The Revenge of Shinobi

Compartilhar não custa nada!

Historia

Três anos depois da primeira batalha contra a organização criminosa Zeed a mesma como a se reformular e  desde então, seu poder cresce sem limitações e renomeado-se “Neo Zeed”. Neo Zeed decide ter a sua vingança sobre o clã Oboro do Ninja Joe Musashi que frustou seus planos no passado. Que começa atacando seu mestre e antes de morrer ele conta toda a trama que Neo Zeed preparou assim como o sequestro de sua noiva, Naoko. Joe Musashi parte mais uma vez como Shinobi em busca de vingança e de colocar fim aos planos da Neo Zeed percorrendo todo os Estados Unidos da America.

O jogo é um de plataforma tradicional side-scrolling. O jogador controla Joe Musashi e deve completar oito estagios antes do confronto final com o lider da Neo Zeed. Além de sua variedade normal de movimentos e ataques, Musashi tem a capacidade de executar quatro técnicas especiais “Ninjutsu”. Apenas uma pode ser usada em cada nível, a menos que um bônus adicional que foi apanhado durante o jogo ou quando ao Ninjutsu Mijim e usada. As quatro técnicas ninpo empregados por Joe Musashi são as seguintes:

  • Ikazuchi (A arte do trovão): Envolve Musashi com um escudo de energia de raios que desaparece depois de 4 ataques consecutivos.
  • Karyu (A arte do fogo): Invoca quatro colunas em forma de dragão de fogo que se movem através da tela e cusa danos em  todos os inimigos em seu caminho.
  • Fushin (A arte de flutuar): Melhora a agilidade de Musashi elevando sua capacidade de saltar.
  • Mijin (A arte de pulverização): A mais poderosa técnica no jogo. Musashi explode, causando dano em  todos os inimigos na tela ao custo de uma vida. Quando Musashi utiliza o Minjin, sua energia vital e totalmente restaurada e também é concedida uma tecnica extra quando ele se recupera.

Uma variedade de caixas de bônus podem ser encontrados em cada nível, alguns escondidos no cenário. Estas incluem simples power-ups, como shuriken extra ou corações, bem como itens especiais para ganhar vidas ou ataques extras de Ninjutsu. Além de power-ups, algumas caixas podem conter bombas-relógio explosivos que detonam quando o fusível se esgota ou se Musashi chegar muito perto (embora ele pode sair do raio de explosão se o jogador for rápido o suficiente).

O jogo é dividido em quatro dificuldades. Conforme aumenta a dificuldade, mais inimigos aparecem por estágio. No Hardest Musashi leva o dobro de dano e a quantidade de vidas diminui de 10 para 1. No menu de opções, o jogador também pode escolher a quantidade de shuriken de 0-90 (Embora seja possivél usar um truque para obter shuriken´s infinitos).

O jogo e dividido em 8 estagios e cada estagio é composto por três fases, a última da qual é uma batalha contra um chefe:

Província Ibaraki (Japão)

Esta floresta de bambu na periferia de Ibaraki é onde o jogo começa. Através destas ruínas antigas Musashi deve fazer o seu caminho para a “House of Confusion”. No final deste estagio, ele é confrontado por um poderoso samurai conhecido como Blue Lobster.

Tóquio

Musashi começa este estágio perto de um desfiladeiro rochoso. Ninjas alados atacam Joe a todo momento. Uma vez que ele crize as cachoeiras, a fase passa a ser sobre os telhados escuros de Tóquio e eventualmente em uma discoteca aonde Shinobi deve lutar contra o ninja Shadow Dancer.

Base Militar

Este complexo militar de Neo Zeed é fortemente guardado por soldados armados. Musashi vai encontrar de infantaria leve, bem como “Gunners” usando lança-chamas e cães de ataque. A segunda fase leva Musashi a bordo de um cargueiro aereo, e se ele passar por uma das portas abertas durante o voô, ele morre. A aeronave é controlada por um poderoso supercomputador que abriga um cérebro humano sendo o chefe desse estagio.

Detroit

Detroit é um grande ferro-velho, amontoados  de lixo e carros impendem a passagem, correndo através de correias transportadoras que levam o metal comprimido a um forno de fusão. E no final do estagio uma dura batalha contra um androide que lança destroços de carros e motores sobre Musashi.

Area 818

Começando em um arranha-céus Musashi passa pelos guardas armados e canhões laser. Passado por uma auto-estrada aonde freiras se transformam em Kunoichi´s e o trafego intenso impedem o avanço. A batalha final é travada em cima de um veículo blindado carregando um míssil balístico gigantesco.

Chinatown

Após um confronto com as gangues de kung-fu de Chinatown, Musashi sobe a bordo de um trem em alta velocidade que o faz desviar das vigas de aço e do crescente numero de ninjas que tentam bloquear seu avanço. Eventualmente, ele encontra-se nas teias do Homem-Aranha mais o inimigo se revela outra coisa.

Nova Iorque

Gunners Ninjas e máquinas de assalto guardam o quebra-mar nas docas de Nova Iorque. Saltando de barco em barco infiltrando-se, Shinobi adentra um galpão recheado de armas e fica cara a cara com um dinossauro.

