Locadoras… O “Point” dos anos 90

Compartilhar não custa nada!

Para quem locava fitas VHS as locadoras se tornaram a salvação de muitos gamers no passado. Era possível alugar quase todos os títulos de todos os consoles existentes, ou seja, ATARI, NES, MASTER SYSTEM, MEGA DRIVE e SNES. O que possibilitava a diversão garantida para muitos moleques perebentos da época assim como eu, que viviam nas locadoras procurando aquele jogo lançamento ou apenas vendo futuras fitas a serem alugadas.

locadoras

ProGames uma das locadoras que mais locava em SP

Existiam muitos tipos de locadoras, desde aquela próxima de sua casa no bairro ou outras totalmente especializadas e muito procuradas devido aos títulos lançamentos e quantidade de jogos que possuíam. Claro que tinha pessoas com sorte, para quem tinha uma locadora aonde os donos eram japoneses e traziam lançamentos diretos do Japão. E esse era meu caso, Vídeo Clip a locadora que ficava praticamente a 500 metros do colégio em que cursava o ensino fundamental. E final de toda aula eu já estava ali para alugar ou jogar nos consoles à disposição para uma jogatina de uma ou duas horas.

locadoras

Alguns desses jogos eu joguei bem antes de alguma revista mencionar seu lançamento

Tirando esse lado super bacana, tínhamos o problema da quantidade de títulos principalmente os mais novos e bacanas que todos queriam alugar e funcionava da seguinte forma quem chegava cedo levava as melhores fitas. Eu estudava a tarde então às vezes já saia de casa 9:00hs da manhã para aguardar a locadora abrir e pegar os lançamentos. E isso de sexta-feira, quando era possível alugar vários jogos e devolver só terça-feira, só quem viveu na época lembra as promoções que existiam.

locadoras

Todos queriam os melhores games, mais tinha que dormir na porta se quisesse mesmo

Quanto mais jogo você alugava mais dias podíamos ficar com eles, mais eu não via isso como vantagem. Tinham jogos tão legais que eu queria chegar ao final e que me dedicava somente a ele, não aproveitando os outros que estavam ali à disposição. Passei a adotar a tática da paciência, alugava títulos encalhados e que eu sempre via por ali e depois ia pegando aqueles que eram lançamento depois. Mais e claro, quando eu dava sorte pega um lançamento e dois encostos das prateleiras.

locadora4

Opção não faltava e a maioria dos jogos obscuros e bons conheci assim

Mais tudo que era bom chega ao fim, com lançamento de gerações de games mais atuais tais como “Playstation” e “Saturn” as locadoras perderam terreno e algumas tiveram que se virar para manter os clientes que haviam trocado seus jogos originais pelos piratas de 10 reais da Pagé. E olha que na época dos cartuchos pirataria existia mais era bom para conseguirmos jogar alguns jogos que original eu só fui ver nesses últimos anos.

locadora5

Para sobreviver locadoras viraram lan-house trazendo os viciados em CS

Mais a grande maioria fechou e vendeu tudo, somente os que se adaptaram ou souberam aproveitar as tendências ficaram de portas abertas. E hoje em dia e muito raro alguém virar para você e dizer, em plena sexta-feira que vai à locadora pegar uns filmes ou jogos. Hoje em dia tudo isso está à disposição na internet, e mais um local aonde os retrogamers encontravam alegria e vivenciavam sonhos acabou.

locadora

Triste fim para um dos locais que mais ia na minha adolescência

Nota: Na época todo mundo chamava “cartucho” de “fita” devido às milhares de fitas VHS que o povo alugava isso ficou frisado na cabeça das pessoas, que tudo em locadora era fita. Ainda e possível encontrar muitas pessoas usando esse termo para falar dos cartuchos o que e muito engraçado e mesmo eu sempre falo os dois termos para me referir a mesma coisa. Sendo o correto cartucho, pois existia o invólucro plástico para proteger o chip.

Sobre: Defenestrador

Defenestrador

Nome: Celso “Defenestrador” AffiniSobre: Um cara sem papas na língua. Sincero até demais, acaba sempre dizendo o que pensa sem se preocupar muito com a opinião alheia (o que pode ser um problema). Tem opiniões fortes e se gosta, gosta; senão é LIXO.Colecionador e hardcore gamer, desde 1981 vem acompanhado o que o mundo dos games tem a oferecer. Não dando mais atenção às novas gerações, se dedica em aprimorar seus conhecimentos sobre a geração de games mais importante que existiu: 8 Bits e 16 Bits.Consoles Preferidos: Atari 2600, Arcade, Master System, Mega Drive, Sega Saturn e Playstation.Apelido: Adotou o apelido “Defenestrador” exatamente por falar o que pensa. Como nos dias atuais vivemos conversando e interagindo por janelas, ele encontrou a forma certa de expressar em uma palavra o que ele realmente gosta de fazer: “jogar tudo pela janela”.Frases: “Você fala o que quer e ouve o que não quer.” / “Captain America: Where is the laser? Ultron: Ask the Police!”Facebook: http://www.facebook.com/celsoaffini

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Parceiros