Home Artigos E o resultado do nosso campeonato?

E o resultado do nosso campeonato?

563
0

Esta aí uma coisa que eu não sabia que iria ser algo tão difícil, a priori, em se fazer. O que, você deve estar perguntando logo no começo desse artigo. Um campeonato. Mas não algo físico, onde as pessoas vão até um local determinado para participar, mas um completamente online e esse, rapaziada, deu trabalho.

A Comunidade Mega Drive já vinha a algum tempo ansiando em criar um campeonato. Um momento para chamar os membros do grupo para que todos pudessem se divertir como nos tempos de locadora, só que para tal, precisávamos de alguma ferramenta que permitisse as pessoas de jogarem online sem maiores problemas, só que não havia nada.

Foi então que no começo do ano acabamos por descobrir o Piepacker, um site que permite os jogadores jogarem online, precisando apenas de uma conta no site e as roms (ou isos) para compartilhar a jogatina.

O Piepacker, que agora é chamado de Jam, funciona de uma forma bem parecida com o XCloud da Microsoft, isto é, todo o processamento da emulação é feita via nuvem e é jogada diretamente para os navegadores dos seus jogadores. Desta forma, a realização do campeonato pode ser feito com sucesso.

Que escolha cagada…

Num primeiro momento, pensamos em começar o campeonato com um jogo de Mega Drive, pois, ahaaaam, Comunidade MEGA DRIVE. Desta forma o primeiro título que colocamos a disposição para o pessoal se inscrever foi o Fifa Soccer 95 e, lamentável dizer que foi um BELO DE UM FRACASSO.

Tivemos de voltar para trás e pensamos: “O que iria atrair esse povo para jogar videogame? Bora colocar jogo de luta.”. Fizemos uma enquete com todos os jogos de luta que o Mega Drive tinha e o título escolhido foi o Street Fighter II: Special Champion Edition, o que foi uma verdadeira surpresa, pois estávamos esperando que o Super Street Fighter II ganhasse a parada.

Jogo escolhido, a fase de inscrição começou. Conseguimos 9 inscritos, íamos começar o campeonato até que um 10º entrou de última hora. Então começou a questão das chaves, onde um dos inscritos nos indicou o site Challonge, que nos permitiu criar as chaves sem maiores problemas.

O Campeonato começou no dia 5/08/2022, com a chave dos vencedores, como vocês podem ver no vídeo abaixo:

E na semana seguinte continuamos o campeonato com a chave dos perdedores e a final, como pode ser visto no vídeo seguinte:

De forma geral, o serviço Jam funcionou devidamente, emulando bem o Mega Drive sem grandes problemas. As questões gerais se deu pela latência do serviço que, por vezes, atrapalhou um pouco o seguimento do campeonato, mas sem grandes problemas.

Em seguida a opinião de alguns dos competidores do campeonato.

Pros, Plataforma: A plataforma em sim ele é bem fácil de usar. Apenas alguns cliques vc já esta jogando com os amigos e todos numa mesma sala, com câmera e microfone.

Contra, Plataforma: o input lag em alguns momentos atrapalha. Poderia ter aquele lance do GM Arcade, onde vc sabe a conexão do amigo, e também poderia ter a mesma estrutura de conexão deles.

Sobre o Campeonato, achei uma ótima iniciativa em ter online, comentários dos narradores muitos bons durantes as partidas, deixando mais divertido os confrontos.

Pena para mim não ter conhecido antes.

Alexandre Douglas
Fortaleza – Ceara


Não percebi nenhum problema ao usar a plataforma durante o torneio promovido pela CMD. Os controles respondem bem, a minha conexão não sofreu nenhuma queda perceptível. Muitas vezes enfrentava isso no Fightcade, mas no Jam.gg foi tudo ok.

Aliás, o Jam é um recurso extremamente prático e inclusivo, pois mesmo quem não detém de conhecimento em configurar VPNs e afins, consegue jogar online com os amigos sem maiores dificuldades. Destaco esse ponto então: a acessibilidade.

Talvez, em horas de maior pico de acessos, a conexão pode fazer o jogo apresentar alguns lags. Percebi isso fazendo testes antes do torneio da CMD. Jogos que precisam de resposta rápida nos comandos sofrem mais.

O campeonato organizado pela CMD foi divertido, organizado, sem maiores problemas. Que venham outros de jogos de estilos diferentes, para ser inclusivo e divertido para o maior número de pessoas.

“É Nintendo ou nada”. “Os melhores jogam aqui”. “It´s me, Mario!”

J. Ronei – Niterói-RJ


A plataforma ainda tem muito a desenvolver, mas e muito promissora pois vc jogar online direto de um site e muito cômodo, porém uma das coisas que me prejudicou particularmente era o tempo de resposta dos controles.

Tentei controle de PS4, PS2 e Xbox e realmente o do Xbox era melhor, contudo não sou familiarizado controle do Xbox e jogar no direcional do Xbox e muito estranho , e no analógico não sou acostumado.

Emfim a ideia e ótima, divertida e resgata o sentimento de nostalgia, porém esses pontos que para mim foi negativo, e espero que ligo a plataforma reconheça todos os controles em pé de igualdade

Outro ponto tb foi a criação das regras, e preciso já ser definido versão e velocidade antes, por que teve um participante dizendo que se preparou para a versão de arcade com menos velocidade

Joas – Fortaleza, Ce


De uma maneira em geral o campeonato criado pela Comunidade Mega Drive pode ser considerado um sucesso e com o JAM.GG como plataforma de jogatina, isto ajudou bastante na hora de organizar o mesmo.

Claro que tem algumas coisas que precisam ser melhoradas, como, por exemplo, o problema de não retirar o pessoal da sala quando os mesmos saem, deixando a mesma “cheia” e sem permitir que outras pessoas possam entrar.

Ou quando usamos o reset do sistema e a tela acaba ficando um pouco mais escura em alguns momentos.

E duas sugestões que gostaria de dar:

  • Colocar o tempo (hora) nos comentários do chat, para que assim possamos saber o horário de quando o comentário foi feito;
  • A possibilidade de escolher um moderador para ajudar o host quando o mesmo sair para beber uma água ou algo do tipo.

Ainda assim, a plataforma está boa, tem muito a evoluir e nessa evolução a Comunidade Mega Drive irá utilizar a mesma para fazer os seus campeonatos.

E, para finalizar, gostaria de agradecer a todos os competidores que nos ajudaram a criar o PRIMEIRO CAMPEONATO DA COMUNIDADE MEGA DRIVE.

Comentários Facebook