Mega Drive: 28 Anos de Diversão

Compartilhar não custa nada!

sega-mega-drive-jp-mk1-console-set

Ontem o nosso querido Mega Drive completou seus 28 anos desde a sua estreia nos lares nipônicos, porém, é com muita satisfação e certeza dizer que “o Mega Drive é brasileiro”. Mesmo o seu eterno rival lilás ainda sendo considerado por muitos como o “melhor” console 16 bits, o fato é que a legião de fãs que acompanham esse nome, não foi e nunca será quebrado por nenhum outro console.

O amor é tanto que mesmo depois tantos anos, ainda nos deparamos com projetos de algum fã, ou até mesmo um “relançamento” do mesmo, o que sempre acaba causando um certo, o tal do hype como é mais conhecido. Por último tivemos essa bomba da TecToy ao anunciar que vai apresentar um “novo” Mega Drive ao mercado ainda esse mês.
Com tantos adoradores em terras tupiniquins eu me atrevo a dizer que o Mega Drive é o console mais amado do país.

O Gênesis:

Em um mercado 95% dominado pela gigante Nintendo e seu console Famicon, conhecido no resto do mundo como Nintendo, Nes ou mesmo Nintendinho como foi apelidado aqui no Brasil, uma outra empresa que também tentava disputar, mesmo que de uma maneira “injusta” uma fatia desse mercado com o seu filho mais velho, o Master System. Infelizmente pouco o Master System pode fazer contra a supremacia do Nes, e foi aí então que a Sega resolveu apostar um pouco mais alto.

sega-genesis

Sega Genesis

300px-system16

Sega System 16

Seu novo projeto, denominado Mega Drive, seria o primeiro videogame de 16bits, e teve o seu hardware baseado na placa System 16 tinha a proposta de trazer os Arcades direto para a sua casa, porém mesmo com todo o poder de processamento, com muito mais cores na tela, um som que trazia a verdadeira experiencia do fliperama direto para a sua tv, ainda assim o Mega Drive conseguiu sobrepujar o seu rival de 8 bits no Japão. Começava então a grande jogada de popularizar o Gênesis na terra do Tio Sam.

 

Kalinske e seu Dream Team.

Após um convite quase que irrecusável do Sr. Hayao Nakayama, Big Boss da Sega of Japan. Tom Kalinske, que já havia comandad

tom_kalinske

Tom Kalinske. O Homem da SoA

o a Mattel agora se tornara o CEO da Sega of America, e sua missão era na mais, nada menos que fazer do Mega Drive, (Genesis nos EUA) o melhor console de videogame da atualidade. Com seu time escalado, Tom Kalinske partiu para uma estratégia de marketing diferente, divertida e muito, mas muito agressiva.

Como plano inicial, Tom logo já havia avisado ao Sr. Nakayama sobre a necessidade da Sega ter o seu mascote, assim como a Nintendo tinha o seu Mario a Sega e principalmente o Mega Drive precisavam de um personagem que se caracterizasse com tudo isso. Nascia então o Sonic. O ouriço Azul mais veloz de toda história dos games.

console-wars-nielsen-toyoda-kalinske

O Dream Team da SoA: Al Nilsen, Shinobu Toyoda e Tom Kalinske

Nesse instante, já era sabido por parte da SEGA, que a Nintendo já estava trabalhando no seu console de 16 bits causando um certo receio de como seria esse novo console.

Após o lançamento do Super Nintendo, ou simplesmente SNES. Se deu inicio então a maior guerra dos consoles já travada até hoje. De um lado a Nintendo e sua postura conservadora e voltada para um publico infantil, e do outro lado a Sega of America e seu marketing mais agressivo e visando um público mais crescidinho, fazendo a cabeça com seus comerciais agressivos, muita das vezes satirizando a sua concorrente.

Um Legado Imortal:

O Mega Drive foi um dos consoles que mais revolucionou o mercado gamer da época, sempre trazendo os jogos dos Arcades direto para a sua casa, e sem contar as obras-primas que foram produzidas pela SEGA exclusivamente para ele e que davam um banho com tanta originalidade.

jogos-mega

Entre tantos jogos que foram lançados para o nosso querido Mega Drive, eu quero deixar aqui uma listinha com 28 jogos que eu considero como indispensáveis, na jogatina do Mega Drive. Pela conta vai um para cada ano de existência do danado.

1. Streets of Rage 2
2. Streets of Rage
3. Sonic The Hedgehog
4. Vectorman
5. Comix Zone
6. Eternal Champions
7. Virtua Racing
8. Golden Axe
9. Kid Chameleon
10. Ecco The Dolphin
11. Sonic 3D Blast
12. Vectorman 2
13. The Adventure of Batman & Robin
14. After Burner
15. Aladdin
16. Alien 3
17. Contra Hard Corps
18. Flink
19. Altered Beast
20. Super Monaco GP
21. Revenge of Shinobi
22. Robocop vs. Terminator
23. Road Rash II
24. Thunder Force IV
25. X-Men 2 The Clone Wars
26. Streets of Rage 2
27. Sonic The Hedgehog 3
28. Gunstar Heroes

Enfim galera, isso foi apenas um pouquinho da história desse console fantástico que é o imortal Mega Drive. Um videogame que fez e ainda continua fazendo história nesses 28 anos de estrada. Só posso definir como paixão, esse sentimento que temos por esse console tão adorado e por todos nós.

Mega Drive: 28 Anos de Diversão, Parabéns!!!

Compartilhar não custa nada!

Tags

Sobre: Alexsando Mendes

Alexsando Mendes

Oi, eu sou o Alex! Música eletrônica, HQ's, desenhar e jogar videogames me faz muito bem. Comecei a jogar videogame quando tudo isso aqui ainda era mato, mas não sou colecionador. Tenho apenas um Mega Drive que é sem dúvidas o meu console favorito, um portátil JXD 7800b onde emulo muitos sistemas... "Sim, sim. Eu adoro emulação!" Mas também gosto de jogar no PC.Então é isso pessoal... Esse sou eu! hehehe

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros