Home Artigos Emular é preciso!

Emular é preciso!

597
0
emular

Por que emular é preciso?

Não estou aqui querendo falar que coleção é coisa de gente bocó, pelo contrário, é algo que admiro muito e respeito. Não vou falar que gastar rios de dinheiro para se ter um item X, Y ou Z, é imbecilidade, o dinheiro é de cada um e cada qual faz o que bem entende com ele.

Não vou chegar aqui e dizer que essa história de sensação única e exclusiva que se tem ao jogar no console original e numa TV de tubo é uma expressão idiota, nada disso, o sentimento orgástico é de cada um, pois é uma experiência que somente aquela pessoa pode sentir e que vai descrever com todos os detalhes para todos aqueles que lhes querem dar ouvidos.

emular
Só vale aqui… AQUUUUUUIIIII!

O que eu quero trazer com um pequeno texto que pensei agora de manhã enquanto lia Harry Potter e ouvia Matruz com Leite é apenas uma força de expressar como eu me importo com os videogames e de como eles tem de ser preservados a todo custo.

Não é uma questão de coleção

Cada um pode ter quantos videogames e jogos estão dispostos a colocar em suas casas e apartamentos, na necessidade possível e na possibilidade tal qual. Creio que ninguém pode prejulgar coleções alheias, sejam elas para ostentar, para preencher prateleiras ou para se autointitular-se sobre um determinado nicho e achar que todos os outros precisam ajoelhar-se perante tal questão.

Na verdade o videogame ganhou uma grande variedade de admiradores que chegou-se num ponto que dezenas, centenas e até mesmo milhares deles compram os consoles e os jogos e nunca jogaram nos mesmos, parece loucura, é loucura, mas, cada um com cada qual e eu não estou aqui para isso.

A existência da emulação não é uma questão de dar uma quebrada na sua admirável coleção de jogos piratas, muito pelo contrário. A emulação tornou viável o “culto” ao retrogaming, onde jogadores no mundo inteiro que estão a disposição para entrarem no emaranhado dos emuladores se permitem conhecer os mais diversos jogos antes estes disponíveis apenas em locadoras, lojas ou nas imagens 2D das revistas.

emular
melhor mesmo os jogos só serem jogadores nos cartuchos e inacessíveis para grande maioria não é?

O ato de emular permite que aqueles jogos mais obscuros, muitos deles antes sem nenhum tipo de tradução, possam ser jogados após muitos anos esquecidos lá nalgum canto da internet, mesmos estes sendo dumpados nos anos de 1990.

Arquivamento histórico

Antes de mais nada é importante frisar que os jogos eletrônicos, sejam estes gravados em disquetes, CD’s ou memórias Rom, tendem a “morrer”. Os seus meios físicos, com o passar do tempo, vão se desgastar e, por conseguinte, não poderão ser mais lidos pelos aparelhos criados para tal ato.

Ainda devemos levar em consideração que estes mesmos aparelhos, computadores, consoles e afins, também tendem a perder a sua utilidade, como qualquer produto industrial e, por fim, se tornam completamente inúteis.

No momento que existe a possibilidade de copiar, ripar ou dumpar os programas que se tornam os nossos estimados jogos, é de suma importância que seja feito exatamente isto para com os mesmos. As cópias, mesmo que não residam em seus formatos originais, ajudam como sem igual no arquivamento histórico destas pequenas obras de arte.

emular
Este é o destino final da grande maioria dos fliperamas ao redor do mundo…

E o ato de emular permite que estas mesmas cópias possam ser experimentadas por toda uma geração que sequer sabe da existência destes jogos. E, imaginemos, para se jogar os mais de 10.000 jogos que são possíveis rodar no MAME se faz necessário que tivéssemos as placas de todos estes jogos, tornando toda esta questão não fisicamente impossível, mas economicamente inviável.

Emular é preciso

Os jogos eletrônicos ainda estão a um bom alcance de qualquer pessoa com dinheiro. Ainda são fáceis de serem adquiridos, mesmo os itens mais raros, mas para uma grande maioria que pouco se importância em ter tais produtos em caixas, prateleiras e afins, as isos e as roms fazem o seu principal papel, isto é, de trazer a diversão para todo e qualquer jogador, deixando o videogame extremamente democrático.

E, para mim, a principal função dos videogames é esta, trazer a diversão para todo aquele que queira passar um tempo, se com os jogos novos, pagando devidamente para os que criaram os títulos, para os antigos, aquelas fitas já foram pagas, não há necessidade de pagar mais uma, duas, 10 vezes.

Emular é preciso, seja para cunho histórico, seja para cunho social, seja para nossa diversão. E aproveitando a questão, deixo aqui link para pacotes de roms do Mega Drive, Master System, Super Nintendo, NES e GameBoy.

Comentários Facebook