Neo Zeed Stronghold

Aqui é onde Musashi enfrenta seu inimigo final que é o líder de Neo Zeed. A bela Naoko está preso em algum lugar abaixo do labirinto desta fortaleza e Joe deve encerrar o chefe rapidamente antes que a armadilha mate Naoko. Há dois finais no jogo, um se Joe derrotar Zeed antes de Naoko morrer e outro se ele for lento e Naoko morrer durante a batalha.

Graficos

Qualquer um que jogou ou vai jogar Shinobi já pode esperar por gráficos muito bonitos e todos os apetrechos ninjas possíveis. Sendo continuação do jogo Shinobi de 1987 o mesmo ganhou gráficos muito bem trabalhos e detalhes jamais vistos antes no console. O que garantiu sucesso absoluto do jogo, tornando ele um clássico obrigatório a todos que se aventuram por terras megadraivianas.

shinobishinobi

Graficos primorosos e movimentação perfeita, uma continuação a altura do ARCADE

Além disso o jogo e bem colorido, com muitas diversificações nos cenários que fazem o jogador realmente se sentir no local em que o jogo se passa. Shinobi traz gráficos que lembram aqueles filmes orientais no meio dos bambuzalis, grandes cidades e labirintos abarrotados de ninjas.

Som

A trilha sonora e perfeita, feita pelo mestre Yuzo Koshiro toda a trilha caracteriza bem o que cada cenário representa e faz o jogador embarca numa aventura única com efeitos muito realista e explosões vividas. Acredito que o fato musicalidade de um jogo o torna ainda melhor e esse jogo consegue fazer isso da melhor forma possível.

Uma trilha sonora mais que perfeita que faz qualquer um entrar dentro do jogo

Mais uma vez a SEGA trouxe a tensão das musicas durante a batalha com os chefes e também colocou o jogador  no lugar de Joe Musashi que ao passar pelo bairro Chinês e compelido por uma musica que não deixa duvidas que estamos realmente lá.

Jogabilidade

O jogo possui uma jogabilidade a beira dos ARCADE´s da época, trazendo elementos fortes e desafiadores, fazendo o jogador usar a cabeça para sair de certas situações. E claro todas as habilidades de Joe Musashi são pensadas para isso, existindo sempre mais de uma opção para superar o jogo. Trazendo a possibilidade de usar diferentes magias, movimentos e golpes para avançar pelo jogo.

shinobi

Movimentos que salvam a pele de nosso ninja e magias que para cada desafio se encaixam com perfeição

Controle

Simples e exato, com nenhums exigência especial somente para o pulo duplo que deve ser executado com perfeição para que o salto seja alto o suficiente para atingir alguma estrutura ou lançar shuriken´s. De resto o jogo surpreende por sua simplicidade nos movimentos e o quanto diferem mesmo assim um do outro. Com a ajuda do ninjustu Fushin o ninja Shinobi ganha mais agilidade e seu pulo duplo se torna mais fácil de ser executado.

shinobi

Salto duplo o movimento mais difícil do jogo, mais uma vez o aprendendo o jogo muda

O contorle move Musashi para todas as direções, enquanto os botões A, B e C são usados ​​para executar a técnica ninjitsu, ataque e salto respectivamente. Um movimento fundamental no jogo é o salto duplo, o que maximiza a altura do salto de Musashi e permite que ele jogue oito shuriken uma vez em pleno ar. Além disso, algumas etapas consistem de múltiplas camadas, como a primeira fase da Base Militar e da auto-estrada no Area 818. Alternar entre camada (interior / exterior) também é feito com o movimento cambalhota.

Replay

O jogo possui N segredos e telas repletas de desafios que podem ser superados de muitas formas diferentes, trazendo o jogador muitas vezes para o jogo. Toda vez que joga-lo algo novo poderá ser feito, uma magia poderá ser usada com resultados diferentes além do desafio ser grande nas dificuldades Hard e Hardest. Existem também diferenças para cada versão do jogo, o jogo japonês traz chefes diferentes da versão americana e isso não e só, muitos personagens de filmes aparecem durante o jogo o que ocasionou essas mudanças para cada país e versão.

shinobishinobi

Homem-Aranha e Godzilla, heroi e monstro famosos fazendo participações no Shinobi

Surpreendendo até hoje, aonde o Homem-Aranha foi trocado por uma gosma rosa no Virtual Console do Wii. Uma historia de vingança, morte e busca pela justiça não tinha como entender tudo isso pela abertura e textos todos em inglês que na época eram uma barreira e tanto para os jogadores mais, ao joga-lo você notava a intensidade da historia e cada cena mostrava justamente o lance cinematográfico do jogo.

Curiosidades

Devido a questões de direitos autorais sobre certos inimigos (muitos dos quais foram baseados em ícones culturais), havia pelo menos quatro versões do jogo no Japão e América do Norte, com os dois últimos também aparecendo na Europa.

