Home Artigos Sega Saturn, não esquecemos de você!

Sega Saturn, não esquecemos de você!

499
0
sega saturn

Infelizmente não tive o tempo hábil para escrever algo legal sobre o Sega Saturn no dia 22 de Novembro, quando ele completou 25 anos de existência, por conta disto, sim, creio que foi uma falha minha – não da Comunidade Mega Drive – de não ter preparado algo com antecedência e, desta forma, parecer mais um que só se alembra dos consoles mais populares.

Mas vamos tentar remediar um pouco isto aqui, agora, neste exato momento, ou, na verdade, nestas linhas retas que estão sendo digitadas no WordPress e que irá ao ar logo em seguida para que, assim, as pessoas possam ler um pouco mais sobre o Sega Saturn.

Só que… o que eu poderia falar sobre o console e não ser ululante nas palavras onde muitos já o fizeram ao longo dos anos? Falar que o Sega Saturn é um ótimo console de luta é basicamente chover no molhado. Que a sua arquitetura estranha permitiu que o PSX (PlayStation ou PSOne, como queiram chamar ele) desse uma voadora nele no meio na pleura e, desta forma, fazendo com que o planeta inteiro só prestasse atenção no console da Sony, todo mundo já sabe disso.

sega saturn
Lara Croft é mais magrinha no PSX.

A SEGA poderia ter feito algo bem diferente usando as diversas sugestões da SEGA da América? Claro, poderia, mas seria o mesmo que deixar a SEGA da América ser dona da própria SEGA e isto, claro, nunca aconteceu. Ou então reclamar da falta de títulos mais fortes e de suas franquias conhecidas no Mega Drive ou Master System? É fácil, bem fácil rebaixar o console de 32-bit da SEGA, mas, não, não faremos isso.

O Sega Saturn, apesar dos pesares, foi parte do imaginário gamer em diversas partes do mundo. Ele, com o seu design parrudo, dando continuidade a cor negra que a SEGA adotou nos seus consoles, parecia realmente o rebento do Mega Drive, ao ponto que o seu controle, se observamos, tem em seu design o controle de 6 botões embutido.

sega saturn
observem a parte black piano…

Ele era um console que poderia ter dado muito certo, se a sua arquitetura fosse bem diferente daquilo que temos. Não sei se vocês sabem, mas existiu a possibilidade do Sega Saturn ter recebido o hardware do Nintendo 64, mas rodando CD, só que os japoneses da SEGA esnobaram esta possibilidade. Já imaginaram o que poderia ter acontecido?

Se o Saturn tivesse dado mais certo, não sendo apenas um bom console em vendas no Japão, certamente a SEGA não teria rushado a produção do Dreamcast e ainda teríamos ótimos jogos para o Sega Saturn, mostrando o seu real poder no final de uma geração, como sempre acontece.

Apesar de todos estes pesares, das dissonâncias por parte das duas SEGAs, o console, o Sega Saturn, deixou a sua marca na história. Ali, dois grandes títulos ainda são lembrados com grande carinho por todos os fãs do console, Panzer Dragoon e Nights into Dreams e, pessoalmente, ainda coloco títulos como Clockwork Knight, Daytona USA, Shining Force III e Virtua Fighter 2.

sega saturn
Desenho por moebius

O Mega Drive pode ser eterno, o Dreamcast o console mais redondo da SEGA, o Master System o patinho feio, mas o Sega Saturn é o monstro incompreendido da SEGA que teve um filho bastardo anos depois, chamado PlayStation 3.

Longa vida ao Sega Saturn, que ele continue a atiçar a curiosidade dos jogadores anos a frente no futuro.

Comentários Facebook