Transparência, faz isso direito Saturno!

transparência

Compartilhar não custa nada!

Uma coisa é certa, uma das perguntas mais antigas no mundo dos jogos eletrônicos é porque o Sega Saturn não conseguia fazer direito transparências, deixando boa parte dos jogos com um efeito um pouco feio nesta área. Será que a SEGA, que também não tinha implementado a transparência no Mega Drive, não percebeu que era um efeito bacana para se ter nos VDP do futuro console? Será que a SEGA queria mesmo é fazer algo diferente que a Nintendo, e, posteriormente a Sony, fizeram para os seus consoles só para ser a diferentona?

Criar jogos para o Sega Saturn era, sem palavras amigas, um inferno na Terra. Pois os programadores tinham agora dois processadores de vídeo para trabalhar com todos os elementos na tela – mesmo erro que aconteceu com o Sega 32X -, consequentemente sem um conhecimento completo da arquitetura do console, os jogos que acabavam sendo criados tinham vários problemas no que tangenciam os gráficos.

Seja na área 3D como na 2D, a manipulação dos elementos gráficos por parte da VDP1 e/ou VDP2 era de uma dualidade um tanto quanto complexa, bem diferente da solução oferecida pelo Sony PlayStation algum tempo depois, por isto que muitos jogos para os dois consoles saiam um pouco diferentes entre si, apesar que os dois tem uma diferença mínima de poder final.

Claro, é sabido que o Sega Saturn é um rei dos jogos 2D, seja sem usar o cartucho de expansão ou com ele para os jogos de luta da Capcom e da SNK, mas se um console não for completo como um todo – PlayStation, apesar da sua deficiência no 2D conseguiu nos dar bons jogos neste seara -, acaba-se tendo um ótimo console desequilibrado e difícil de se trabalhar e, por conseguinte, as empresas acabam deixando o aparelho de lado.

O vídeo a seguir, que está com legenda em inglês, vai ajudar a entender um pouco melhor a transparência, ou a falta dela, no Sega Saturn. Afiem os seus olhos e boa sorte na leitura em si, pois ele não é um vídeo, assim, tão fácil de entender com um mínimo de noção de animação para ter uma ideia básica sobre o que é dito no mesmo.

E sim, o Sega Saturn conseguia fazer transparência, a SEGA que cagou em dividir a forma de manipulação gráfica entre dois VDP!

 

Compartilhar não custa nada!

Tags

Sobre: Daniel Gomes

Um ser com a opção entre ser louco ou normal, mas prefere ser cearense. Estuda na área de computação e tem um plano de dominar o mundo inteiro; só não sabe como fazê-lo. Não é colecionador de games. Tem apenas um PS2, PSP e um NDS, mas joga mesmo é no PC. Adora o Mega Drive de coração e, se pudesse, passaria mais tempo jogando os clássicos deste sistema, mas atualmente, anda se viciando demais nos jogos da Nova Geração nos PC’s.Iniciou a sua carreira gamística com o Atari e desde então nunca mais parou.

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

  • Mariela Hasslmenn Cançerleir

    Discordo desse papo de que o Saturn era melhor no 2D .

    Mete um cartucho do tamanho de um pc engine , Com até 3x a memoria ram do console , Pra poder Rodar um Jogo que o Outro Console Roda sem nenhum Cartucho Obrigatorio .

    Joguei ambos os Jogos na epoca usando Tv de Tubo a Diferença era Minima ou quase Nula , Saturn começou Todo errado , Era pra ser o Pluto , depois o Mars , deposi ia Rodar Jogos de Mega e de 32x , depois o Cartucho ali atras nao servia para Nada , Ai mataram o Sonic e meteram Um Jogo bosta Rodando a 7fps com as texturas explodindo de feia na cara , Uma boneca feia chamdas Nights Puta jogo Ruim .

    Sega tinha mais é que se Fuder mesmo , Sega Saturn eu gostava dele , Mas pelo amor de Deus , Master so tem jogo Ruim o Mega o Audio tudo bugado com erros infatis , Sega Cd não serve para nada absolutamente nada 32x não serve para Nada .

