Home Artigos Hidden Gems, aqueles jogos “escondidos”!

Hidden Gems, aqueles jogos “escondidos”!

318
0

Uma coisa é certa, se formos perguntar quais são o Top 5 do NES, Mario e Megaman estarão presentes, se formos para o SNES, Chrono Trigger e Super Mario World, no Master System, Outrun e Alex Kidd in Miracle World, Mega Drive, Sonic e Streets of Rage. Mas se perguntarmos para a geral se alguém jogou Twinkle Tale, do Mega Drive, poucos irão responder ou quase ninguém e isto é considerado um daqueles títulos Hidden Gems, que poucos tiveram contato.

Para o Wiktionary, o que segnifica a palavra Hidden Gem (joia escondida, rara, para o nosso português)

Alguma coisa que possuí um valor ou uma beleza que não é imediatamente aparente, sendo assim não recebendo ou tendo pouco reconhecimento do que merece.

E nesta questão os Hidden Gems não se escondem tão somente nos videogames, pois isto é um termo geral para quaisquer produtos ou objetos de cunho cultural. Seja um filme, um livro, um seriado, uma pintura e até mesmo atores que, por vezes, são desconhecidos do grande público.

Mas no que tangencia naquilo que importa para gente, que são os jogos eletrônicos, se passarmos um bom tempo perscrutando os sistemas que temos em mãos – seja aí o Mega Drive, o Super Nintendo, o Atari 2600, o NES, o Sega Saturno, o PSX e tantos outros por aí – e passarmos a analisar a biblioteca de jogos destes veremos que os mesmos não se resumem a tão somente os Clássicos Absolutos que sempre estarão na lista de sites e canais por aí.

Quando passamos um bom tempo experimentando uma determinada biblioteca, acabamos por perceber que existem jogos que ou passamos batidos porque a capa do título não condiz com o que ele é na realidade ou a revista de videogame da época desdenhou do jogo em questão ou, até mesmo, os amigos que tínhamos falaram mal do jogo e fomos nas opiniões deles.

Agora com o acesso a informação fácil, com os jogos a um clique do mouse, de diversos canais pegando jogos mais “obscuros“, fica mais amplo em se descobrir alguns ou vários hidden gems dos mais diversos sistemas e isto é bom, para não dizer ótimo.

Muitos títulos foram lançados no Japão e nunca viram a luz do dia de ter uma tradução em inglês, outros saíram apenas na Europa e, até mesmo, alguns jogos produzidos no Brasil nunca viram uma distribuição nacional. Com a internet isto mudou e as pessoas estão redescobrindo diversos títulos antes completamente obscuros.

Precisamos achar estes hidden gems e apreciá-los da forma na qual eles foram criados, principalmente para a sua época, pois julgar algo do passado com olhos do presente pode criar um belo de um anacronismo e não é isto que estes títulos merecem.

Poderia aqui citar diversos Hidden Gems de alguns sistemas, mas irei me ater a alguns e todos estão bem-vindos para discordar da minha lista. Vamos começar com o NES, indo para o SNES, Master, Mega Drive. Vamos lá:

NES

Hidden Gems

Hidden Gems

Hidden Gems

Hidden Gems

SUPER NINTENDO

Hidden Gems

Hidden Gems

Hidden Gems
Seiken Densetsu 2

Hidden Gems

Master System

Hidden Gems

Mega Drive

Hidden Gems

Claro que a lista acima são alguns dos mais diversos jogos que eu considero hidden gems e que eu sinto que são pouco conhecidos pelo público gamer aqui do Brasil e, desta forma, estou sendo bem generalista no processo.

Ainda assim, acredito que tentar conhecer melhor a biblioteca de jogos de uma determinada plataforma pode mudar a forma de como os jogadores / consumidores de ver estas mesmas, principalmente quando se fala que o Mega Drive tem mais cara de arcades e que o Super Nintendo tem jogos mais infantis.

E para vocês, quais são aqueles jogos que considera hidden gems? Diga aí nos comentários.

Comentários Facebook