
É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento da DeVuego PT (website, press kit), a Base de Dados dos Jogos Eletrônicos Portugueses – um projeto dedicado a preservar, catalogar e divulgar o patrimônio da indústria de jogos em Portugal. Apadrinhada e apoiada pela tradicional DeVuego – Base de Datos del Videojuego Español (website), criada por Yova Turnes, a versão portuguesa também surge em parceria com a APVP (website) – Associação de Produtores de Videojogos Portugueses.
A Base de Dados dos Jogos Portugueses em números:
- 2.181 jogos;
- 1.210 créditos;
- 568 criadores(as);
- 220 estúdios;
- 132 editoras;
- 2.631 lançamentos;
- 80 lojas;
- 92 preços;
- 1.458 capturas de tela;
- 247 vídeos;
- 2.308 capas;
- 252 fichas técnicas;
- 1.582 referências na mídia;
- 46 prêmios.
E muito mais!
Funcionalidades disponíveis:
- Explorador de jogos
- Categorização por diversos critérios: gêneros, plataformas e mais.
- Calendário de lançamentos;
- Jogos em desenvolvimento;
- Profissionais da indústria;
- Perfis de lojas;
- Mapa de estúdios e empresas.
- Estatísticas e gráficos (jogos por ano, lançamentos por formato, por loja, entre outros);
- Classificações: mais vendidos, melhor avaliados e outros rankings.;
- Recursos para profissionais: informações e ferramentas úteis para quem atua no setor.;
- Notas de imprensa: comunicados oficiais sobre; lançamentos e atualizações.;
- Ficha detalhada de jogo: inclui capturas de tela, vídeos, datas de lançamento, créditos, dados técnicos, análises, cobertura da imprensa, informações de vendas, onde comprar e capas.
DeVuego PT
Objetivo, história e equipe por trás do projeto
Mais do que uma simples ferramenta de consulta, a DeVuego PT tem como objetivo ser uma base sólida para preservar a história e compreender a evolução do desenvolvimento de jogos no Brasil — acompanhando o crescimento da indústria, valorizando a criatividade nacional e inspirando as futuras gerações de desenvolvedores.
O projeto também simboliza uma ponte — simbólica e prática — entre as comunidades de desenvolvimento de jogos de Portugal e Espanha, promovendo a colaboração entre os dois países.
“Essa colaboração vai além do esforço de preservação; trata-se de construir uma base sólida para entender a evolução do desenvolvimento de jogos em Portugal, permitindo acompanhar o crescimento da indústria enquanto homenageamos a criatividade que nos trouxe até aqui.” — APVP
Nenhum projeto nasce sozinho. A DeVuego PT começou a tomar forma durante uma road trip de Filipe Veiga e Jesús Fabre, que viajaram do Porto para Barcelona, com destino ao Retro Barcelona. Foi em uma das paradas dessa viagem que eles se encontraram com Yova Turnes e conheceram o incrível trabalho da DeVuego na Espanha.
A road trip já faz parte do passado, mas essa nova jornada está apenas começando. Por enquanto, o convite é claro: aproveitem ao máximo esta base de dados e, acima de tudo, participem ativamente na sua construção.