    Dreancast 128 bits e Saiu megaman X5 que rodava melhor num console de 32bits da sony , Mas ainda para mim o Saturn foi o melhor console da Sega até Hj , e somente Hj eu sei que ele era uma porcaria para programar jogos kkk por isso que os caras correram da sega e por outras cozitas mais kk

    • Carlos Ferreira

      Amigo, vc ta falando asneiras ai. Vamos por partes.
      O cartucho em jogos SNK era uma maravilha. Vc não deve ter comparado, mas o PS1 tinha um loading absurdamente longo, e animações em sprites reduzidos. No Saturn eles poderia ter feitos da msm maneira sem o cartucho, mas como a Sega foi muito esperta, colocou aquela expansão a mais para ser aproveitada. Olha que maravilha ficou. Nos jogos da Capcom com o SFZ3, as animações dos sprites ficaram iguais em ambas as versões, mas no Saturn era uma maravilha ver loadings instantaneos no Saturn. Lembrando que os dois eram conversões diretas das placas. Não tinha nada cagado no Saturn, o problema era fazer os processadores deles trabalhar em conjunto na epoca, problema que foi resolvido com o Dukem Nukem 3d e Virtua Fight 2. Nights era um otimo exemplo de transparencia que diziam que o “Saturn não fazia”. Então amigo, não sai falando coisas assim que é feio…

      • Mariela Hasslmenn Cançerleir

        Ah amigo desculpas , Vc ta errado , Ninguém no Brasil Tinha esse Tal Cartucho e eram poucos que tinham , 2 nem venha comparar Graficos , Não existia isso naquela epoca , a gente jogava em Tv de tudo e Não tinha essas frescuras de Quadro e de Frame Time .

        Ó como era legal ter o Cartucho o Cd de Kof e não poder Jogar , Que legal enquanto no Ps1 vc botava o Cd e saia Jogando.

        Temos que avalir o Saturno no Brasil em 1996 á 2000 ano que ele ficou oficilamente e Venda por aqui , Saturn Custava 720 reais o salário Minimo era de 112 reais ou seja o console valia hj cerca de 7x o salario Minimo ou 6000 mil reais hj vc realmente acha que alguem tinha grana pra comprar Cartuchos para fazer um Jogo Rodar ……

        Claro que o Cartucho era Bom e Melhorava Add um hardware caro era o minimo que tinha , agora o Ps 1 rodava sem ja o saturn NÃO .

        Injusto comparar o Loading de um console que está trapaceando e outro usando o poder bruto do seu hardware.

        kkk Conversãod e spirts mano kkkkkk , modinha leitor de waikipidia , nem havia esse papo na epoca mano , cancei de jogar essa bagaça em ambos consoles e não vi diferença nenhum se havia ninguem ligava .

        É muito Fácil vc hj usar super computadores para analizar um hardware de quase 30 anos .

        Faz uma analise do ps4 ai então malandro , em 2040 vai ser facil achar os defeito do ps4 mas hj se tem ninguem nao liga ou nem ver .

        Problema de Hj é que temos muitos leitores de wikipidia , o Saturn era mais fraco , era pior video game e por isso facil , PS1 no qual vc fala que o Loading era ruim e tem Menos Sprits Deu Uma Surra no Dreamcast de 128 bits e ai irmão e agora o Problema nao era Sprits em 1998 á 2000 o Dreamcast vendeu menos que o Ps1 .

        Minha analise é baseado no que eu jogay e não no que Japoneses com a renda alta jogaram o Wikipidia ignora o Brasil aqui é diferente de usa e japão .

        Sprtit no meu tempo era Bebida era um refrigerante , vc acha que alguem contava o tempo do loading em 1997 olha o ps1 fez em 7seg e o saturn em 3seg , uma que ninguem tinha grana para ter os 2 consoles e quem tinha não fazia esses tipos de comparação.

        Ué quer comparar quem era o melhor Bota um Cartucho no Ps1 e turbina ele com 4mbs de ram ai sim comprara quem é o melhor .

        Qual a graça pagar 120 pila num jogo e sair caçando cartuchos , aqui no Brasil os pilantras vendia o cartucho a parte .

        • Carlos Ferreira

          Existiam sim, não eram poucos não. Quem comprava o Saturn eram pessoas que realmente tinham mais cash para gastar, geralmente as pessoas que não tinham tanto cash optavam pelo PS1 para poder recorrer aos jogos alternativos..
          Novamente, se o PS1 tivesse expansão, com toda certeza ele seria aproveitado. Como não tinha, o Saturn nessa parte se saiu na frente. Agora desmerecer um console tem expansão e outro não já é cagada sua. Isso era pura inveja na época, pois faziam muita diferença ter seus games com loadings rápidos.
          Nas revistas de oficiais de games que tinham e anunciavam a venda do Saturn e do PS1, o Saturn era cerca de R$ 80 mais caro que o PS1, então a dificuldade de comprar um Saturn era a mesma de se comprar um PS1.
          Não havia trapaça nenhuma em usar cartucho, o Saturn veio preparado para isso, coisa que a Sony veio adotar uma expansão mais pra frente em seu PS2, mas como isso não vem ao caso, o Saturn era uma maquina 2d e foi em 3d no seu final de vida, quando dominaram as técnicas de programação. Isso acontece até hj em dias com consoles atuais.
          Vc não tem que negar que era uma conversão sim, pois por exemplo, o SFZ foi feito para uma placa CPS, e toda a equipe precisa converter os codigos da CPS para o Saturn e o PS1, cada um rodou da sua maneira e foi muito bem aproveitado, o que não coubesse eles iam retirando para deixar o jogo mais fluido ainda. Eu pelo menos já notava uma diferença na jogabilidade deles.
          Agora eu não to conseguido entender onde o PS1 deu uma surra do Dreamcast, pelo que me lembro os jogos que tinham no PS1 foram convertidos para o Dreamcast e isso foi acabando com ele. No dia em que foi Lançado Dead or Alive 2 vc via o real poder do Dreamcast em fazer gráficos poligonais e com filtros de AA e texturas 3d.
          E amigo, eu tive o Saturn e mais uns 3 no bairro onde moro tiveram tbm, o restante era só de PS1 e com toda certeza do mundo o pessoal reparada tempo de loadings sim. Viviam falando “eita, já carregou!?”. O problema mesmo deve ser que vc, criticando um console que teve um potencial bacana. Olha o Virtua Fight 2, até hj aquele jogo é lindo de ver em um tubão de 29″. Cenário todo poligonal, onde cada processador controlava um personagem.
          No tempo eu não entendia, mas hj estudei muito para entender como funciona uma programação e ainda mais de jogos que usam todo potencial de Hardware para mostrar a perfeita imagem que vemos hj….
          Então amigo, para de colocar defeito em um e glorificar o outro que não é assim que funciona… ok

          • Mariela Hasslmenn Cançerleir

            Eu sou fan do Saturno pra mim ele foi o melhor console que a sega ja fez .

            Porém minhas criticas são feitas pela realidade e não por motivos de paixão , PS1 era melhor em todos aspectos , agora aspecto tecnicos não me importa .

            E Digo sempre preferi o Saturno do que um N64 , Saturn tinha megaman , Castlevania , resident evil , Kof , Sfs , Mk, Tomb Raider , Rpgs a Rodo , Jogos de lutas e de corridas etc.

            N64 era só zelda Mario e Golden e Digo mais dos consoles fracassados o Sega Saturn foi um baita Console , pra mim melhor que gamecube , n64 , dreamcast etc etc , uma pena o Saturn ter morrido em 1997.

          • Carlos Ferreira

            O poder do PS1 era gritante, mas é tipo aquela frase. Tudo tem seu calcanhar de Aquiles..

          • Mariela Hasslmenn Cançerleir

            Mano tenho um problema ,baixei Cruise N Usa arcade e meu mame não está Rodando , vc sabe qual o mame o como emular ele , depois nos volta a debater

    • gomes86

      Os jogos 2D da SNK e Capcom rodavam melhor no Saturn do que no PSX já sem o cartucho, pra começo de conversa…

      • Mariela Hasslmenn Cançerleir

        Jogos 2d rodavam tão bem no Saturn que megaman x6 x5 nem saiu pra ele , Kof 98 e 99 tb não pra Rodare Kof no Saturn ia precisa de 500 cartuchos de 800000 mil megas so assim mesmo

        • Carlos Ferreira

          O unico motivo para não ter esses jogos foi pq o Saturn foi descontinuado. Os Loadings do Kof 98 e 99 eram horriveis. Então pode se dizer que foi sorte do PS1 em ter seu rival descontinuado.

        • Jorge Schaefer

          Falou muito, mas só falou bosta. Só em dizer que o DreamCast tem 128 bits, já ferrou com tudo. E Master só tem jogo ruim? Mega Drive, som todo bugado??
          Só concordo com o dito sobre o Sega CD.

    • Hu3br Zika

      Passando aqui rapidão:

      1° O cartucho de expansão é um pouco maior que um cartucho de famicom,e outra se a sua ideia era fazer analogia com o PC-Engine e seu tamanho,provavelmente nunca viu um pra achar que ele é um console grande e ser usado como algo exagerado.

      2° A saída AV/RCA não tem muita nitidez,tanto que no vídeo ali,o cara dizia que a maioria usava usava esse cabo,e as desenvolvedoras se aproveitaram disso no Saturn,pra ninguém ver a diferença.

      3° Mars se tornou o 32X,Jupiter tinha a intenção de ter retrocompatibilidade mas foi cancelado,Saturn foi lançado,o Pluto nada mais era que um Saturn slim com modem embutido.A entrada de cartucho ali atrás foi o que sobrou do Jupiter e dizer que aquilo é inutil é o mesmo que dizer que os Memory Cards do PS não serviam pra nada.

      4° Não gostar de um jogo é algo normal,mas dizer que Nights into Dreams é feio é uma bela piada,é um dos melhores gráficos da quinta geração.O jogo hoje tem 20 anos e continua com o gráfico ótimo,algo que não acontece com a maioria dos jogos de PS1/N64/Saturn.

      5° Nunca tive console da Sega,mas até o Jaguar tem jogos bons,dizer que o Master não tem só pode ser zueira ou recalque mesmo,o audio do Mega Drive pra mim é extremamente caracteristico,e muitas trilhas não soariam do mesmo jeito sem o Yamaha lá

      6° Mega Man X5 nunca saiu para DC.

      Bye.

      • Mariela Hasslmenn Cançerleir

        KKKK MEGAMAN X5 NUNCA SAIU PARA O DREAN CAST UEHEU HE HEU HEU EHUEHUEHEU

        Manja muito em irmão kkk.

        1 vI NIGHTYS , achei uma porcaria uma bosta , e pensei em 1997 que jogo droga querem colocar no lugar de sonic .

        Uma porcaria Lixo mesmo .

        Sobre pc engine eu nao vou disputar conhecimentos de fórum ja passei dessa fase .

        O Audio do mega Drive ja jogou MK 1 a mesma musica desafinado toca do começo até o Fim , da ate dor de cabeça .

        Eu achava que os jogos eram feio no saturn 2 d distorcidos , HJ aprendi aqui que a Sega era Burra e Jumenta de usar uma tecnica ultrapassada dessas para deixar o Saturn Pior ainda.

        PS1 o verdadeiro sucessor do Snes , o resto é piada , Jaguar é uma maquina de fazer fezes , Juagar 32x e Sega Cd até hj ninguém sabe pra que serve eles kk

        • Jorge Schaefer

          Não manja nada! Seus conhecimentos de videogames são tão fake quanto o seu perfil, meu/minha filho(a).
          Tenho 39 anos e dizer que, na década de 90, não havia comparação entre gráficos, só demonstra o seu pouco conhecimento sobre o assunto… Escutou um bando de “retrogamer modinha”, que nasceu na era Playstation 2, dizendo essa bobagem e acreditou piamente, provavelmente porque também é retrogamer modinha que nem viveu games nos anos 90…
          Considero o Snes um melhor console que o Mega, mas desmerecer o 16 bits da Sega assim, só pode estar jogando bait.

