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Gears of Rage traz Mode 7 para o Mega Drive

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Super Nintendo teve uma arma interessante na batalha contra o Mega Drive: a sua habilidade única de dimensionar e girar suavemente as camadas de fundo dos games usando o Modo 7, um recurso gráfico especial incorporado em seu hardware.

Essa característica foi bastante explorada em diversos jogos do SNES, como F-ZeroSuper Mario KartPilotwings e Contra III, conferindo ao console uma vantagem na famosa guerra dos 16-bits.

Embora a SEGA tenha adicionado recursos semelhantes no Mega Drive por meio do Sega CD, a verdade é que o sistema não contava com o mesmo recurso visual, mesmo que fosse possível alcançar efeitos semelhantes usando software em vez de hardware.

Por isso, a Laserbit Games, uma desenvolvedora focada em retrô, está atualmente utilizando essa abordagem em seu próximo jogo de corrida de visão de cima para baixo, o Gears of Rage. O estúdio afirma: Gears of Rage apresenta uma inovadora câmera do Modo 7 que não depende de nenhum hardware especial, apenas puro ‘blast processing’.” Essa declaração faz alusão ao jargão técnico utilizado pela SEGA nos anos 90 para destacar por que seu console era superior ao da Nintendo.

https://twitter.com/laserbitgames/status/1493590378943066119?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1493590378943066119%7Ctwgr%5Ec7f07214406377fb97d077f304f41ea63c48e927%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.arkade.com.br%2Fgears-of-rage-leva-o-bom-e-velho-mode-7-do-super-nes-para-o-mega-drive%2F

Embora Gears of Rage esteja em desenvolvimento há algum tempo (o trailer acima é do início de 2022, conforme observado pelo Time Extension), a Laserbit Games anunciou a chegada iminente de “grandes” revelações. O jogo certamente desperta interesse, e vamos seguir de olho nesta novidade

Fonte: Arkade


Agora é esperar para ver quando é que vai sair o jogo. Pelo pouco que foi mostrado no vídeo, percebe-se o bom uso do Motorola MC68000, o processador central do Mega Drive, para fazer o mode 7 que funciona de forma nativa no Super Nintendo.

Para quem conhece o hardware do Mega Drive, sabe bem do que o console é capaz de fato. Nos anos de 1980 e 1990 havia muitas limitações para a programação do sistema. Muitas delas derrubadas por vários homebrew feitos nos últimos 20 anos.

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