Home Especial Blast Processing, de onde surgiu o termo?

Blast Processing, de onde surgiu o termo?

349
0

Blast Processing foi um termo de marketing cunhado pela Sega of America para promover o console de videogame Sega Mega Drive (Sega Genesis naquela região) sobre seu concorrente mais próximo, o Super Nintendo Entertainment System (SNES), na América do Norte. “O que torna o Genesis a máquina superior?” É o “Blast Processing”.

.

Embora o Mega Drive seja de fato capaz de processamento mais rápido do que o SNES, especialmente devido ao processador gráfico Yamaha YM7101 VDP (Video Display Processor, comparável ao termo GPU dos dias de hoje) do Mega Drive ter um controlador DMA mais rápido juntamente com uma largura de banda de memória maior, o termo “blast processing” em si era vago e obscuro, devido à falta de explicação técnica por parte da Sega.

O termo é, portanto, aberto à interpretação e foi interpretado de diferentes maneiras, como uma referência ao desempenho mais rápido do Mega Drive, sua taxa de clock da CPU mais alta, seu controlador DMA, uma técnica de cor DMA específica (que aparentemente foi o que inspirou o termo), ou apenas um truque de marketing sem sentido (como afirmado pela Nintendo).

Nos últimos anos, o termo Blast Processing é ocasionalmente usado como uma referência às capacidades rápidas de blitting de sua unidade DMA.

Um Pouco da sua história

Embora o termo fosse usado várias vezes nas campanhas de marketing da Sega, Blast Processing é geralmente lembrado na América do Norte por aparecer em um comercial de 30 segundos da escolha da agência de marketing da Sega, Goodby Silverstein & Partners. Um Genesis (ligado a uma TV) é amarrado a um carro de corrida de alta velocidade, enquanto um Super NES é amarrado a uma van antiga. Uma corrida acontece, com o Genesis disparando, exibindo imagens de Sonic the Hedgehog 2, Ecco the Dolphin e Streets of Rage 2. O Super NES, por outro lado, engasga enquanto Super Mario Kart é reproduzido. Inevitavelmente, o Genesis “vence”.

O anúncio não foi projetado para fazer as pessoas pensarem no que estava sendo dito, apenas que a Sega e o Genesis eram “melhores” do que a Nintendo e o Super NES. Esse tipo de “ataque publicitário” era comum nos EUA na época – outros países com regulamentações publicitárias mais rigorosas não poderiam transmiti-lo, não menos porque é difícil provar a veracidade do que estava sendo dito. O termo não foi oficialmente usado fora da América do Norte, provavelmente por esse motivo.

Além de provocar comparações de hardware, o anúncio também faz uma crítica sutil ao Super Mario Kart – o principal jogo de corrida da Nintendo que depende do modo gráfico de hardware do Super NES, “Mode 7“, bem como de um chip de aprimoramento DSP-1 embutido, um co-processador matemático que melhorava ainda mais as capacidades do Modo 7 do sistema. O Modo 7 permite ao Super NES dimensionar e girar planos de fundo – algo apenas possível no Mega Drive por meio de software. Na época, não se pensava que um jogo como Mario Kart poderia ser executado no Mega Drive com o mesmo perfil de desempenho, ainda assim, a Sega of America (talvez ambiciosamente) escolheu retratá-lo como o jogo “mais lento”.

Blast Processing tornou-se uma peça central das campanhas de publicidade da Sega durante a temporada de férias de 1992 e até 1993. No ano seguinte, a campanha Welcome to the Next Level se tornou o rosto da publicidade da Sega of America, e o termo nunca mais foi usado.

A Sua Verdadeira Origem

Até 2009, havia muitos equívocos sobre o que era o “blast processing”, até que em uma entrevista, Scot Bayless assumiu a responsabilidade pela frase:

“Infelizmente, tenho que assumir a responsabilidade por essa frase horrenda. Marty Franz [diretor técnico da Sega] descobriu que você poderia fazer um truque interessante com o sistema de exibição, conectando a interrupção da linha de varredura e disparando um DMA no momento certo. O resultado foi que você poderia efetivamente inserir dados no chip gráfico enquanto a linha de varredura estava sendo desenhada – o que significava que você poderia dirigir os DACs com 8 bits por pixel. Assumindo que você pudesse acertar o tempo certo, você poderia desenhar imagens estáticas de 256 cores. Havia todo tipo de sutilezas no timing e o truque não funcionava de forma confiável em todas as iterações do hardware, mas era possível e era incrível.

Blast Processing
Imagem: SEGA | Scot Bayless, o pai de parte do termo…

Então, durante a preparação para o lançamento ocidental do Sega-CD, os caras de RP me entrevistaram sobre o que tornava a plataforma interessante do ponto de vista técnico e em algum momento eu mencionei o fato de que você poderia simplesmente “inserir dados nos DACs”. Bem, eles adoraram a palavra ‘blast’ e, daí em diante, o Blast Processing nasceu. Ai.”

Texto original: SEGA Retro

Comentários Facebook