Sonic: 26 anos de muita correria!

Site original: https://www.rllmukforum.com/index.php?/topic/296726-sonic-the-hedgehog-26th-anniversary/

Compartilhar não custa nada!

Sonic, o gato ou o porco-espinho, é o mascote-mor da SEGA, a gigante japonesa de sangue americano que sempre nos trouxe ótimos jogos durante todas as gerações dos videogames. O azulão foi criado, primordialmente, para bater de frente com o eterno “beijinho no nariz” Mario, o encanador bigodudo e simpático da Grande N.

Assim que o Sonic foi criado pelos japoneses, sofreu várias mudanças para fazer o devido sucesso nos Estados Unidos, que descrevemos aqui estas mudanças. Além de um outro artigo analisando mais profundamente estas ditas mudanças. Sem contar que, por conta de um artigo lançado pelo GameBlast, tivemos que dar uma resposta devida com Sonic sob um escrutínio.

E ao longo destes 26 anos tivemos vários jogos espetaculares do Sonic, entre a série Clássica – que ainda analisaremos em nosso site devidamente -, assim como os outros títulos que vieram depois, como, por exemplo, o Sonic 3D Blast e um preview que fizemos sobre o Sonic Mania e que aguardamos ansiosamente.

Mas hoje é para falar dos 26 anos do Sonic e, para tanto, alguns membros da Comunidade Mega Drive vão dizer alguma coisa sobre este personagem tão querido por todos nós!

Sonic foi o primeiro game que tive o prazer de jogar no Mega Drive naquela tarde de sábado, dia 3 de julho de 1993. Infelizmente naquele dia só pude vê-lo em preto e branco, pois nossa TV ainda era bastante arcaica (risos) mas ainda assim, mesmo sem poder ver todo o seu colorido eu fiquei maravilhado com os gráficos daquele ouriço (pra mim nunca foi porco-espinho Daniel rsrsrs) “cinza” pulando ali na tela.

As músicas eram outro show a parte. Ouvir a trilha da Marble Zone pela primeira vez me deixou perplexo pois fora poucos jogos de 16 bits que conhecia até ganhar meu Mega, não que as outras músicas não sejam lindas, mas esta citada é a mais bela na minha humilde opinião.

Não tem como negar que o trabalho espetacular do Sonic Team na criação do nosso eterno mascote, aquele que se tornou o símbolo imortal da SEGA que ficará para sempre em nossos corações.
Parabéns Sonic, vida longa e prospera.

Alexsandro Lima

Sonic

Capa Brasileira

E ai povo zueiro,

Eu sou o Alemon e e vou falar um pouco das minhas lembranças do Sonic The Hedgehog de Mega Drive.

Eu demorei um pouco para conhecer o jogo do Sonic porque naquela época os jogos demoravam um pouco pra chegar nas locadores que não eram grandes e como já disse em outras oportunidades, no meu bairro as locadoras não eram lá essas coisas. Primeiro eu vi nas revistas de videogame da época, em especial a Videogame e a Ação Games. Fiquei bastante curioso porque nas fotos era um jogo bem colorido e chamava a atenção nas fotos. Eu já tinha o Mega Drive e ainda estava me divertindo com jogos da primeira leva do Mega Drive como Altered Beast, The Revenge of Shinobi, Golden Axe e Super Monaco GP. Demorou um pouco pra eu conseguir alugar o Sonic e quando consegui o jogo era exatamente como mostrado nas revistas.

Sonic é um jogo muito colorido com um excelente gameplay. O design de fases é muito criativo, sempre tem o ponto onde você sai correndo e os pontos onde a jogabilidade é mais cadenciada. O mascote chegou cheio de carisma, quem não lembra da pose e da batida de pé se você ficar muito tempo parado? Até a fase da água nesse Sonic é boa, criativa ao ponto de você ter que usar as bolhas de ar para não morrer.

