Home Especial Saroo, o Everdrive do Saturn

Saroo, o Everdrive do Saturn

1479
0
Saroo

É impressionante como a felicidade dos brasileiros amantes dos Everdrives tem vida curta. Mais especificamente, para aqueles que curtem o do Sega Saturn. Para explicar melhor essa introdução rápida, agora temos à disposição, no Aliexpress, um novo Everdrive para o Sega Saturn. Dessa vez, é um cartucho que pode ser encaixado diretamente no slot do console chamado Saroo.

SarooAnteriormente, foram lançados o Fenrir, Phoebe, Rhea e Terraonion (estes quatro exigem a remoção do leitor óptico para funcionar), além do Satiator (que se instala na porta traseira do console, onde está a bateria, sem a necessidade de remover o leitor óptico). No entanto, o preço desses Odes é absurdamente alto. Claro, é possível comprá-los em sites estrangeiros para tentar reduzir o custo.

Na época da pandemia em 2020, decidi arriscar e comprei um Fenrir no Mercado Livre, mas tive que adquirir outro Saturn devido à compatibilidade. Naquele momento, só havia o Fenrir compatível com o Saturn de 20 pinos; mais tarde, lançaram versões para 21 pinos e para ambos os modelos.

Gastei com o Saturn e o Fenrir o mesmo valor do lançamento do Xbox Series S. Devido ao receio das entregas internacionais enfrentarem problemas durante a pandemia, optei por comprar no Mercado Livre. A encomenda demorou cerca de 15 dias para chegar, já que os correios estavam operando com menos funcionários para as entregas. Felizmente, os produtos chegaram em bom estado.

Instalei o Fenrir e compartilhei o processo em um vídeo no Sega Saturn Mania BR, e funcionou perfeitamente. É uma excelente opção? Sem dúvida alguma. Porém, o preço dos Odes é elevado. Sempre é bom considerar as alternativas dos Everdrives para quem gosta de jogar diretamente no console. Entre os Odes mencionados até agora, o Fenrir é, atualmente, o mais acessível em termos de custo.

O Satiator está sendo vendido por um valor salgado, na faixa dos 3 mil reais. Agora, temos uma nova opção muito mais prática: o Saroo. Ao contrário dos Odes lançados para o Saturn, este Everdrive é um cartucho que precisa ser inserido no slot do console e requer obrigatoriamente um cartão SD para rodar os jogos. Embora esteja no início de sua vida, algumas incompatibilidades com determinados jogos têm sido reportadas, mas as atualizações estão sendo constantemente lançadas e os usuários estão contribuindo com melhorias. Não é preciso remover o leitor óptico, basta copiar os arquivos necessários para a pasta raiz do cartão SD, transferir os jogos e aproveitar (vale lembrar sempre que os Everdrives precisam ser formatados em FAT32).

Além disso, o Saroo pode ser um cartucho de 4 MB, necessário para rodar alguns jogos do console. Esse Everdrive foi uma verdadeira bênção. Quando lançado, estava na faixa de mil reais, mas logo o preço começou a cair gradualmente, chegando a cerca de 500 reais, sem a case. Com a case, o valor aumentava um pouco. No entanto, o Saroo se mostrou uma opção melhor e muito mais acessível em comparação aos seus ‘concorrentes’.

No entanto, isso desanimou muitas pessoas. Como mencionei no início, a felicidade de pobre dura pouco. Surgiu um velho inimigo que fez o preço do Saroo praticamente dobrar: os impostos. Com os impostos implementados pelo governo, hoje o Saroo está custando praticamente o mesmo que um Fenrir. No Mercado Livre, o Fenrir tem sido vendido por volta de 1200 reais.

Saroo
Imagem: Terra – Que impostos lindos

O preço do Saroo chegou a esse patamar. Nunca me envolvi muito com a mistura de games e política, mas nesse caso, é impossível ignorar. O Aliexpress costumava ser um refúgio para os brasileiros escaparem dos preços absurdos praticados em diversos sites nacionais. Contudo, com a adição dos impostos a cada compra no site e dependendo do produto, esses valores se tornam surreais.

Considero um absurdo, especialmente porque pagamos impostos neste país sem vermos esse dinheiro revertido para áreas como educação, saúde ou segurança pública. Mas voltando ao Saroo, atualmente ele se torna a melhor opção de Everdrive para o Sega Saturn.

Apresenta características como tempos de carregamento consideravelmente mais rápidos (ainda que algumas pessoas possam criticar a falta de tempos de carregamento mais longos para uma experiência mais ‘autêntica’ do console), ser um cartucho de 4MB, a perspectiva de se tornar futuramente um memory card, a capacidade de aceitar cartões SD de até 1TB para armazenar uma grande quantidade de jogos, além de não exigir a remoção do leitor óptico, proporcionando bastante proveito do console.

É realmente uma ajuda e evita muitos transtornos. Resta ter paciência em relação à compatibilidade total dos jogos do Saturn. É uma pena que os impostos praticados elevaram consideravelmente o preço do Everdrive.

Artigo escrito por Rodrigo Goniadis

Aproveitem e vejam o vídeo do Rodrigo no canal dele, o Sega Saturn Mania BR.

Comentários Facebook