Home Artigos Capcom Beat ‘Em Up Bundle (PS4)

Capcom Beat ‘Em Up Bundle (PS4)

Análise do jogo Capcom Beat 'Em Up Bundle (2018) para o console Playstation 4.

550
0
Tela título.

Quando pensamos em jogos de briga de rua (Beat ’em up) logo nos vem em mente desenvolvedoras como SEGA (Golden Axe e Streets of Rage), Technōs Japan (Double Dragon e River City Ransom), Konami (Vendetta, Teenage Mutant Ninja Turtles) e principalmente a Capcom (Final FightCadillacs and Dinosaurs) que é a protagonista desta análise!

Belíssima arte exclusiva criada para essa coletânea!

Velha conhecida por lançar inúmeras coletâneas com diversos jogos de seus arcades clássicos e também de franquias como Megaman e Street Fighter desde o mais longínquo tempo do primeiro Playstation e Sega Saturno até aos consoles da atual geração, desta vez nos brinda com uma bela coletânea unicamente focada em jogos de Briga de Rua que reúne 7 belos exemplos do que as placas CPS-1 e CPS-2 faziam nos anos 80 e 90.

  • Final Fight (1989): Lançado inicialmente para ser o sucessor do primeiro Street Fighter, acabou se tornando a referencia para beat ’em ups no final dos anos 80. Seus principais ports foram lançados para Super NES (1990), SEGA CD (1993) e Sharp X68000 (1992).

    Loucuras em Metro City!
  • Captain Commando (1991): Aventura futurística ambientada na famosa Metro City que renovou o velho mascote da Capcom, utilizado nas propagandas de seus jogos para NES. Seus principais ports foram lançados para Super NES (1995) e Playstation (1998).

    Metro City num futuro distópico…
  • The King of Dragons (1991): Sucessor espiritual do jogo Magic Sword que bebeu da mesma fonte mas conseguiu unir a jogabilidade típica dos beat ’em ups com elementos do RPG Dungeons & Dragons. Seu principal port foi lançado para Super NES (1994).

    Apanhando pro chefão!
  • Knights of the Round (1991): Continuando com a mecânica de evolução de personagens já experimentada em The King of Dragons, dessa vez jogamos com os míticos Cavaleiros da Távola Redonda em busca do Santo Graal. Seu principal port foi lançado para Super NES (1994).

    Escolha o seu cavaleiro preferido!
  • Warriors of Fate (1992): Continuação direta do jogo Dynasty Wars de 1989 e também baseado no mangá Tenchi wo Kurau que adapta uma clássica história da China Antiga conhecida como o Romance dos Três Reinos. Seus principais ports foram lançados para Playstation e Sega Saturn ambos em 1996.

    Na China Antiga já tinha briga de rua!
  • Armored Warriors (1994): Também conhecido como Powered Gear no Japão, é um briga de rua de robôs gigantes que teve um spin-off algum anos depois conhecido como CyberBots. Inédito em consoles.

    Combata utilizando os clássicos mechas japoneses!
  • Battle Circuit (1997): O mais exótico de todos os jogos dessa coletânea nos traz personagens diferenciados tanto no design quanto nos movimentos que as vezes se parecem com jogos de luta. Também inédito em consoles.

    Personagens caricatos unidos de uma excelente jogabilidade!

Como citei na lista acima, essa coletânea contém jogos de variadas temáticas que vão desde a fantasia medieval à futuros distópicos e apocalípticos. É claro que alguns irão se perguntar sobre o porque de não constarem nesta coleção de jogos, títulos como Cadillac and Dinosaurs, Alien Vs Predator e Dungeons & Dragons? Simples, tais jogos são adaptações de franquias terceiras que requerem uma licença prévia para a utilização dos mesmos e os dois jogos da franquia Dungeons & Dragons já foram lançados alguns anos antes com o título de Chronicles of Mystara para PS3, XBox 360, Wii U e Steam.

Art work com os personagens de The King of Dragons.

Infelizmente em ralação à extras, temos muito pouco nesse pacote. É notável a beleza artística nas diversas art works, flyers e arte dos gabinetes dos arcades originais, porém é só isso mesmo. Conteúdo extra como entrevistas, jogos destraváveis e outros quitutes, foram totalmente esquecidos aqui. Outro detalhe que me chamou atenção foi a escassa presença de troféus/conquistas, que por sinal as que temos são fáceis e nada desafiadoras de serem conquistadas.

Flyer original de Knights of the Round.

No mais, a emulação oficial é bastante competente, nos trazendo a fluência da jogabilidade e a linda arte dos pixels que aqui se faz protagonista. O Bundle também nos dá a possibilidade de jogar as respectivas versões japonesas de cada título, que as vezes valem mais a pena em jogos que contenham algum tipo de censura em suas versões ocidentais.

Vilões de Captain Commando.

O principal ponto negativo é o seu modo online que infelizmente funciona mais travado e lagado do que tudo! Espero que a própria Capcom consiga corrigir tal erro em breve. Vale lembrar também que o bom e velho modo multi-player local está presente e funciona muito bem por sinal.

Tirando as observações negativas citadas, esse pacotão de jogos veio no momento certo e com certeza vale a pena. Recomendo aos fãs de briga de rua que estão órfãos de tal gênero nos dias de hoje e também para os novatos que estão a procura de velhos e bons desafios. Capcom Beat ‘Em Up Bundle teve seu lançamento no dia 18 de setembro de 2018 para PS4, Xbox ONE, Nintendo Switch e Steam.

Arte exclusiva do pacote.

Prós:

  • Dois jogos pela primeira vez em consoles domésticos (Armored Warriors e Battle Circuit)
  • Emulação eficaz
  • Belíssimas artes na seção dos extras
  • Modo cooperativo local

Contras:

  • Online injogável no momento
  • Pouquíssima variedade de troféus/conquistas
  • Poderiam ter colocado mais conteúdo extra e destravável

Nota Final: 7,5 de 10,0

Nota: A versão utilizada para essa análise foi a do console PS4.

Revisão de texto: Bruna Chaves

Comentários Facebook