Eu joguei muito o Sonic 1 ao ponto de ir na contramão de mais de 90% dos jogadores de megadrive, digo isso porque o Sonic 1 é o melhor jogo dele no Mega Drive. Prefiro até a fase de bonus psicodélica do sonic 1 do que do sonic3. Claro que o Spin Dash faz falta e foi uma excelente adição no Sonic 2, mas eu já vivia fazendo uma gambiarra parecida no Sonic 1.

Alemon

Capa Americana

O Jogo sonic The Hedgehog é senão uma das maiores quebras de paradigmas dentro do universo de programação/animação de games e não é apenas um game de plataforma (side scrolling), ele é um game onde a velocidade impera, onde o jogador escolhe seu ritmo e ainda pode explorar vastamente o cenário, as cores desse game junto as melodias empregadas são as mais cristalinas possíveis fazendo a singularidade artística ser uma marca registrada.

Com a base de ataque que consiste em um Golpe (spin) para destruir inimigos Sonic liberta os pequenos animais escondidos no interior de cada oponente feito pelo Dr Robotnik, que deseja mecanizar tudo e escravizar cada ser.

Sonic aborda um conceito sobre o idealismo do herói junto uma contemplação natural do todo entorno mostrando Ecossistemas dos mais variados que vão das lindas Montanhas Planícies e Colinas “Hills”, junto as zona de mármore até os jardins de primavera assim como as cidades, acrescentando a sua cena industrial, trazendo um enredo de heroísmo e consciência sobre a natureza que nos rodeia, Sonic é sem dúvidas um game que sempre vai ser reverenciado por todas as gerações.

Helder Borges

Sonic

Capa Japonesa

O que dizer sobre o jogo que me fez entrar no mundo dos video games há exatamente 26 anos? Quando vi pelo primeira vez aquele comercial de um pequeno ouriço azul correndo em alta velocidade, acabei ficando tão entusiasmado para ter um Mega Drive, que inclusive me fez esquecer do meu primeiro contato com o mundo dos jogos eletrônicos através de um Phantom System. Bastou somente aquela faísca azulada para me manter fascinado por games até os dias de hoje…

Julio Chiarini

Sonic

Capa Europeia

 

Sonic the hedgehog é a máxima no que se diz respeito a divisor de consoles geração por geração. A partir desse jogo foi que entendemos a diferença de tecnologias entre os videogames.

Carlos Guilherme

Sonic

Capa Sul coreana

Me lembro bem o dia em que cheguei na Dimensão games para entregar as fitas de master system que tinham feito meu final de semana mais feliz. Com meus 14 anos de idade, eu pensava que conhecia de tudo de videogames. Entreguei os cartuchos e fui dar uma espiadinha no que a galera estava jogando na hora…

Minha vida mudou no instante que vi aquele porco espinho azul saltando sobre a lava naquela fase com o visual mais maravilhoso que eu jamais tinha visto! Era a Marble zone do Sonic the Hedgehog.

Meu nome: Henrique Douglas

Sonic

E para vocês, o que o Sonic e o seu primeiro jogo representam? Deixem aí nos comentários! E, mais uma vez, parabéns Sonic, que venham mais jogos ao estilo Sonic Mania!

Tags

Sobre: Daniel Gomes

Um ser com a opção entre ser louco ou normal, mas prefere ser cearense. Estuda na área de computação e tem um plano de dominar o mundo inteiro; só não sabe como fazê-lo. Não é colecionador de games. Tem apenas um PS2, PSP e um NDS, mas joga mesmo é no PC. Adora o Mega Drive de coração e, se pudesse, passaria mais tempo jogando os clássicos deste sistema, mas atualmente, anda se viciando demais nos jogos da Nova Geração nos PC’s.Iniciou a sua carreira gamística com o Atari e desde então nunca mais parou.

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

  • Helder.

    Não existe nada mais lindo do que inserir essas capas, ao decorrer do Artigo.
    Representam mesmo o início da série, sobretudo a melhor época do “porco espinho azul” que é insubstituível.

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros