Será que tem futuro o mercado de videogames? – MegaCast # 07

Compartilhar não custa nada!

E aqui chegamos a mais um episódio do MegaCast. Agora iremos cagar algumas regras de futuro sobre a nossa visão do que pode vir a ser o Mercado Gamer. Será que iremos acertar? Será se iremos errar? As mães Dinah da Comunidade Mega Drive ficaram ouriçadas em tentar prever o futuro. Neste caso este MegaCast conta com a participação de:

Daniel Gomes
Alfredo Junior
Celso Affini
Bruno Shinkou

Assim como outros muitos podcasts que existem por aí, o exercício da futurologia, se você não é versado no assunto, cai completamente nos maneirismos daqueles que tentam prever o futuro sem apenas com aquilo que imaginam ser este futuro. Você não sabe o que é a futurologia? Pois bem, uma breve explicação. (Wikipedia)

futurologia é a tentativa de prever, com uma abordagem científica, o futuro mais ou menos remoto da humanidade, tendo como objetivo abordar os vários cenários possíveis do futuro. [1]

Apesar de uma elevada exatidão em pontos específicos, o trabalho de um futurólogo não é indicar o que vai acontecer, mas sim o que poderá acontecer. Em futurologia os cenários e eventos são, ou não, definidos como:

  • possíveis,
  • prováveis,
  • desejáveis.

A futurologia busca entender o que provavelmente continuará e o que poderá plausivelmente mudar. Parte da disciplina pretende, assim, uma compreensão sistemática e com base em padrões do passado e do presente, e para determinar a probabilidade de eventos e tendências futuras. [2] A futurologia demonstra-se assim como uma ajuda à tomada de decisões.

As áreas de aplicação da futurologia situam-se sobretudo a nível político e de alta gestão, sendo que o objecto da Futurologia confunde-se por vezes com o de Estratégia. No limite as metodologias inovadoras da futurologia (planeamento de cenários/ scenario planing) vieram substituir os métodos clássicos de planeamento.

Apesar de a maioria das pessoas não estar familiarizado com o conceito de futurologia, em quase todas as áreas científicas existe alguma conhecimento da mesma.

  1. Os sociólogos prevêm como os povos irão reagir à globalização.
  2. Os gestores de marketing prevêm as próximas necessidades do consumidor.
  3. Os historiadores encontram fatores de repetição da história.
  4. Os demógrafos indicam-nos que o crescimento da população tende a estabilizar.

A construção de um bom trabalho de futurologia depende assim da transversalidade da sua pesquisa.

Então baixe aí o episódio desta quinzena e boa ouvida!

Editado por Produtura Hudon

Compartilhar não custa nada!

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros