Home Artigos Jogos desconhecidos que conheci pela emulação!

Jogos desconhecidos que conheci pela emulação!

427
0
Jogos Desconhecidos

Uma das coisas que eu digo logo de cara sobre a emulação. Tive uma gigantesca oportunidade de conhecer vários jogos desconhecidos por mim através dela. Ou, dizendo de outra forma, jogos que eu via nas revistas e nunca tive a oportunidade de jogá-los quando foram lançados.

.

A possibilidade de ter acesso a jogos desconhecidos utilizando a emulação é uma das graças de utilizar este recurso que está disponível para qualquer pessoa ao redor do planeta. Imagino a quantidade de pessoas que puderam conhecer os títulos que viram nas publicações e tiraram suas dúvidas e mataram suas curiosidades.

Eu me lembro bem de ter visto jogos como Totally Rad e Rockin’ Kats, títulos que saíram para o NES e foram capas da revista Videogame nº 8 e nº 9. Naquela época possuía um Top Game VG 9000 e procurei nas locadoras perto da minha casa estes jogos, mas nunca os achei, talvez ainda mais pelo fato de ter morado no interior nesse período de tempo.

Jogos Desconhecidos
Conhece estas revistas?

Quando eu ia para a capital na época, tinha outras locadoras perto onde eu ficava, mas nenhuma delas tinham estes dois títulos, então eu deixei de lado a possibilidade de jogar os mesmos, frustrando assim as minhas expectativas de poder jogar eles, pois eu havia sido incentivado pela revista para conhecer eles.

Daí, por agora, eu fico imaginando quantas pessoas passaram pelo mesmo “problema” que eu. Pegar uma Ação Games, Videogame, SuperGame, GamePower (que eventualmente virou a SuperGamePower), folheá-la, ler o pequeno review de cada jogo ali contido e, simplesmente, não poder jogar o título porque a locadora ou a loja que vende jogos não tinha nenhum deles. Não deixa de ser algo frustrante.

Pensei, ao longo dos anos, com a chegada do Saturno e do PlayStation, do 3DO e do Atari Jaguar, que eu iria para frente, jogar os títulos fantásticos da nova geração, ficaria entretido por dias, semanas ou anos, mas ficaria aquele gosto amargo na boca de deixar tantos jogos desconhecidos para trás e isso não era tão somente do Mega Drive ou do NES, mas também Super Nintendo, Master System, GameBoy, Game Gear e SEGA CD, sem contar NeoGeo.

Mas foi num fatídico dia que eu li numa revista de PC (ou de videogame) algo sobre um programa que permitia rodar jogos das plataformas acima no computador. Era da emulação que ela estava falando e aquilo me abrira os olhos de uma forma que nenhum outro tipo de programa fizera.

Jogos Desconhecidos
Uma tira sobre o Nesticle

Na reportagem em questão, falava sobre os emuladores do NES e do Mega Drive (Nesticle e Genecyst) e de como procurar mais sobre eles e baixar as roms (as imagens dos jogos que eram gravados na memória rom dos cartuchos) e aí era toda madrugada, sábado depois das 14:00 e domingo quase o dia todo, indo atrás dos jogos para baixar e foi uma loucura só.

Claro que a primeira coisa que eu fiz foi jogar os clássicos do NES e do Mega Drive que há muito eu não tinha contato, mas, depois, peguei as minhas revistas antigas e fui atrás dos jogos desconhecidos que eu havia deixado para trás.

Mega Man 4, Felix The Cat, The Adventure Island II, Gremlins II, Ikari Warriors III, foram alguns dos títulos do NES que eu fui atrás, assim como os dito acima, como o Rockin’ Kats e o Totally Rad. No Mega Drive títulos como Adventures of Batman and Robin, Aero The AcroBat, Jungle Book, Risky Woods, Super Smash TV, foram alguns jogos desconhecidos para mim que eu fui atrás.

Naquele instante, a possibilidade de ter diversos jogos dos mais diversos consoles ao alcance da palma da mão, por assim dizer, me fez expandir o meu acesso para com os videogames de uma forma que eu nunca pensei que fosse possível – a única exceção era se eu tivesse dinheiro ilimitado para jogar nas locadoras que eu conhecia na época.

E hoje, mais do que nunca, a facilidade deste tipo de acesso está ainda maior, principalmente que agora já é possível encontrar fullsets dos mais diversos sistemas em qualquer lugar da internet hoje em dia.

A Emulação literalmente democratizou a forma de como se joga videogame além do acesso de jogos desconhecidos até então. Sem contar que além da emulação, hoje é possível usar os everdrives para rodar as roms diretamente nos seus consoles originais.

Jogos Desconhecidos
Os Everdrive da vida.

Poderia passar aqui diversas linhas e parágrafos falando de quantos jogos desconhecidos acabei conhecendo por conta da emulação. Seria uma enrolação sem fim, mas posso dizer que muitos dos títulos japoneses que eu sequer sabia que existiam no NES, Mega e Super (Saturn e PSX também) são pude conhecer por conta da emulação.

Sem contar que eu posso dizer sem nenhum temor no coração. Se eu conheci 10% de todos os jogos lançados para os consoles que estão sendo emulados até agora (isto sem contar o MAME) é MUITA COISA. Então tenho aí dezenas de milhares de jogos desconhecidos a conhecer!

Deixo aqui então uma pergunta, quais foram os primeiros jogos que vocês foram atrás quando souberam da emulação?

Comentários Facebook