Home Especial YM2612, você conhece ele?

YM2612, você conhece ele?

729
0
YM2612

Lançamos a pouco um post sobre 10 músicas marcantes do Mega Drive, pois é sempre bom ouvi-las uma vez ou outra. Mas você sabe qual é o chip que as produz? Se você não conhece o Yamaha 2612, também conhecido como YM2612, então está na hora de passar um tempo aqui para conhecê-lo.

.

Instrumentos Yamaha são utilizados por muitos artistas famosos. Mas você sabia que a Yamaha, ou na verdade, o Yamaha 2612, foi que deu som para Sonic the Hedgehog, Michael Jackson e Ecco the Dolphin? Um dos fatos menos conhecidos da história da Yamaha é que ela fez o processador de som que ajudou o Mega Drive a sua melodia própria.

Cada Mega Drive possuía um chip YM2612, um pequeno sintetizador FM desenvolvido pela Yamaha. Computadores e consoles não tinham espaço de armazenamento para arquivos de som nos anos 80; em vez disso, possuíam placas de som com sintetizadores embutidos que reproduziam dados musicais ‘ao vivo’.

YM2612
Chip Yamaha 2612

A Yamaha já vinha desenvolvendo chips sintetizadores para computadores domésticos e gabinetes de arcade. Uma versão ainda mais simplificada, baseada nesses chips de computador doméstico, foi produzida em massa junto com o Mega Drive.

A tecnologia por trás do YM2612 remonta ainda mais no tempo. A Yamaha foi a primeira a desenvolver um sintetizador MF (FM synthesis) comercialmente disponível, o DX7, que se tornou um dos sons definidores dos anos 1980.

Você pode estar se perguntando como a tecnologia por trás de um teclado de tamanho normal foi reduzida para caber dentro de um console de videogame. Tudo isso em menos de uma década.

Examinar o caminho do DX7 para o Mega Drive é uma ótima maneira de mergulhar na história da síntese MF (FM synthesis) e entender o que a diferencia dos sintetizadores anteriores.

Síntese MF e como ela chegou ao Sega Genesis

O MF em síntese MF (FM synthesis) significa Modulação de Frequência. O sintetizador gera uma forma de onda que se contrai para tons mais altos e se expande para tons mais baixos, assim como a frequência de uma onda sonora real.

A síntese FM também pode ser feita inteiramente com componentes digitais e ter características tonais muito mais brilhantes do que os sintetizadores analógicos tradicionalmente quentes. Os sintetizadores FM podem criar tons distintamente brilhantes, semelhantes a sinos, que os sintetizadores analógicos da época não conseguiam replicar.

YM2612
No lado esquerdo da imagem lá está ele, o YM2612.

Na verdade, a Yamaha criou o primeiro protótipo de sintetizador FM em 1974 antes de lançar comercialmente o GS-1 em 1980. Não foi até 1983 que a síntese FM realmente decolou com o marcante DX7, o sintetizador brilhante que influenciou uma década de música.

A síntese FM permitiu que os sintetizadores diminuíssem de uma parede de cabos de patch para um único transistor em uma placa PCM. O pequeno formato dos chips de síntese FM significava que outros dispositivos poderiam ter um instrumento a bordo como parte de seus recursos.

A Yamaha criou chips de síntese FM em escala reduzida para alimentar o som de computadores e fliperamas de videogame ao longo dos anos 1980. O YM2612 foi baseado nesses chips, mas recebeu certas melhorias, como seis canais no total, som estéreo programável por canal e um conversor de saída digital para analógico embutido.

O som e o tom do YM2612

O YM2612 tem os tons clássicos de um sintetizador FM, bem como sua própria forma peculiar de distorção de crossover que dá ao chip sua característica de ruído em certos timbres.

A Sega of America também desenvolveu o software GEMS para ajudar os compositores a criar músicas para o Mega Drive. O programa vinha com 104 patches diferentes de instrumentos para trabalhar. Além disso, o YM2612 tinha apenas 6 canais para trabalhar, então os compositores tinham que ser criativos na sequenciação e priorização de trechos para realizar seus arranjos.

Um remix de um clássico do Mega Drive acima.

Um manual recentemente descoberto revelou a variedade de sons que o YM2612 poderia produzir e incluía um diagrama útil de algoritmos para alcançar diferentes tipos de sons:

YM2612

Obtendo o som do YM2612 nos dias de hoje

Embora muita documentação sobre os detalhes técnicos do YM2612 tenha se perdido ao longo do tempo, o chip conquistou uma base de fãs tão forte que entusiastas fizeram engenharia reversa em quase todos os aspectos do YM2612.

É possível encontrar emulações de software precisas em relação ao ciclo do YM2612, bem como instrumentos baseados em amostras. Você até pode comprar cartuchos modernos para o Mega Drive que transformam seu console em um instrumento controlado por MIDI.

No entanto, o grande atrativo da síntese FM é que seu som é relativamente consistente em todos os instrumentos baseados em FM. Os sintetizadores se tornaram mais poderosos nas décadas desde o lançamento do DX7 no mercado, então a síntese FM se tornou mais um ponto de venda do que uma característica exclusiva de teclado.

Um pouco de Ice Cap Zone.

Você pode capturar a essência do YM2612 no Montage ou no MODX, ambos sintetizadores poderosos com mais operadores e recursos do que o YM2612 ou o DX7. O MODX possui um motor de síntese aprimorado chamado FM-X, onde formas de onda são alimentadas umas às outras, criando novas modulações que geram uma gama mais ampla de sons do que os instrumentos anteriores.

Se você procura uma opção mais acessível e focada em FM, não pode deixar de considerar o Reface DX, uma reedição em miniatura do lendário som DX. O Reface DX oferece um sintetizador capaz de gerar todas as suas ideias de videogame vintage e baladas dos anos 80 em um formato muito menor, embora não tão pequeno quanto o próprio chip YM2612.

Fonte: Yamaha Australia

Abaixo um vídeo para entender um pouco melhor sobre o sistema sonoro do Mega Drive. O vídeo está em inglês.

Comentários Facebook