  • Software de revisão 1.00 (1989): Gunners lembrando Rambo, chefes como Exterminador do Futuro, Homem-Aranha, Batman, Godzilla estão presentes também. Ambos Homem-Aranha e Batman são realmente falsas representações dos personagens conduzidas por um metamorfo que altera a sua aparência. Além disso, o rosto de Joe Musashi sobre a seqüência do título que lembrava do ator Sonny Chiba vestido como seu personagem Hattori Hanzo da série de TV japonesa Kage no Gundan (Shadow Warriors).

shinobishinobi

  • Revisão de software 1.01 (1989): Batman é substituído por uma criatura alada semelhante aoDevilman. Godzilla e Homem-Aranha não sofreram alterações, este último agora se transforma em um demonio, quando derrotado. Os “Gunner” soldados inimigos com lança-chamas também são alterados para homens calvos, com tiaras, alterando sua semelhança original do Rambo (embora Sega tinha a licença para o personagem Rambo III para seu console mas, eles não usaram para este jogo).

shinobishinobi

  • Software de revisão 1.02 (1990): O falso Homem-Aranha está agora redesenhado para o personagem licenciado da Marvel Comics, reconhecido por um aviso de copyright (Sega já tinha a licença para o jogo The Amazing Spider-Man vs Kingpin ). Uma vez que ele é agora o verdadeiro Homem-Aranha, ele não se transformar em o Diabo e realmente deixa a batalha quando o dano suficiente é infligido com o diabo alado que entra para substituí-lo. Godzilla ainda permanece intacto.

shinobif13

  • Software de revisão 1.03 (1990): Godzilla é substituído por um esqueleto de dinossauro. Todo o resto permanece igual desde a revisão anterior, incluindo o uso licenciado do Homem-Aranha. Esta versão foi usada no cartucho 6PAK para Mega Drive.

f14f15

  • Software de revisão 1.04 (2009): Uma vez que o uso licenciado do nome Homem-Aranha foi perdido, o jogo foi posteriormente impedido de ser re-lançado anos mais tarde. O lançamento de 2009 para o Virtual Console apresenta uma revisão de software nova e específica que omite o aviso de copyright e substitui o Homem-Aranha da Marvel por um personagem rosa que ainda se comporta como o mesmoHomem-Aranha licendiado. Joe Musashi da tela de título também foi alterado para remover sua semelhança com Sonny Chiba.

f16f17

  • Sega Smash Pack: A versão do jogo na compilação Sega Sega Smash Pack (para o PC) continham bug´s nas batalhas contra os chefes da base militar e estágios de Nova York, bem como Neo Zeed Stronghold. Os níveis possuiam um bug (auto-complete) aonde as telas iam sem completadas com o avanço do personagem , levando a crer que a versão Smash Pack é na verdade uma versão beta do jogo.

Serie de jogos:

Shinobi (1987)

Shadow Dancer – Kage no Mai (1989)

The Revenge of Shinobi (1989, Sega Mega Drive)

The Cyber Shinobi – Shinobi Part 2 (1990, Sega Master System)

GC Shinobi (1991, Sega Game Gear)

GG Shinobi II – The Silent Fury (1992, Sega Game Gear)

Shinobi III – Return of the Ninja Master (1993, Sega Mega Drive)

Shinobi Legions (1995, Sega Saturn)

Shinobi (2002, Sony PlayStation 2)

Nightshade (2004, Sony PlayStation 2)

Saiu para:

Consoles

The Revenge of Shinobi (1989, Sega Mega Drive)

Sega Mega CD (1992, parte do Sega Arcade Classics 4 in 1)

Sega Mega Drive (1995, “6-PAK”)

Nintendo Wii (2009; Virtual Console) [Nesta versão o Homem-Aranha teve suas cores alteradas devido ao fim do contrato entre a SEGA e MARVEL para usar a imagem de seu personagem].

Compartilhar não custa nada!

Tags

Sobre: Defenestrador

Defenestrador

Nome: Celso “Defenestrador” AffiniSobre: Um cara sem papas na língua. Sincero até demais, acaba sempre dizendo o que pensa sem se preocupar muito com a opinião alheia (o que pode ser um problema). Tem opiniões fortes e se gosta, gosta; senão é LIXO.Colecionador e hardcore gamer, desde 1981 vem acompanhado o que o mundo dos games tem a oferecer. Não dando mais atenção às novas gerações, se dedica em aprimorar seus conhecimentos sobre a geração de games mais importante que existiu: 8 Bits e 16 Bits.Consoles Preferidos: Atari 2600, Arcade, Master System, Mega Drive, Sega Saturn e Playstation.Apelido: Adotou o apelido “Defenestrador” exatamente por falar o que pensa. Como nos dias atuais vivemos conversando e interagindo por janelas, ele encontrou a forma certa de expressar em uma palavra o que ele realmente gosta de fazer: “jogar tudo pela janela”.Frases: “Você fala o que quer e ouve o que não quer.” / “Captain America: Where is the laser? Ultron: Ask the Police!”Facebook: http://www.facebook.com/celsoaffini

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros