Home Família SEGA Pit-Fighter | Mega Drive – 35 Anos

Pit-Fighter | Mega Drive – 35 Anos

891
0
pit-fighter

Eu juro que tentei. Vim aqui, todo serelepe, digitei no ChatGPT, fala-me sobre Pit-fighter do Mega Drive e a empresa que criou. Mas é tanta gente usando o sistema que a IA se recusa falar sobre o jogo. Quem diria que uma inteligência artificial poderia ser nintendista não é?

pit-fighter

Enfim, queria deixar um texto mais preciso e descritivo no começo para, então, depois vir a falar um pouco mais do jogo, mas como estou impossibilitado de tal, vamos logo para o que importa, falar do Pit-fighter do Mega Drive!

Muitos por aí vão dizer que o jogo envelheceu mal, seja por sua proposta, seja pelos seus gráficos e eu digo, se for pelo caminho do último pensamento, tem muito título por aí que só não envelheceu mal, é impossível de ouvir e, até mesmo, de segurar o cartucho.

Se usarmos os nossos olhos atuais para os produtos antigos, muita coisa não passa pela primeira malha fina. Bom tirando isto de lado, para mim Pit-fighter, mesmo com a sua jogabilidade relativamente dura, é um grande clássico do Mega Drive e, também, dos arcades, sendo que este último eu só vim ter contato muito tempo depois.

Será que eu posso dizer o mesmo da versão do Super Nintendo? Nem em 10.000 anos. A empresa que fez o port da versão do Super Nintendo infelizmente conseguiu cagar o jogo de uma forma que não dá para explicar e, tão pouco, sugerir que os donos do console de 16-bit da Nintendo conheça o título. Quer jogar Pit-fighter? Ou pegue a versão do Mega Drive ou vai de Mame, sem maiores delongas.

No jogo você escolhe entre os lutadores Kato, Ty e… deixa eu ver aqui no Wikipedia, isso, o Buzz. Cada um especializado numa forma de luta. De acordo com o pai dos burros:

pit-fighter

  • Buzz é um ex-lutador de luta livre;
  • Kato é um faixa preta das artes marciais;
  • Ty é um campeão de Kickboxing.

Qual deles é o melhor? Depende somente do jogador. Como eu disse acima, cada um tem sua especialidade e esta vai caber melhor na mão de quem está jogando.

Uma das coisas que eu mais lembro da época era a associação que eu tinha deste título para com o filme O Último Dragão Branco, no Jean Claude Van Damme (espero que eu tenho escrito certo sem olhar pro Wikipedia) ao ponto que quando uma Ação Games falou sobre a versão do Super Nintendo eles colocaram algumas imagens deste mesmo filme. – E agora espero que eu não esteja errando o nome do filme em questão.

O jogo se passa num bar, debaixo de um viaduto e em outros locais, onde as lutas de briga de rua são sujas e com um público muito suspeito. Algo que se via em filmes dos anos de 1980 americanos. Bacana que o cenário é vivo, digo, as bordas tem os espectadores e se você for para os lados pode ser que leve uma facada ou seja empurrado de volta para a arena. Um toque interessante de interatividade.

Pit-fighter tem como oponentes que não conseguimos jogar o
Executioner, Southside Jim, Angel, Mad Miles, Heavy Metal – que é interpretado por uma mulher e só fui saber disso só agora nos anos 2000 -, Chainman Eddie, também conhecido como bebezão em alguns locais do Brasil e o Masked Warrior.

pit-fighter

Você irá lutar com cada um destes lutadores e vai ganhando uma quantia em dinheiro que serve apenas para pontuação e entre algumas lutas ocorre o Grudge Match, onde você tem de derrubar o oponente, que pode ser a cópia do seu personagem se tiver jogando sozinho ou o seu amigo, se estiver jogando de dois.

No todo são quinze partidas para finalizar o título. Na versão arcade pode-se jogar até três pessoas, enquanto que no Mega Drive, são duas. Jogando sozinho é gostoso e interessante, mas jogando de 2 players na versão do Mega Drive, o negócio fica louco.

O título saiu para vários sistemas além do Mega Drive, Super Nintendo e o Arcade, de acordo com o Wikipedia foram ainda:

Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, MS-DOS, Game Boy, Lynx, Master System, ZX Spectrum

Quer dizer, foi aquele jogo bem popular que saiu para o maior número de plataformas possíveis, algo bem parecido com um outro jogo não tão bom – para não dizer ruim – quanto Pit-Fighter, um tal de Primal Rage, conhecem?

Pit-Fighter foi, literalmente, o pai do Mortal Kombat no que se tangencia os gráficos digitalizados. É um título que foi a frente do seu tempo, na época que foi lançado e que vale a pena conhecer.

E para conhecer, caso não queira jogar, é fácil, assista a nossa live que fizemos sobre o jogo, lá no Canal da Comunidade Mega Drive juntamente com Double Dragon.

Comentários Facebook