Home Especial Sega Genesis, porquê este nome nos EUA?

Sega Genesis, porquê este nome nos EUA?

478
0

Acredito que muitos por aí devem ter se perguntado por que o console de 16 bits da SEGA, conhecido como Mega Drive no Brasil, acabou recebendo um nome diferente quando foi lançado nos EUA, sendo chamado de SEGA Genesis. Provavelmente quem clicou já sabe a resposta, mas há quem seja curioso e queira saber mesmo assim. Então vamos lá, vamos descobrir.

.

Antes de falar sobre a mudança, um pouco de história.

O Master System não havia vendido bem na América do Norte, levando a divisão americana da empresa, a Sega of America, a assumir um papel secundário enquanto a inexperiente Tonka lidava com a distribuição do console nos Estados Unidos. Mas a relação não estava funcionando – a Tonka estava se saindo ainda pior do que a Sega, então, para o Mega Drive, a Sega buscou um novo distribuidor – a Atari Corporation.

Sega genesis

Após perder a chance de distribuir o NES nos EUA, David Rosen se encontrou com o CEO da Atari Corp, Jack Tramiel, e o presidente da divisão de Eletrônicos de Entretenimento da Atari, Michael Katz, em 1989. Tramiel recusou a oferta de distribuição, citando o Mega Drive como sendo muito caro, e a empresa, em vez disso, concentrou-se em seu computador Atari ST de 16 bits. Katz, no entanto, mais tarde se juntaria à Sega of America como seu CEO e supervisionaria o lançamento do console na região.

O nome foi registrado

Ao contrário de outras nações ocidentais, os EUA tinham um fabricante registrado de dispositivos de armazenamento chamado Mega Drive Systems Inc. Embora a empresa não fosse tão proeminente no final dos anos 1980 quanto era no início dos anos 1990, ela detinha legalmente os direitos da marca Mega Drive.

Ao descobrir que a marca registrada estava em uso e porque o termo em si estava mais associado a computadores pessoais do que a consoles de jogos, o fundador da Sega, David Rosen, decidiu que Genesis seria mais adequado para o console de 16 bits. Coincidentemente, o sistema passou por mais um nome antes de entrar no mercado consumidor na América do Norte.

Sega genesis

Isso ocorreu durante as negociações da empresa com a Atari, que deveria distribuir o console e seus jogos nos EUA antes que os planos se desfizessem e os dois gigantes dos videogames seguissem caminhos separados. Após a Sega ter decidido por um nome americano visivelmente “agressivo”, vários funcionários da Atari responsáveis pelo desenvolvimento de títulos para o sistema expressaram suas preocupações em relação à convenção de nomenclatura incomum.

Antes de apresentar suas ideias aos supervisores, o escritório da Atari em Chicago realizou um concurso para ajustar a rigidez do nome preferido pela Sega para o Mega Drive na América do Norte. Apesar de várias sugestões plausíveis que quase ganharam destaque, o “Genesis” de Steve Ryno recebeu a maioria dos votos. Se foi inspirado pela ideia do sistema ser um ponto de virada fundamental na indústria de videogames ou pelo filme Star Trek 2, isso permanece um mistério até hoje. No entanto, o nome pegou, e o Sega Mega Drive foi oficialmente renomeado, marcando o início do sucesso do gigante enquanto redefinia a percepção dos jogos no processo.

A Mudança foi apenas no nome

Do ponto de vista técnico, o Sega Genesis não foi o primeiro sistema a passar por uma mudança de nome antes de chegar às prateleiras dos varejistas norte-americanos. Na verdade, tanto a Nintendo quanto a NEC estavam cientes de que, para atrair um público ocidental mais amplo, teriam que reinventar seus consoles. Felizmente para a Sega, o Genesis não precisou alterar sua aparência para alinhar com sucesso seus recursos com as visões ocidentais sobre eletrônicos, que diferiam muito daquelas instiladas na cultura japonesa. A mudança de etiqueta regional, no entanto, contribuiu para a decisão de nomear o acessório do Genesis como Sega CD em vez de Mega-CD, já que seu nome japonês não tinha nenhuma conexão associativa com o sistema principal anunciado nos EUA e no Canadá.

Sega Genesis

Além disso, o processo iterativo de nomeação do Sega Genesis não foi exclusivo da América do Norte. Com mais de 300 títulos propostos, o braço japonês submeteu o sistema a um intenso escrutínio antes de decidir formalmente pelo nome Mega Drive. O que mais importava, no entanto, era a qualidade dos jogos produzidos pela Sega, que, em sua maior parte, permaneceu admirável ao longo da vida útil do console. Com o recente anúncio do Sega Mega Drive Mini 2 no Japão, os fãs de jogos retrô podem esperar aprender mais sobre essa nostálgica relíquia nos próximos meses. E, talvez em breve, o sistema em miniatura chegará às costas ocidentais, assim como o Genesis fez há mais de três décadas.

Algumas outras curiosidades

  • A Sega da América era uma simples distribuidora nos tempos do Master System, onde era, literalmente, uma empresa pau-mandada da sua matriz, sem direito a decisão de nada;
  • A empresa passou por três outros presidentes antes da chegada do Tom Kalinske, Gene Lipkin, Bruce Lowery e Michael Katz;
  • Foi oferecida para a Atari Games Division a possibilidade de distribuir o Mega Drive nos EUA, Jack Trammiel, o então presidente da empresa, recusou a oferta;
  • A trava de região do console foi uma decisão da Sega do Japão;
  • Joe Montana, um jogo da SEGA, na verdade tem como base John Madden, criado pela Electronic Arts;
  • A decisão de Sonic vir junto com o Mega Drive veio de uma ideia de Kalinske;
  • A ideia foi rejeitada por todos os diretores da Sega do Japão, mas Nakayama, o CEO da SoJ, apoiou a ideia e decisão do Kalinske sobre esta questão.

Fontes: SEGAretro, CBR, SEGA-16.

 

Comentários Facebook