Home Noticias CD Romance morreu? Calma lá gafanhoto!

CD Romance morreu? Calma lá gafanhoto!

2089
0

O popular site de tradução de fãs e compartilhamento de hacks de ROM, CDRomance, removeu todos os seus arquivos hospedados fora do site após um aparente desafio legal.

.

O CDRomance é popular entre os jogadores retrô, pois hospeda uma variedade de ROMs pré-patcheadas que oferecem acesso fácil a jogos traduzidos por fãs ou títulos que foram alvo de melhorias e modificações feitas por fãs.

“CDRomance é uma comunidade online envolvente e um arquivo dedicado à preservação do patrimônio dos videogames com foco em contribuições de fãs”, diz a descrição oficial do site. “Nossa coleção apresenta uma ampla gama de mods feitos por fãs, traduções e jogos originais, bem como títulos freeware e abandonware. Comprometido com a distribuição ética e não comercial de jogos, o CDRomance oferece um recurso valioso para entusiastas e historiadores de jogos, celebrando a contínua criatividade e dedicação da comunidade de jogos.”

O resumo do site também observa que ele está em conformidade com o DMCA.

Foi observado recentemente que o site não está mais hospedando nenhum arquivo, embora detalhes e links para os patches originais ainda estejam online. E, assim como o emuparadise, tem um jeito simples de baixar os jogos sem maiores problemas.

No entanto, nem tudo está perdido; como observado pelo Twitter @gunstargum, os arquivos foram movidos para uma localização diferente:

Tradução livre: “Eles moveram as coisas para fora do site, vá para cdromance.org e coloque o número CDR_TICKET que você vai achar nas páginas dos jogos do cdromance.com.

cdromance
Copie o ticket na página do jogo que vai baixar do cdromance.com
cdromance
Vá para o cdromance.org e cole o ticket aqui.

Recentemente, houve uma repressão aos sites de compartilhamento de ROMs após ações legais de detentores de propriedade intelectual que obviamente se opõem à violação de direitos autorais. Embora o CDRomance hospede jogos patcheados, naturalmente não possui os direitos autorais dos títulos distribuídos.

No entanto, os críticos dessa prática estão ansiosos para apontar que, ao remover tais sites, a preservação de jogos de vídeo sofre um golpe considerável; se as empresas não estiverem interessadas em traduzir jogos de décadas atrás, então versões pré-patcheadas feitas por fãs são um meio vital de levar esses jogos a novos públicos.

Fonte: Time Extension

Ou, ao invés de perder tempo de ficar se batendo em formas mais trabalhosas para baixar isos e roms, pode vir direto para cá: Talvez o site definitivo de roms, até o presente momento.

 

Comentários Facebook