Home Especial Sega, seus consoles ranqueados e os ADDons também!

Sega, seus consoles ranqueados e os ADDons também!

332
0
SEGA
Image: Damien McFerran / Time Extension

Um top alguma coisa ou um ranqueamento sempre traz pontos positivos, assim como pontos negativos, dos quem o fazem. A posição que se encontra os “competidores” jamais vai agradar qualquer pessoa e, por conseguinte, pode trazer um verdadeiro problema, discussão e desagrado por parte de muitas pessoas. Mas, as vezes, temos de fazer isto e a SEGA merece ter um ranqueamento.

.

Claro que no texto a seguir, este não será o ranqueamento oficial por parte dos leitores da Comunidade Mega Drive. Esta lista foi extraída do site Time Extension, que fez uma pesquisa com o seu público. E com esta ideia, iremos fazer, daqui uns 2 ou 3 meses, este mesmo ranqueamento. Aguardem.

Vamos agora para a versão do site gringo.

Embora a Sega não esteja mais ativamente envolvida na criação de hardware para videogames, houve um tempo em que ela era uma das fabricantes de consoles mais importantes do mundo. Em sua épica batalha dos anos 90 com a Nintendo, a Sega criou alguns dos softwares mais emocionantes que a indústria já viu, e seus sistemas eram vistos como a escolha dos ‘hardcore’ por muitos anos – até 2001, quando anunciou que estava saindo do setor de hardware para se tornar uma editora de terceiros.

Recentemente, propusemos a você a tarefa um tanto difícil de escolher o seu console favorito da Sega de todos os tempos, e os resultados estão agora disponíveis. Mais de 1.400 votos foram lançados nesta enquete, e apresentamos a classificação abaixo. Em vez de basear isso em nossa própria opinião, achamos que seria mais justo que a lista fosse decidida por votação pública.

Com isso resolvido, vamos começar, certo?


9. SG-1000 / SC-3000 / SG-1000 II

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

O primeiro console doméstico da Sega foi lançado no exato mesmo dia do Family Computer da Nintendo no Japão, mas, infelizmente, não teve nem de perto o mesmo sucesso, apesar de ter recebido duas revisões (o SC-3000 semelhante a um computador e o redesenhado esteticamente SG-1000 II).

Lançamentos limitados na Austrália e na Nova Zelândia não ajudaram muito a impulsionar o console, mas ele estabeleceu as bases para o Mark III / Master System – uma plataforma que se sairia muito melhor em termos tanto críticos quanto comerciais.

Não estamos surpresos por ver o SG-1000 tão baixo nesta lista; sua distribuição limitada e biblioteca pequena significam que ele simplesmente não teve a chance de causar muito impacto – mas é uma nota interessante na história da Sega, mesmo assim.


8. Sega Pico

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

Lançado em 1993 como uma plataforma de “edutainment”, o Pico utiliza a mesma tecnologia central do Mega Drive / Genesis e oferece aos jogadores a capacidade de ‘desenhar’ na tela usando seu acessório Caneta Mágica (ainda precisa estar conectado a uma TV, no entanto).

Com jogos como Sonic Gameworld e Tails and the Music Maker, o Pico naturalmente desperta interesse para os fãs mais dedicados da Sega e para os historiadores, mas, no fim das contas, seu foco em jogos educativos e contação de histórias significa que nunca teria uma classificação muito alta nesta lista.

Mesmo assim, foi um sucesso comercial moderado para a empresa, vendendo 3,4 milhões de unidades e 11,2 milhões de cartuchos. Seria sucedido pelo Advanced Pico Beena, um exclusivo japonês lançado em 2005.


7. 32X

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

Uma tentativa desastrosa de preencher a lacuna entre os mercados de 16 e 32 bits, o 32X foi o esforço da Sega para manter sua enorme participação de mercado do Mega Drive / Genesis criando um dispositivo acoplável capaz de reproduzir títulos semelhantes aos do Saturn, seu sistema ‘verdadeiro’ de 32 bits que foi lançado ao mesmo tempo.

O resultado foi bastante previsível; os desenvolvedores optaram pela plataforma mais nova e o 32X foi rapidamente descontinuado no varejo e amplamente esquecido; apenas 40 jogos foram lançados para ele.

Embora tenha alguns bons jogos – Star Wars Arcade e Virtua Racing Deluxe sendo dois exemplos notáveis – o 32X entrou para a história como uma das jogadas mais desastrosas da Sega.


6. Game Gear

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

Quando a Nintendo lançou o Game Boy em 1989, era óbvio que seus rivais seguiriam o exemplo – e a Sega causou bastante alvoroço quando anunciou o Game Gear, um handheld a cores baseado no hardware de 8 bits do seu Master System.

Assim como outros concorrentes como o Atari Lynx e o PC Engine GT, a maior desvantagem do Game Gear era o fato de consumir pilhas AA com voracidade, limitando severamente seu apelo como sistema portátil.

Ainda assim, superou tanto o Lynx quanto o PC Engine GT e continuou a receber jogos até o final dos anos 90. Recentemente, a Sega lançou uma versão em miniatura do sistema chamada Game Gear Micro.


5. Mega-CD / Sega-CD / Multi-Mega

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

É fácil esquecer a incrível promessa do humilde Compact Disc nos dias de hoje, mas lá no início dos anos 90, esses brilhantes pedaços de plástico estavam prestes a revolucionar totalmente o mundo dos jogos.

Os cartuchos baseados em ROM eram caros, e empresas como Sega, Nintendo e NEC estavam constantemente em busca de maneiras alternativas de fornecer seus jogos. A NEC foi a primeira a avançar, lançando um acessório de CD-ROM para seu sistema PC Engine em 1988. Embora a Nintendo eventualmente tenha decidido contra o lançamento de um dispositivo similar para seu SNES, a Sega lançou o Mega CD em 1991.

Oferecendo música em qualidade de CD, armazenamento aparentemente ilimitado e até mesmo capacidades limitadas de escalonamento e rotação, o sistema se tornou o item obrigatório para os fãs da Sega – até que ficou claro que estava sendo usado pouco mais do que sequências de introdução sofisticadas e música melhorada.

A Sega lançaria duas variantes – o Mega CD II e o tudo-em-um Multi-Mega / CD-X – mas as vendas de apenas 2,24 milhões não podem ser vistas como nada além de uma decepção, especialmente considerando o enorme número de usuários do Mega Drive naquela época.


4. Master System / Mark III

Imagem: Damien McFerran / Time Extension

Sega era famosa nos anos 80 por seus impressionantes títulos de fliperama, mas só seria amada também em casa com o lançamento do Master System no Ocidente.

Enquanto o console era apenas um sucesso moderado no Japão e na América do Norte (inicialmente apareceu como Mark III na primeira região), o Master System obteve uma enorme aceitação na Europa, facilmente ultrapassando os computadores domésticos que eram a sensação da época. Mais tarde, encontraria ainda mais sucesso no Brasil, onde foi distribuído pela Tec Toy.

O Master System pode ficar na sombra do NES na mente de muitos jogadores, mas foi um marco importante rumo ao Mega Drive / Genesis, a próxima plataforma doméstica da empresa – e seu triunfo comercial mais notável.


3. Saturn

sega
Imagem: Damien McFerran / Time Extension

Sega, ao anunciar o Saturn, poderia se sentir bastante confiante sobre suas chances – até que o PlayStation da Sony apareceu.

Apesar de ostentar os melhores títulos de fliperama da Sega e alguns exclusivos importantes como Panzer Dragoon e NiGHTS, o Saturn logo foi deixado para trás, pelo menos no Ocidente. O console da Sony era uma potência em 3D e rapidamente atraiu a atenção de praticamente todos os editores terceirizados, enquanto o sistema de 32 bits da Sega era considerado difícil de desenvolver devido a suas internas complexas (um efeito colateral da Sega revisar as especificações quando descobriu o incrível poder 3D do PlayStation).

Seria fácil descartar o Saturn como mais um fracasso, mas, como sua posição neste ranking sugere, ele abriga alguns dos melhores jogos da época. Também foi significativamente mais popular no Japão do que no Ocidente e tem muitos exclusivos japoneses fantásticos que valem muito a pena conferir.


2. Dreamcast

sega
Imagem: Damien McFerran / Time Extension

O último lançamento da Sega no campo dos hardwares é uma criatura bastante curiosa; em termos de vendas puras de hardware, o Dreamcast nem mesmo ultrapassou a marca de 10 milhões de unidades vendidas, o que significa que foi eclipsado pelo Mega Drive, Saturn e até mesmo pelo Master System – mas sua reputação perdura e é considerado um dos hardwares mais populares da Sega – como você pode claramente ver pela sua posição nesta lista.

Amparado por portes perfeitos de fliperamas de alguns dos melhores jogos da época – assim como títulos como Shenmue e Skies Of Arcadia – é fácil entender por que o Dreamcast é tão querido hoje em dia e um pouco mais difícil de compreender por que não teve um impacto comercial mais significativo.


1. Sega Genesis / Mega Drive / Nomad

sega
Imagem: Damien McFerran / Time Extension

O Mega Drive (ou Sega Genesis, para o norte americanos) é facilmente o console doméstico de maior sucesso comercial da Sega, com mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Lançado no Japão em 1988, rapidamente ganhou reputação por hospedar conversões incríveis de sucessos de fliperama, e quando jogos como Sonic, Streets of Rage e Gunstar Heroes chegaram, conquistou milhões de fãs e até conseguiu abalar a supremacia da Nintendo nos EUA, algo impensável durante o auge da era do NES.

Ao lado do SNES, este console ajudou a indústria de videogames a crescer em uma taxa alarmante, e entre os dois, abrigam alguns dos melhores jogos de todos os tempos. Não estamos totalmente surpresos por ver o Mega Drive no topo desta lista, mas uma coisa é certa – ele merece estar lá.

E aí, concordam ou discordam das posições dos consoles e ADDons da SEGA de acordo com a votação feita pelo site Time Extension?

Comentários Facebook