Removendo ferrugem e dando uma proteção ao Mega Drive!

Proteção

Compartilhar não custa nada!

Hoje vamos trazer um artigo do MegaColaborador Frederico Lima que agora trás uma ótima dica para dar aquela proteção ao seu Mega Drive! Confiram aí abaixo.


O Mega Drive (com exceção da versão japonesa) possui duas chapas metálicas, uma acima e outra abaixo da PCB, chamado de RF Shield, ou escudo RF, que tem por finalidade evitar que tanto interferências externas atinjam o console quanto que o mesmo cause interferências em outros aparelhos eletrônicos, como por exemplo a sua TV.

O escudo RF presente em diversos consoles inclusive no Mega Drive foi incluído para o console entrar em conformidade com normas do FCC.

O FCC de acordo com a Wikipédia:

Comissão Federal de Comunicações (em inglês: Federal Communications Commission – FCC) é o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos criado em 1934 dentro do programa New Deal.

Tem como competência a fiscalização do espectro norte-americano de radiofreqüência, a atribuição de canais de rádio e TV, serviços de telefonia e TV por assinatura.

É composta por cinco conselheiros, que deliberam sobre todas as questões que envolvem a área da mídia eletrônica e das telecomunicações dos EUA. Atualmente é presidida pelo conselheiro Tom Wheeler.

Todo o equipamento elétrico ou eletrônico produzido ou comercializado nos Estados Unidos deve ter um registro na FCC e recebe um número categorizado chamado FCCID. Este número pode ser pesquisado para a identificação de aparelhos cujo fabricante ou modelo não é evidente.

O Mega Drive americano possui um FCCID na parte traseira do console, que provavelmente não seria fornecido ao fabricante caso o escudo RF não fosse acrescentado ao console, pois sem o escudo RF o console não estaria em conformidade com as normas do FCC.

Diversas discussões sobre a real utilidade do escudo RF ainda são realizadas,

mas o que tudo indica é que mesmo não utilizando do cabo RF, o escudo ainda deve ser utilizado, pois testes foram feitos e mesmo utilizando outros tipos de conexão com a TV, que não o RF, interferências foram relatadas e com o uso do escudo houve redução ou até mesmo a remoção completa de interferências durante o funcionamento do console.

Também foram relatados em fóruns retro-gamer internacionais que consoles como o ColecoVision e até mesmo o Atari após alguns minutos de jogatina, ao remover o escudo aconteciam interferências na imagem ou até mesmo no som.

Então, por sim ou por não, seria interessante não remover o escudo RF.

O problema que esse artigo visa tentar amenizar ou até mesmo resolver é o aparecimento da ferrugem que pode se acumular nesse escudo, e que se entrar em contato com a PCB do Mega Drive pode acarretar em mal funcionamento ou até mesmo a queima do console.

Proteção

Escudos enferrujados do Mega Drive 1

Proteção

Escudo enferrujado do Mega Drive 1

Para isso vamos utilizar nesse artigo um produto removedor de ferrugem.

Proteção

Removedor de Ferrugem

Passos para remoção da ferrugem:

  1. Primeiramente, antes de aplicar o produto, devemos remover o excesso de ferrugem com uma escova metálica ou lixa.
  2. Após a remoção devemos aplicar o produto sobre a superfície do metal, por imersão ou com o auxílio de um pincel.
  3. Aguardar a total reação do produto, que ocorre de 10 a 45 minutos.
  4. Se necessário, aplique uma segunda demão.
  5. Enxágue a peça, garantindo que todo o produto foi removido.
  6. Seque a superfície.

Após a aplicação do removedor, o escudo ficara com a aparência escura como na imagem abaixo:

Proteção

Escudo após a aplicação do Removedor de Ferrugem

Seguindo esses passos a ferrugem será removida, mas remover a ferrugem não resolve o problema, após a sua remoção devemos também proteger o escudo para que o problema não retorne.

Para isso iremos utilizar um spray de zinco.

Proteção

Spray de Zinco

Passos para aplicação do Spray de Zinco:

  1. Limpe a superfície, removendo poeira e gordura.
  2. Agite o frasco por 5 minutos até soltar a bolinha.
  3. Aplique-o no escudo, com movimentos uniformes e de uma distância superior a 20cm, uma fina camada do spray.

Para evitar entupimento da válvula da lata do spray, limpe a válvula, virando a lata de cabeça para baixo e pressionando-a até sair somente o gás. A secagem ao toque ocorrerá em 15 minutos e a secagem total em 3 horas, recomendo deixar 12 horas em local arejado para sua completa secagem antes de recolocá-la no Mega Drive. Após a aplicação, o escudo ficará com uma tonalidade prata fosca e, após algumas horas, estará livre de ferrugem e protegido para que a ferrugem não retorne.

Proteção

Escudo externo após aplicação de zinco

Proteção

Escudo interno após aplicação de zinco

Proteção

Proteção final após seco

Tags

Você também pode gostar...

Compartilhe e Comente

Assinar o MegaCast

Brasil Game Show

Enquete

Quais são suas expectativas com o Sonic Mania?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Parceiros