Home Process Blasted Setembro Amarelo, faça sua parte.

Setembro Amarelo, faça sua parte.

358
0

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

A Comunidade Mega Drive tenta fazer a sua parte, pois sabemos que as nossas lives que acontecem em nosso canal, assim como os textos no site, além dos nossos grupos no Facebook dão entretenimento, se não na medida certa, naquilo que é importante para esta ou aquela pessoa que está numa situação de tristeza, seja em qual nível for.

Setembro Amarelo

Se você tem parentes ou amigos que está numa situação depressiva ou que, vez ou outra, apresenta um sinal de tristeza, se faça presente na vida desta pessoa, pois, você, pode fazer toda a diferença.

Nesta campanha do Setembro Amarelo, não jaz a questão de se vincular para se mostrar solidário e, sim, participar do mesmo da melhor maneira que for possível, seja você criador de conteúdo ou não, somos, acima de tudo, humanos e merecemos dar e receber a atenção que for necessária nas situações mais difíceis de nossas vidas.

Os amigos verdadeiros, aqueles que realmente padecem de sua intranquilidade emocional, que conhecem o vai e vem da sua vida, sempre estarão do seu lado, diferentemente daqueles que só aparecem quando algo de bom acontece na sua vida ou quando você está de bem com a vida.

Setembro Amarelo
Imagem oficial: OPAS OMS Brasil – PAHO WHO Brazil

Claro que todos nós temos as bagagens que carregamos em nossas costas durante toda a nossa vida, mas de que adianta ter este peso todo em seus ombros se, ao menos, não enxerga aqueles do seu lado que não conseguem mais sequer andar com todo este peso nos ombros e, também, em seu coração?

O mês de setembro é mais que um alerta, um chamado, uma forma de expressar para muitos que não padecem do mal da depressão, que pode levar ao suicídio. Devemos ficar sempre atentos aos sinais que aparecem nos seus esboços iniciais. Ficarmos juntos e fortalecer os laços de amor e amizade que temos com os nossos amigos e familiares. Até mesmo aqueles que são apenas conhecidos merecem ajuda.

Setembro Amarelo

O número acima é do CVV, Centro de Valorização da Vida e a pessoa pode ligar de qualquer lugar do país, 24 horas por dia. As pessoas são extremamente atenciosas e isto faz uma gigantesca diferença. Aproveite e conheça mais sobre o CVV e sua campanha do Setembro Amarelo!

Por vezes achamos que a depressão, a tristeza profunda são apenas fases que algumas pessoas passam, mas isto está longe de ser verdade. Algumas pessoas dizem por aí, principalmente quando tem pessoas conhecidas, que é só ocupar a mente, só trabalhar mais, só praticar esportes que tudo isto vai passar, é fase, nada de mais. Ocupe-se com algo que você gosta. Ouça música. Assista um filme. Leia um livro. Ligue um console, talvez ele lhe console.

Conquanto que estas sugestões, de maneira geral, possa afastar o marasmo que ocupa boa parte de nossas vidas, coisa de praxe para a vida habitual, para aqueles que sofrem com a vida – que não são poucos – nada mais faz sentido, nada tem o mesmo sabor de antes e mesmo que sejamos forçados para tal, tudo ao redor se torna cinza, inodoro, insipido e o que antes nos divertia, nada mais dá o devido prazer.

Claro que não se deve tratar as pessoas com os sinais claros – ou não – de depressão ou quadro suicida como alguém doente, alguém que desistiu de viver, pelo contrário, se ela está aí até hoje, é porque esta pessoa ainda tem a coragem de viver e quer continuar nesta jornada misteriosa rumo ao desconhecido e se tiver amigos e familiares que reconhecem a dor daquele indivíduo e que conseguem ajudá-lo a passar pelos problemas que tem, cada passo a seguir é uma vitória incomensurável. E o Setembro Amarelo está aí para relembrar de quão isto é importante.

Como se encontra no Talmude: “Quem salva uma vida, salva um mundo inteiro.”

A imagem abaixo é a que usaremos durante o resto do mês de Setembro Amarelo e quem quiser compartilhar, copie a imagem e o faça. O meme do console talvez lhe console é legal, mas está na hora de levarmos um pouco a seriedade da tristeza.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo – Comunidade Mega Drive

Comentários Facebook