 1974, pouco antes do lançamento de Tank, um jogo de fliperama totalmente original da Kee.

Tank foi um sucesso e ajudou a fortalecer as finanças da Atari. Keenan tornou-se presidente da Atari e gerenciou suas operações, enquanto Bushnell permaneceu como CEO.

Devido ao enorme crescimento e sucesso dos arcades da Atari, Nolan Bushnell fundou a empresa que hoje é conhecida como Chuck E. Cheese. Ele usou esses locais para criar “casas” de fliperama e colocar seus arcades para aumentar ainda mais a receita.

Nolan Bushnell

Sob sua liderança, até a venda da Atari para a Warner, suas empresas tiveram um bom crescimento por muitos anos. Sob sua tutela, a Atari lançou um dos consoles mais icônicos do mundo dos jogos eletrônicos, o Atari 2600, possivelmente o maior sucesso da empresa até hoje – que não existe mais.

Apesar dos altos e baixos em sua liderança das empresas, Nolan Bushnell é considerado uma lenda viva na indústria dos jogos eletrônicos.

Particularmente, acredito que ele está no mesmo patamar de figuras como Tom Kalinske, Gunpei Yoko, Hiroshi Yamauchi, David Rosen, Hideki Sato, Hayao Nakayama, Olaf Olafsson, Ken Kutaragi, Satoru Iwata, Reggie Fils-Aimé e Phil Spencer – grandes presidentes e engenheiros que influenciaram significativamente a indústria dos jogos eletrônicos.

Aqui fica os meus parabéns para Nolan Bushnell.

Artigo original: Quebrando o Controle

Comentários Facebook