          • Mariela Hasslmenn Cançerleir

            kkk kkkk .

            Desculpa amigo , Eu tive um Sega Mega Drive , o único fato do Mega Ter Vendido mais aqui na America Usa/Brasil , Foi por causa das propagandas enganosas , Falando que o mega era melhor e com games apelativos para o Publico Norte Americano.

            No meu ponto de vista ambos consoles são equivalentes entre o Snes / Mega Drive , Ambos rodam os mesmo jogos cada um no seu Hardware de boa qualidade.

            O Problema não é o snes melhor ou o mega Pior e sim a Proibição da Nitendo sobre desenvolvedores fazer jogos para o Mega Drive etc .

            Isso Tornou a disputa ilegal , suja e errada e o Mega Foi Guerreiro em ter 45% do mercado nos estados unidos.

            Culpa da Nitendo se alguem tem culpa do mega não ter tantos jogos ou seu hardware ter sido explorado ao máximo .

            A briga Tengen vs Nitendo diz muito sobre isso.

            Sabemos que o mega Drive foi sabotado , verdade e sabemos que teve jogos tão bons quanto o do snes os multplataformas.

            Mas nada disso Tira o Fato dos jogos do Mega Drive terem uma revisão mais porca , com pequenos detalhes de erros.

            Ou vc joga com o som do motor ou com a musica , em muitos jogos a strilhas são desafinadas , falta audio , falta capricho .

            Sobre os perfifericos , Todos perifericos da Sega são maquinas de fazer bosta nenhum .

            Sega Cd ao ser lançado não tinah nenhum jogo nada custava 6x mais que o mega e o unico jogo disponivel em seu lançamento era coletania de 10 jogos para o Mega Drive .

            E Para Piorar todos os jogos que sairam no Sega Cd dava tranquilamente para sair para o mega Drive.

            Sobre o 32x nem vou comentar , uma incrivel maquina de não fazer nada , tipo a sega tava vendendo uam maquina para enxugar gelo , pra que algeum vai querer enxugar gelo manja.

            Snes em termos de jogso , Rpg/Luta /Corrida/Ação etc come o mega drive vIvo fato .

            Ahh então sou fanboy da Nitendo será o N64 fez o mesmo que a Sega Um console de jogos para Menina e o ps1 comeu a Bunda da Nitendo Fato .

            Sobre o Mega Drive , eu achoq ue ele é bom console , mas vale lembrar que ele levou uma surra do PC engine no Japão .

            E Digo mais o PC engine tem 90% de jogos bons
            Mega Drive tem 6% de Jogos Bons
            Snes entre 40% á 60% de jogos Bons.

            Pc engine em termos de biblioteca é uns dos melhores consoles junto com o neo geo.

            Sobre ser retrogamer , to pouco me cagando para esses subgeneros de covardes .

            Aqui não leu wikipidia , não dou a minima para analises de youtubers idiotas , eu jogay eu posso vim aqui e dar minah opinião se é diferente da sua ou do wikipidia paciença .

            Minha opinião é essa , se vc não concorda usa o espaço ai diga os motivos ,Mas sem ser fanboy e sempre sendo coerente , igual os jogos no Mega Drive eram mais velozes isso é fato , temos que ser verdadeiros ao menos em nossas opiniões.

            Agora se minha opinião não é mesma de Youtuber A ou B ou se é diferente do que o Wikipidia iz , paciençia , se não ta no wikipidia certamente eu não deve ter jogando no tempo ou sei la neh amigão

    • Ivan Odintsoff

      Low quality bait

      • Alexsandro Mendes

        Os “cinco minutos” de fama mais sem fundamentos que já vi…

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros