Midnight Resistance (c) 1990 Data East.

Compartilhar não custa nada!

Historia

O jogo se passa em um futuro caótico, no qual um cientista chamado King Crimson e seu exército dominam o mundo com mão de ferro, quando surge um herói que se levanta contra a tirania e surge a resistência. O vilão não deixa por menos e sequestra os familiares do protagonista, usando eles para que nosso herói desista de sua investida contra a Crimson Corp. Agora cabe ao herói lutar ir à luta e destruir King Crimson e suas tropas, para assim resgatar seus familiares e pôr um fim ao reinado de terror do cientista.

O jogo e um shoot n´up que saiu primeiro para os ARCADEs em 1989 e a principal característica desse jogo é a inclusão de um joystick rotativo semelhante ao utilizado em “Ikari Warriors”, em adição ao conjunto tradicional de  e botões de salto e tiro, permitindo que o jogador ajustar sua mira em uma das oito direções, rodando o joystick no sentido horário ou anti-horário. Isso permite que o jogador mantenha sua arma em uma direção enquanto se move para outra posição na tela, mesmo durante o salto ou quando se arrasta pelo chão.

O jogo disponibilizava diversas armas para o personagem e todas elas podiam ser adquiridas através de chaves que surgiam ao se matar inimigos. A cada final de fase você adentrava numa sala aonde surgiam varias armas e items para trocar pelas chaves, dependendo do número de chaves que o jogador obtinha, mais armas ou items que ele podia pegar.

  • Bullets – Concedia mais 500 balas a qualquer arma que você havia conseguido. (Não valendo para a arma normal que tem balas infinitas).
  • Super Charge – Aumentava o poder de dano da sua arma, fazendo com que os tiros mudassem de dimensão ou coloração.  (Não valendo para a arma normal que tem balas infinitas e quando o jogador perde uma vida o efeito do Super Charge acaba).
  • Full Auto – Metralhadora de assalto que dispara tiros com grande velocidade e precisão.
  • 3 Way – Rifle que dispara tiros em 3 posições diferentes.
  • Fire – Poderoso lança-chamas que destroe rapidamente seus inimigos.
  • Shower – Item que concede um ataque pelo ar, fazendo cair diversas lanças em seus inimigos.
  • Nitro – Concede ao jogador uma ponderosa explosão que se espalha no ar danificando as estruturas inimigas.
  • Homing Missile – Míssieis teleguiados que perseguem os inimigos até destruí-los.

Gráficos

O jogo possuía gráficos bem agradáveis para a época, trazendo praticamente tudo que se encontrava no fliperama. Claro que muitos efeitos e frames foram perdidos, mas mesmo assim os gráficos ficaram muito bem feitos e traziam a sensação de estar enfrentando sozinho o exército inimigo em cidades destruídas ou bases militares de ultima geração.

Midnight Resistance

E possível ver a diferença no gráfico, porém o clima foi mantido sendo mais dramático no console da SEGA

Muitos efeitos permaneciam intactos na versão console, quando se mudava de tela ou entrava em cenários que o personagem descia ou subia escadas, o jogo parava por um segundo e carregava o próximo cenário, sendo algo bem bacana e que tava toda um tensão quando surgiam uma gama enorme de inimigos a serem abatidos.

Som

Como de costume a DATA EAST não economizou efeitos sonoros e trouxe uma trilha muito bem feita para essa conversão. Claro que como em muitos jogos da época a musica se repetia em algumas telas, porém isso n~]ao fazia o jogo menos interessante. As músicas e os efeitos combinavam muito bem com a ação, trazendo exatamente o efeito esperado no jogador, a expectativa de que algo iria acontecer.

Muitos dos efeitos sonoros desse jogo se repetem em outros clássicos da DATA EAST no Mega Drive

Jogabilidade

Esse jogo tinha uma Jogabilidade incrível, era possível mirar, correr, e atacar os inimigos durante o pulo ou mesmo rastejando. O jogo possuía uma liberdade para se atirar aonde você queria dando inúmeras possibilidades para uso das armas ou mesmo de items especiais. A movimentação era rápida e os inimigos previsíveis, mais mesmo assim os programadores criaram situações aonde o jogador não estava bem acostumado. Como correr para a direita da tela atirando para esquerda e fugindo de inimigos e tanques de guerra que tentavam atropelar nosso herói.

03

Varias situações diferentes faziam valer o jogo e toda sua diversão estava ai

Controle

O jogo era muito bom se falando do controle do personagem, a resposta era precisa e diferentemente do ARCADE o jogador podia escolher varias opções de controle, que lembravam o jogo original e outras que permitiam um free range, aonde o direcional que decide aonde você iria atirar. Todas os comandos são simples de ser executados, claro que só contávamos com três botões, um para atirar que podia ser auto-fire ou com a necessidade de se manter pressionado o botão, um para movimentar a arma nas oito posições possíveis e o botão de pulo.

04

Facilidade nos comandos e desafios novos a cada fase, assim era Midnight Resistance

Replay

Com certeza esse jogo merece um replay, além de ter gráficos empolgantes, sons apropriados e trilha que prendia o jogador na cadeira, uma Jogabilidade fácil e divertida aonde era possível jogar de novo e de novo, mudando as táticas e armas para explorar todo o conteúdo do jogo.

 05

Existia muito o que se fazer e jogar nesse incrível jogo que foi um sucesso nos ARCADES e nos consoles.

Mesmoo jogo não contando com dois players como nos fliperamas, ele tinha muitos pontos positivos, efeitos interessantes e Jogabilidade bem inteligente. Um clássico que está na mente de muitos que já o jogaram, agora dá licença que vou ali destruir a Crimson Corp.

Curiosidades

O final do jogo podia mudar dependendo de quantos familiares você salvava no final do jogo. Save them all!

Um ARCADE de “Midnight Resistance” aparece no filme de 1990 ”Robocop 2”.

Serie de jogos:

  1. Heavy Barrel (1987)
  2. Midnight Resistance (1989)

Saiu para:

Consoles :

Sega Mega Drive [JP] (Mar.1990) [Model T-13043]

Computers :

Sinclair ZX Spectrum (1990)

Commodore C64 (1990)

Atari ST (1990)

Amstrad CPC (1990)

Commodore Amiga (1990)

Tags

Sobre: Defenestrador

Defenestrador

Nome: Celso “Defenestrador” AffiniSobre: Um cara sem papas na língua. Sincero até demais, acaba sempre dizendo o que pensa sem se preocupar muito com a opinião alheia (o que pode ser um problema). Tem opiniões fortes e se gosta, gosta; senão é LIXO.Colecionador e hardcore gamer, desde 1981 vem acompanhado o que o mundo dos games tem a oferecer. Não dando mais atenção às novas gerações, se dedica em aprimorar seus conhecimentos sobre a geração de games mais importante que existiu: 8 Bits e 16 Bits.Consoles Preferidos: Atari 2600, Arcade, Master System, Mega Drive, Sega Saturn e Playstation.Apelido: Adotou o apelido “Defenestrador” exatamente por falar o que pensa. Como nos dias atuais vivemos conversando e interagindo por janelas, ele encontrou a forma certa de expressar em uma palavra o que ele realmente gosta de fazer: “jogar tudo pela janela”.Frases: “Você fala o que quer e ouve o que não quer.” / “Captain America: Where is the laser? Ultron: Ask the Police!”Facebook: http://www.facebook.com/celsoaffini

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros